Se conquistar mais pacientes já é um desafio para muitos médicos e clínicas, imagina conquistar mais pacientes particulares?
Querendo ou não, os convênios acabam facilitando esse processo e, por isso, achar pacientes particulares se torna uma dificuldade na vida de muitos gestores e seus negócios da saúde.
Pensando nisso, separamos aqui 4 dicas para você e a sua clínica chegarem a mais pacientes particulares, e assim, fechar mais consultas e pacientes no seu dia a dia. Vamos la?
Atender pacientes particulares x pacientes de convênio
Falar de convênios continua sendo um assunto bastante polêmico no meio médico. Afinal, há quem defenda todas as vantagens de atender por esse método, como agenda cheia, maior número de pacientes e consultas.
No entanto, do outro lado, há quem diga que atender por convênios seja trabalho demais e remuneração e menos. A verdade é que escolher ou não atender esse tipo de paciente vai depender muito do seu tipo de negócio, dos seus objetivos a longo prazo, e até mesmo da sua especialidade.
Se você quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de atender planos de saúde, acesse nosso post “Convênios médicos: vale a pena atender por planos de saúde?”
Há também a possibilidade de atender tanto pacientes particulares quanto os de convênio. A seguir vamos ver os principais benefícios de conquistar mais pacientes particulares.
As vantagens conquistar mais pacientes particulares
Se você busca maior tranquilidade para atender, menos burocracia, e um retorno financeiro maior, conquistar mais pacientes particulares pode ser o caminho que você busca. Vamos às principais vantagens.
Aumenta o ticket médio
Você já ouviu falar em ticket médio? Uma das vantagens de atender mais pacientes particulares é justamente o aumento desse indicativo financeiro super importante.
O ticket médio nada mais é do que um número que representa uma média do custo para manter um paciente através de diferentes procedimentos. Para obter esse valor, basta dividir o valor total do faturamento durante um período (semana, mês, ano) pelo número de pacientes atendidos.
Quanto maior o ticket médio, mais saudável o seu negócio está. Com o atendimento a pacientes particulares, tanto em consultas quanto procedimentos, esse número tende a subir.
Acesse também: Como sua agenda médica impacta na precificação da sua clínica?
Agenda mais flexível
Atender por convênios normalmente resulta em agenda cheia todos os dias. O que pode parecer algo muito bom para o negócio, na verdade pode trazer alguns malefícios. Esse alto volume de pacientes pode acabar resultando em estresse, além da falta de flexibilidade da agenda para resolver assuntos pessoais e do dia a dia
Já no atendimento particular, esse não é um problema. Afinal, você atende menos pacientes, têm mais tempo de consultório em cada atendimento, e consegue criar vínculos com seu paciente, o que é ótimo para a fidelização.
Tudo isso sem contar que a agenda fica muito mais flexível e você consegue aproveitar outras coisas além do trabalho.
Menos burocracia na gestão da clínica
Se tem algo que os planos de saúde sabem bem é como dificultar o dia a dia de clínicas e seus médicos. Só quem já atendeu por convênio sabe a burocracia que é para conseguir realizar cada consulta e procedimento.
Atendendo pacientes particulares você não precisa lidar com essa burocracia toda, sendo cada procedimento realizado com muita mais facilidade e rapidez.
Como conquistar mais pacientes particulares?
Agora que já falamos sobre as principais vantagens e benefícios de conquistar pacientes particulares, vamos pôr a mão na massa. Afinal, como faço para isso acontecer?
Antes de mais nada, é preciso reforçar que nada é uma receita pronta. Cada estratégia utilizada deve ser testada e pode ser modificada por outra. Essa etapa também depende muito do tipo de clínica que você tem e dos procedimentos que você oferece.
Separamos aqui 4 formas de conseguir chegar a esse cliente e assim conquistar mais clientes particulares. Vamos a elas.
Reforçe o atendimento de excelência
Apesar de parecer muito óbvio, garantir um atendimento de excelência é o primeiro e mais importante passo para ter mais pacientes, sobretudo quando falamos de pacientes particulares.
O atendimento sempre será a porta de entrada do seu cliente até o seu serviço. E assim como em um comércio ou qualquer outro tipo de empreendimento, a primeira impressão é sempre a que fica.
Eu te pergunto: você voltaria a um lugar onde foi mal recebido, tratado com indiferença ou mal atendido? Muito provavelmente a sua resposta foi não. E é exatamente assim que seu paciente pensa.
Portanto, reforce todas as etapas do atendimento com a sua equipe. A excelência deve ocorrer no atendimento telefônico, na recepção, na chegada na clínica, na sala de espera, e claro, dentro da sala do médico.
Por isso, esteja atento a todos os processos que envolvam atendimento no seu negócio.
Aposte na presença digital
Hoje em dia é quase impossível fugir das redes sociais. Ela já está presente nas nossas vidas das mais diversas formas: na forma que escutamos música, como compramos comida e até mesmo como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.
E clínicas médicas e consultórios precisam apostar nessa presença digital. Além de ser uma ótima forma de estar próximo ao seu paciente, as redes sociais podem também ser uma fonte de informação muito relevante para o seu público. E até mesmo isso pode levar uma pessoa a procurar a sua clínica.
Você não precisa estar em todas as redes. Mas é importante marcar presença em pelo menos uma, esclarecendo dúvidas, trazendo conteúdos de relevância e atraindo mais pacientes para o seu negócio.
Atualmente, uma das redes queridinhas de profissionais da saúde é o Instagram. Por lá é possível juntar texto e imagem, realizar lives, e passar informação de um jeito descontraído. Se você não sabe por onde começar, indicamos essa rede para trazer mais visibilidade para a sua clínica.
Outra frente que pode aumentar a sua presença digital é o Google, sobretudo a ferramenta Google Meu Negócio. Para saber mais, acesse: “Como colocar sua clínica médica no Google Meu Negócio?”
Ofereça opções diversas de pagamento
Como estamos falando de pacientes particulares, uma coisa muito importante é oferecer diversos meios de pagamento. Isso pode afetar diretamente na escolha do paciente pela sua clínica ou não.
Hoje em dia é muito raro encontrar locais que não aceitam pagamento em cartão, seja de crédito ou débito, e mais raro ainda encontrar alguém que não utilize esse meio de pagamento.
O mesmo vale para o boleto bancário, além do bom e velho pagamento em dinheiro. Esses são os quatro principais meios de pagamento que você deve oferecer quando falamos de clínicas e consultórios médicos.
Apesar de ter caído o seu uso nos últimos anos, o cheque também pode ser uma opção de pagamento. A dica é ter esse controle de cheques para não prejudicar a sua organização financeira.
Facilite o agendamento de consultas
Outro aspecto que pode afastar aquele paciente particular de realizar uma consulta na sua clínica é a dificuldade para agendar. Seja pela falta de agenda, pela demora de atendimento ou pela falta de outros meios para agendar, isso pode ser um fator de escolha decisivo para o seu paciente.
O ideal é, além do atendimento de excelência que falamos em alguns tópicos anteriores, que seu paciente consiga agendar de diversas formas. Telefone, por ligação, Whatsapp, mensagem, ou até mesmo, indo até a sua clínica.
Tenha sempre alguém disponível para realizar esse trabalho de forma rápida e com o melhor atendimento possível. Para facilitar os agendamentos, você também pode contar com um software médico que auxilie na marcação de consultas.
Veja mais sobre isso em: Agenda Médica Integrada
Por fim,
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender como conquistar mais pacientes particulares. Se você quer trazer ainda mais agilidade para os agendamentos, controle financeiro para a sua clínica e muito mais, conheça o Doctor Max!
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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!