A crise causada pela COVID-19 é uma realidade no Brasil, assim como na maior parte do mundo. Seu impacto já está sendo sentido pelas pessoas e também por todos os tipos de empreendimentos, inclusive entre clínicas e consultórios médicos.
Há muitos esforços mundo afora para conter a expansão do coronavírus, reduzir a contaminação e salvar as pessoas infectadas, e sua clínica pode ajudar, mesmo se sua área não tiver relação com a doença.
Você pode realizar atendimentos por telemedicina, tomar todas as precauções se fizer atendimentos presenciais e também produzir conteúdos para oferecer a seus pacientes em tempos de coronavírus e mantê-los informados.
No entanto, para continuar fazendo sua parte, e também para continuar cumprindo sua missão como médico, é preciso manter o funcionamento de sua clínica – seja de portas abertas ou não – e garantir uma retomada positiva quando a crise passar.
A boa notícia é que existem estratégias e ferramentas para clínicas que podem ajudar a gestão médica nesse momento de pandemia de COVID-19, permitindo que seu consultório continue sendo útil aos seus pacientes e mantenha sua fidelização.
Confira as principais ferramentas:
1. Prontuário eletrônico
Mesmo fora de uma crise, o prontuário eletrônico pode transformar a gestão médica de sua clínica. Com ele, você ganha mais agilidade e organização, além de ter todas as informações de seus pacientes disponíveis a qualquer momento e – se seu software for na nuvem – em qualquer lugar.
Essas características são fundamentais neste momento de pandemia de coronavírus. Nestes tempos, suas consultas devem ser rápidas, priorizando urgências e emergências e evitando tempo de espera.
Além disso, é preciso considerar que o Ministério da Saúde aprovou, em caráter temporário, o uso de telemedicina nesta época de coronavírus.
Então, se sua clínica decidir fazer certas consultas de forma digital, o prontuário eletrônico é uma ferramenta fundamental. Aonde quer que você esteja ao realizar a consulta, você terá acesso aos dados precisos de seu paciente.
2. Prescrição digital
Por vezes acontece de o médico precisar receitar um medicamento para o paciente durante o seu tratamento – enquanto o paciente não está por perto da clínica.
Muitos médicos optam por chamar o paciente até a clínica. Contudo, isso vai atrapalhar os compromissos do paciente, tirar o médico de sua ordem de atendimentos e, neste período de COVID-19, aumentar o risco de contaminação para os dois.
Uma prescrição digital elimina esse problema, podendo ser enviada inclusive por SMS. Prescrições digitais ainda dão maior clareza ao tratamento, evitando dúvidas por parte dos pacientes.
Além disso, com a prescrição digital Memed, oferecida pelo software Doctor Max, você pode pesquisar o melhor entre 20 mil medicamentos disponíveis no Brasil e ainda integrar a prescrição ao prontuário do paciente. Dessa forma, a própria prescrição avisa se houver alguma reação adversa do medicamento de acordo com a situação do paciente.
3. Ferramentas de marketing e relacionamento
Neste período de bastante isolamento social, é importante que sua clínica mantenha contato com seus pacientes. Dessa forma é possível manter a fidelização.
O caminho para fazer isso é estar nas redes! Afinal, é preciso contar com um marketing digital para pacientes digitais.
Sabendo que a presença digital é algo importante para uma clínica ou consultório médico, você pode contar com ferramentas que facilitem o relacionamento com seus pacientes.
O Doctor Max conta com uma ferramenta específica para criar campanhas de marketing por SMS e e-mail – canais muito úteis neste período em que muitas pessoas estão em quarentena.
Outra ferramenta útil é a integração do WhatsApp Web ao software de gestão. Assim se torna mais fácil manter o contato com seus pacientes.
4. Controle financeiro completo de clínicas
Em tempos de crise, a sobrevivência do financeiro de sua clínica deve ser uma das prioridades. Isso porque a tendência é uma diminuição no ritmo do fluxo de caixa.
Você vai precisar controlar as contas a receber com mais precisão, além de acompanhar de perto seu fluxo de caixa, suas receitas e despesas, cobranças no cartão e boleto, e muito mais.
Para isso tudo, você precisa de um sistema de controle financeiro completo. Ele se torna melhor ainda se for integrado ao seu software de gestão, permitindo uma visão mais ampla da situação econômica de sua clínica ou consultório médico.
5. Relatórios de gestão médica
Ter uma análise precisa de sua gestão médica é fundamental para a sua clínica em qualquer momento. Contudo, durante uma crise, os relatórios são ainda mais importantes!
Afinal, não é assim tão simples fazer a gestão de uma clínica médica em meio à crise.
Por isso, você precisa de um sistema de emissão de relatórios que apontem como está sua gestão. Há vários indicadores para clínicas que permitem ao gestor ter certeza do sucesso do seu empreendimento.
Entre eles estão a taxa de ocupação, o ticket médio, os números de agendamentos e cancelamentos, faturamento, inadimplência, entre outros. Busque um sistema que permita acessar e analisar todos esses relatórios.
6. Conte com um software para clínicas médicas na nuvem
Todas as ferramentas mencionadas acima, e ainda mais funcionalidades, podem ser encontradas em um bom software para gestão de clínicas médicas. E o melhor, um software integra todas as ferramentas em uma gestão médica muito mais inteligente.
Contudo, durante esta pandemia de coronavírus, há outra funcionalidade que é essencial para um bom sistema de gestão: ser 100% online.
Um software na nuvem pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora. Seus atendimentos e sua gestão ficam muito mais práticos – podendo ser feitos da segurança da sua casa.
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