Tudo o que você precisa saber para fidelizar pacientes em 5 dicas

Fidelizar pacientes pode parecer uma tarefa desafiadora. Afinal, o que o paciente está esperando? Um atendimento bem feito? Ou melhor, o que é preciso fazer?

Pensar nessas perguntas pode dar uma dor de cabeça, então trouxemos cinco dicas eficazes que podem lhe ajudar a conquistar pacientes em pouco tempo e ainda  ganhar cada vez mais espaço em um mercado competitivo. 

Mais do que assegurar os lucros, fidelizar pacientes é sinônimo de um trabalho responsável e bem feito, o que gera interesse de inúmeras pessoas.

Com essas cinco dicas, isso não será mais um problema, mas parte da solução para seu consultório.

Acompanhe:

Ofereça um ambiente agradável
Horário marcado é horário cumprido
Invista em tecnologia
Foque no atendimento humanizado
O atendimento não termina na saída da clínica

1.Ofereça um ambiente agradável

Ofereça um ambiente agradável

Um cafezinho quentinho, uma recepção organizada e um ambiente aconchegante são cartões de visitas para sua clínica.

Pense no paciente que vai pela primeira vez. Encontrar o local em ordem pode lhe trazer paz antes da consulta.

A acolhida pela recepção vai desde o bom dia ou boa tarde recebido, o espaço da espera e o que lhe é oferecido enquanto aguarda o atendimento.

Tenha em vista que se o paciente lhe procurou é porque lhe escolheu. Mostre que ele não está em um lugar qualquer e invista numa experiência agradável e aconchegante.

2. Horário marcado é horário cumprido

Uma das principais queixas entre os pacientes que vão a clínicas são os atrasos.

Por isso a regra de hora é: horário marcado e horário cumprido!

Esse paciente que você quer fidelizar é alguém que tem compromissos. Assim como você, também possui uma agenda e conseguiu encaixar um espaço.

Além de paciente, ele é seu cliente. Trate-o como você gostaria de ser tratado: com pontualidade e compromisso, mantenha a sua agenda médica sempre organizada.

Cumprir horários, embora pareça algo simples, é um diferencial. Todos já estão cansados de perder tempo em muitos outros lugares. Oferecer uma pontualidade com maestria com certeza não será algo que passará batido pelo paciente.

3. Invista em tecnologia

Invista em tecnologia

Garanta que possui equipamentos de ponta. Além de causar uma boa impressão, isso lhe ajudará a oferecer um serviço de melhor qualidade no mercado e, consequentemente, fidelizar clientes.

Tenha softwares que asseguram a otimização do seu serviço enquanto médico.

A Doctor Max possui funcionalidades que facilitam o controle da agenda e que não cometem falhas que às vezes o serviço manual pode trazer.

O benefício é contar com um controle ímpar, evitando desgastes e, inclusive otimizando recursos.

4. Foque no atendimento humanizado

Que ninguém gosta de ser tratado de forma rude é fato. E, para um bom atendimento, respeito e atenção são necessários. Mas um atendimento humanizado vai muito além disso.

É preciso ter empatia. Nesta dica, a responsabilidade para fidelizar o paciente recai sobre o profissional, que precisa tratar com altruísmo aquele que procura seu serviço.

Muitos pacientes podem sentir dificuldades em expressar o que estão sentindo de fato. Ter um ouvido atento, olhar nos olhos e não menosprezar seus saberes são fundamentais: tanto para que ele fique atento aos cuidados com a saúde, quanto para lembrar dos seus serviços quando precisar novamente.

Ninguém quer  retornar onde não foi bem recebido uma vez. Oferecer esta atenção genuína será mais que um fator de fidelidade, mas uma propaganda que virá de forma orgânica do paciente/cliente.

5. O atendimento não termina na saída da clínica

Depois de seguir estas quatro dicas é importante não esquecer da última, tão fundamental quanto as outras: o atendimento não termina quando o paciente sai da clínica.

Manter uma agenda dos pacientes com sua data de aniversário é importante para mandar aquele parabéns. Perguntar como ele está após começar o uso de uma nova medicação ou simplesmente encaminhar dicas, mostram que você está atento nele e que não o esqueceu.

Para isso, a Doctor Max possui funcionalidades incríveis  que irão auxiliar você com a administração da sua clínica e lhe ajudar a não esquecer de nada.

Um bom investimento em marketing e o contato nas redes sociais também ajudam. Manter um perfil ativo com dicas e interação com  usuários são boas alternativas. Além de manter um bom engajamento, você terá uma ideia de como as pessoas estão buscando pelos seus serviços. 

Mas, na dúvida de como fazer tudo isso, busque ajuda!

Os programas da Doctor Max ajudam você a ter controle sobre sua agenda, prontuários, entre outros. Além de possibilitar que o contato com o paciente não acabe no consultório. Invista na fidelização! 

Ainda tem dúvidas sobre como fidelizar pacientes e quais os melhores caminhos a seguir? Então confere nosso eBook: