O uso da tecnologia em clínicas e consultórios médicos vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, inovando não apenas em medicamentos e tratamentos, mas também na gestão médica e no relacionamento com o paciente.
Hoje, pode-se dizer que a falta de tecnologia é um erro em um consultório, já que as possibilidades que ela cria são muito grandes para que o seu trabalho em saúde seja mais eficiente.
Uma dessas grandes possibilidades está na prescrição digital! O fato de você poder receitar um medicamento ou um tratamento para o paciente que está longe da sua clínica é uma enorme vantagem.
Esse benefício é essencial em tempos de coronavírus, já que aproxima o médico dos pacientes sem que eles precisem quebrar o isolamento social. Além disso, a prescrição digital funciona muito bem com outra revolução do período da pandemia: as teleconsultas.
Com um sistema que oferece teleconsultas e prescrição digital integradas com o prontuário eletrônico, você possui ferramentas muito poderosas para atender os pacientes à distância e para apresentar uma gestão médica muito mais digital.
As vantagens são tantas que a tendência da prescrição digital em clínicas médicas vem crescendo claramente. Em 2015, apenas 5% entre os hospitais do Brasil contavam com esse tipo de possibilidade tecnológica. Dois anos depois, esse número já tinha saltado para 35% e a tendência é de ainda mais crescimento.
Só a plataforma de emissão de prescrições digitais Memed – líder no ramo – registrou 25 mil novos médicos em março e abril de 2020.
Esse crescimento acompanha a situação do coronavírus, que forçou muitos profissionais da saúde a buscarem soluções à distância para atender seus pacientes. Mas não é só isso: o número também mostra que cada vez mais médicos estão buscando uma gestão de clínicas mais digital.
Contando médicos, hospitais e operadoras de saúde, a Memed registrou mais de 130 mil usuários no início de 2020, esperando um número ainda maior para os meses seguintes.
Todo esse crescimento não é por acaso: veja quais são as principais vantagens da prescrição digital em clínicas médicas.
Benefícios da prescrição digital em clínicas médicas
As vantagens de uma receita médica digital facilitam a vida de pacientes, médicos e também gestores, melhoram o atendimento à saúde e reduzem gastos e volume de trabalho. Além disso, garantem maior segurança na clínica.
Isso significa que a prescrição eletrônica certamente vai impactar sua clínica positivamente, e não apenas em tempos de pandemia. Dividimos as vantagens em três partes. Confira:
Redução de problemas na prescrição médica
Sabemos que uma prescrição médica tradicional pode apresentar alguns problemas no trabalho médico. O paciente pode perdê-la ou interpretá-la de forma errada, e o próprio profissional da saúde pode acabar cometendo algum equívoco, já que são muitas as prescrições preenchidas todos os dias.
Na correria entre uma consulta e outra, ninguém está livre de um erro humano na hora de preencher uma prescrição à mão. Alguns exemplos desses problemas são:
- Receitar um medicamento que não está mais disponível nas farmácias;
- Apresentar uma caligrafia difícil de interpretar;
- Esquecer o carimbo ou assinatura;
- Pela falta de integração com o prontuário, acabar receitando um medicamento que pode ter interação negativa com outros que o paciente já está tomando – ou até que o paciente possua alergia.
Esses são apenas alguns exemplos de problemas que a prescrição digital elimina. Ela é muito mais rápida e assertiva, graças ao seu sistema online, integrado com o prontuário eletrônico do paciente e também conectado aos bancos de dados de medicamentos, para mostrar quais estão disponíveis.
Benefícios para a clínica
A prescrição eletrônica é muito mais rápida e prática, tomando menos tempo tanto do médico quanto do gestor da clínica. Além disso, ela apresenta uma economia considerável em materiais, como papel carbono, canetas, carimbos, etc.
Outra vantagem para a clínica é que a prescrição digital ajuda na gestão dos dados dos pacientes. Todas as suas informações ficam arquivadas junto ao prontuário eletrônico, facilitando o acesso e agilizando qualquer atendimento ou processo dentro do consultório.
Além disso, a prescrição oferece muito mais segurança aos dados do paciente e do médico. Eles ficam disponíveis online, protegidos por criptografia, evitando acessos não autorizados. Isso é muito importante para dar mais confiança e também para se adequar às normas da LGPD.
Facilidade para o paciente
Com a prescrição digital, seu paciente não precisa mais ir até o seu consultório para conseguir uma prescrição. Já falamos dessa vantagem para as teleconsultas, mas isso também vai ajudar muito aqueles que estão fazendo um tratamento longo e precisam comprar medicamentos mais do que uma vez.
O fato do paciente receber a prescrição direto no seu celular evita perdas e ele não vai precisar ficar carregando papéis para a farmácia. Além disso, o próprio sistema da farmácia pode ter acesso à prescrição. Dessa forma, o paciente não precisa nem do celular.
Tudo isso favorece muito a satisfação, ajuda a fidelizar pacientes, e, consequentemente, aumenta a rentabilidade da sua clínica. Junto com as vantagens para o seu trabalho e para a gestão da clínica, isso mostra o potencial que as prescrições digitais podem ter!
Para saber mais sobre a fidelização de pacientes, você ainda pode conferir nosso eBook sobre o assunto: