Planos e convênios de saúde são ótimas ferramentas para tornar sua clínica conhecida. Com eles, você atrai mais pacientes e mantém sua agenda cheia.
No entanto, o rendimento de cada consulta por plano de saúde é muito menor do que o dos atendimentos particulares, não é?
Com muitos pacientes conveniados, você precisa trabalhar mais para manter o financeiro da sua clínica sempre positivo. Isso prejudica sua qualidade de vida e a capacidade de investimento e crescimento do seu negócio.
Além disso, através dos convênios você também precisa dedicar parte do tempo de sua gestão para a comunicação com as operadoras. Para isso, você precisa adaptar sua clínica à padronização do TISS.
Tendo isso em vista, um aumento no número de consultas particulares é o caminho perfeito para aumentar seu rendimento, diminuir o volume de trabalho e chegar mais perto do sucesso da sua clínica médica.
Mas sabemos que isso não é assim tão fácil. É preciso descobrir como trazer mais consultas particulares sem uma mudança brusca que vá afetar negativamente a sua saúde financeira.
Para conseguir isso, você precisa investir em três fatores:
- Marketing;
- Fidelização;
- Software.
Vem com a gente que vamos te mostrar o porquê de cada um desses elementos ser tão importante. Aprenda como utilizá-los para ter cada vez mais consultas particulares na sua clínica.
Conte com o marketing para ter mais pacientes
O uso de convênios faz você ter mais consultas, afinal, seu nome se torna parte da lista de médicos do plano de saúde. Você recebe essa publicidade de forma praticamente gratuita.
Mas este é um dos casos em que o barato sai caro. Cada um dos pacientes que chega até você por esse caminho vai render muito menos lucro para sua clínica.
Por isso, é preciso descobrir outra forma de atrair pacientes sem usar o convênio! E é aí que entra o marketing!
Por que usar o marketing?
O marketing médico é a forma mais direta de fazer sua clínica ser conhecida pelas pessoas.
Através dele, você se torna visível para aquelas pessoas que podem se tornar seus pacientes. Assim, você atrai pessoas novas para sua clínica mesmo sem usar os convênios.
Um marketing de qualidade e bem direcionado vai alcançar inclusive pessoas que não vão se importar se sua clínica não atende por convênios.
Mas para realmente construir uma imagem positiva e atrair mais consultas particulares, você precisa de boas estratégias de marketing:
Porque investir em marketing digital
Na hora de investir no marketing de sua clínica, você ainda pode contar com estratégias de propagandas em TVs, jornais e rádio, outdoors e até panfletos (conhecidas como Outbound Marketing).
No entanto, isso não é o suficiente – nem o mais eficiente para sua clínica. Você precisa estar presente no meio digital!
Isso acontece porque hoje 79,9% dos brasileiros já possui acesso à internet (segundo dados do IBGE publicados no fim de 2019). São 166 milhões de pessoas nas redes!
E entre todas essas pessoas, a imensa maioria vai direto para a internet quando tiver algum problema ou dúvida envolvendo a saúde.
Por isso, nada mais útil do que investir em um marketing digital para clínicas médicas.
Estratégias de marketing digital para médicos
Está convencido de que o marketing digital é o caminho para conseguir marcar mais consultas particulares? Então vamos para as estratégias de marketing digital:
Uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital é o Inbound Marketing. Essa estratégia, também conhecida com marketing de atração, se baseia em um funil de vendas.
O objetivo desse tipo de marketing é servir aos possíveis pacientes várias informações que podem ser úteis para eles, fazendo com que eles entrem no topo desse funil.
Depois disso, eles continuarão recebendo informações cada vez mais direcionadas no meio e no fundo do funil.
Isso vai acontecendo até o momento em que essas pessoas conhecerão sua clínica, terão confiança nos seus conhecimentos e se tornarão seus pacientes!
Na prática: Essas pessoas possuem algum problema de saúde, então elas vão procurar informações na internet.
Com um bom Inbound Marketing, elas encontrarão informações produzidas pela sua clínica: divulgadas em um site ou blog. Elas verão isso e começarão a construir certa confiança.
Ainda no seu site ou blog, elas encontrarão mais informações sobre seu problema e perceberão que a sua clínica pode oferecer exatamente o que eles precisam para tratar seu problema!
Além dessa estratégia, você precisa também contar com uma boa presença nas redes sociais.
