Estamos chegando em um novo ano e já é hora do médico gestor ter um planejamento de gestão para 2021. Afinal, uma gestão de consultórios médicos de sucesso requer muita atenção, preparo e eficiência, desde a organização do seu financeiro até o atendimento de seus pacientes.
Em 2020 isso ficou ainda mais claro. Clínicas e consultórios médicos que não tinham um planejamento adequado sofreram muito mais com os desafios da pandemia. E muitas dessas dificuldades devem continuar no novo ano.
Além disso, 2021 vai ser um ano de transformações. Seu paciente está cada vez mais conectado ao mundo digital e a tecnologia está promovendo grandes mudanças na gestão de clínicas e consultórios.
Por isso, não deixe de organizar o planejamento da sua gestão! Com uma organização adequada, você terá:
- Mais facilidade na organização interna;
- Uma visão mais estratégica do futuro do seu consultório;
- Mais preparo para lidar com crises e problemas;
- Agilidade nos seus processos de gestão;
- Mais tempo para focar no atendimento de seus pacientes.
Por outro lado, sem esse planejamento, seu consultório médico fica muito mais vulnerável a problemas e crises. Além disso, você não estará preparado para os próximos meses de pandemia e para as transformações no pós-coronavírus.
Entendeu o quanto é essencial planejar sua gestão para o novo ano? Então continue sua leitura:
Planejamento financeiro
Organização de estoque e planejamento de compras
Metas e novos investimentos
Marketing e a atração de novos pacientes
Se prepare para uma saúde mais digital
Planejamento financeiro
O primeiro passo de uma gestão eficiente é o planejamento financeiro. Afinal, essa questão é fundamental para o funcionamento do seu consultório médico e vai definir se você poderá fazer novos investimentos em estrutura, equipamentos ou na equipe.
Para realizar esse planejamento, você deve primeiro avaliar seu fluxo de caixa atual, considerando todas as entradas e saídas financeiras no consultório. Faça o mesmo com o fluxo de caixa dos meses anteriores e avalie a saúde financeira da sua clínica.
Depois disso, é essencial avaliar onde é possível reduzir custos, para aumentar a sua rentabilidade e ter mais possibilidades de investimentos.
Por fim, tenha esses números em mãos, para organizar uma reserva financeira e saber aproximadamente quanto você pode gastar durante o ano. Assim, seu planejamento vai te deixar preparado – seja para sobreviver às dificuldades ou para aproveitar novas oportunidades.
Organização de estoque e planejamento de compras
A partir do planejamento financeiro, você pode começar a planejar as compras de produtos médicos para os próximos meses.
O primeiro passo é organizar seu estoque, conferindo se há produtos importantes que devem ser repostos, ou se há itens que acabam ficando muito tempo parados. Para isso, é essencial ter um bom controle de estoque, preferencialmente de forma digital e integrada com os outros setores de seu consultório.
Com essas informações, você consegue saber quais produtos saem com mais frequência e pode até prever as próximas compras.
Nesse passo, também é interessante avaliar os preços que você está pagando e comparar fornecedores, para conquistar o melhor custo-benefício.
Metas e novos investimentos
Sabendo como está seu financeiro e quanto terá de ser investido em comprar nos próximos meses, você já pode pensar em metas da sua clínica.
Isso envolve a definição de objetivos, como: aumentar o número de atendimentos, melhorar a sua rentabilidade, contratar mais colaboradores e até ampliar seu consultório.
Tendo esse planejamento de novos investimentos, fica muito mais fácil organizar seu trabalho para realmente conquistá-los, com muito menos riscos para o seu financeiro.
Marketing e a atração de novos pacientes
Outro investimento que é fundamental para manter o sucesso da sua clínica é o marketing, para que você continue atraindo pacientes e mantendo sua agenda sempre cheia.
Vale a pena separar um valor para investir em marketing offline: folders, outdoors, anúncios em jornais e rádios, etc. Contudo, esse não pode ser seu principal foco em 2021.
No novo ano, seu público estará cada vez mais digital. Por isso, você precisa focar seu marketing na internet, com publicações e relacionamento nas redes sociais e até a manutenção de um site ou blog para seu consultório.
No entanto, para ter bons resultados, você precisa de investimentos e uma boa organização. Por isso, seu marketing também precisa fazer parte do planejamento do ano.
Se prepare para uma saúde mais digital
A internet se tornou parte fundamental do dia a dia de todos. Por isso, é preciso se preparar para um paciente cada vez mais digital.
Para isso, não basta se conectar às redes sociais. Também é preciso levar a tecnologia para o seu consultório médico, com ferramentas de gestão que ofereçam mais agilidade e profissionalismo ao seu atendimento.
Ter um prontuário eletrônico é indispensável, assim como oferecer prescrições digitais enviadas diretamente no celular de seus pacientes.
Além disso, contar com teleconsultas como complemento ao atendimento presencial é uma forma de oferecer tratamentos mais completos e um cuidado maior – e mais moderno – para o seu paciente.
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