Com isso tudo, você será visto, lembrado e ainda construirá canais fáceis de comunicação com os pacientes que forem atraídos para sua clínica através do Inbound Marketing.
Com esse processo, você consegue ainda vantagens na fidelização de pacientes, que é nosso próximo passo para conseguir mais consultas particulares.
Fidelize cada vez mais pacientes
Para manter a saúde financeira da sua clínica, você precisa investir na fidelização.
Afinal, só conquistar pacientes novos não é o bastante. Você precisa que eles realmente gostem do trabalho que você pode prestar. Seu atendimento precisa gerar uma boa experiência para o paciente.
Com isso, eles voltarão para sua clínica sempre que precisarem de tratamento. E ainda tem um bônus extra: Esses pacientes comentarão sobre o seu trabalho com amigos e familiares, servindo como uma publicidade gratuita para sua clínica.
Por isso, mesmo os pacientes que forem até você através dos convênios de saúde, precisam ser fidelizados. Se eles realmente gostarem do seu trabalho, eles podem voltar para consultas particulares, ou indicarem sua clínica para pessoas que não utilizam planos de saúde.
Como fidelizar seus pacientes
A chave para conseguir mais fidelização está no relacionamento com seu paciente, nos resultados que você pode apresentar e no preparo que sua clínica tem para recebê-lo.
Por isso, confira nossas dicas para fidelizar mais pacientes:
1. Tenha uma clínica aconchegante
Um espaço aconchegante alivia a tensão, deixa seus pacientes mais receptivos e faz todo o processo ser mais agradável.
Tenha boas poltronas e uma decoração sutil em sua recepção, para deixar a melhor primeira impressão possível e ainda fazer o tempo de espera ser mais tranquilo.
2. Tenha uma boa recepção
O primeiro contato do seu paciente será na recepção da sua clínica. Por isso, seu secretário ou secretária precisa estar bem preparado para o melhor atendimento possível.
É preciso ser gentil, prestativo e bem informado, para ,que seu paciente tenha essa impressão de profissionalismo e receptividade desde os primeiros momentos.
3. Faça um atendimento mais humano
Para uma boa fidelização, você precisa de um atendimento humanizado. Demonstre empatia, esteja disposto a ouvir tudo que seu cliente tem a falar e faça-o se sentir realmente importante.
Isso cria uma relação de confiança que vai fazer com que o paciente aprove o seu atendimento.
4. Mantenha canais de comunicação e pós-atendimento
Sua clínica precisa estar aberta para todas as dúvidas e necessidades do seu paciente.
É preciso estar disponível no telefone e também nas redes sociais, como WhatsApp, para que o paciente possa procurá-los na hora de marcar a consulta e também depois do tratamento.
Busque também entrar em contato com seu paciente para um pós-atendimento, mostrando que sua clínica se importa com seu bem-estar.
5. Conte com Inbound Marketing
O Inbound Marketing já faz com que seus clientes tenham relação com sua clínica antes mesmo de entrarem em contato!
Assim, eles confiarão na sua capacidade e isso ajuda muito na fidelização.
6. Invista em tecnologia e ganhe em agilidade e qualidade de atendimento
Conte com um bom software de gestão médica, que organize sua agenda e suas consultas.
Com isso, sua clínica atenderá com mais agilidade e qualidade. Seu cliente sairá muito mais satisfeito.
Mas as vantagens de um software vão muito além. Conheça:
Use um software para aumentar o número de consultas particulares
Com um bom software de gestão médica, seu atendimento será mais ágil e eficiente. Por isso, o primeiro ponto que você vai sair ganhando é na fidelização dos seus pacientes.
Além disso, você conseguirá ter os processos de sua clínica muito melhor organizados, evitando erros comuns de gestão médica!
Com um bom software, você terá acesso a todos os indicadores para medir o sucesso das suas estratégias e poderá modificar sua forma de atendimento com precisão.
Com tudo isso, o software é essencial para estratégias de marketing acertadas, para uma melhor fidelização dos seus pacientes e também para toda a organização interna que sua clínica precisará para ter mais atendimentos particulares.
Procure um bom software e descubra como ele vai ajudar a ter um rendimento cada vez maior, com menos trabalho.
Dicas bônus!
Como vimos, o marketing digital pode ser uma das formas mais eficientes de conquistar novos pacientes.
Afinal, para conseguir mais consultas particulares, você vai precisar de uma presença nas redes! Saiba tudo sobre o assunto com nosso eBook gratuito: Marketing Digital para Médicos.