Uma boa gestão médica passa pela análise de dados e informações de todos os setores que compõem o negócio. Afinal, tentar gerenciar uma clínica ou consultório médico sem essa análise é como caminhar no escuro: você nunca sabe onde vai dar. E é aí que entram os relatórios financeiros para clínicas médicas.
Esses relatórios podem ser a luz que falta para mudar a gestão do seu negócio. Por isso nesse post vamos falar sobre a importância dos relatórios financeiros e como fazer a melhor gestão deste indicador e melhorar os seus resultados.
Se você quer saber um pouco mais sobre gestão financeira, indicadores financeiros para clínicas médicas, além de outras questões pertinentes a este assunto, continue lendo este post.
O que é um relatório financeiro?
Relatórios financeiros nada mais são do que a tradução de dados armazenados por uma empresa no que se refere à sua saúde financeira. Com esses dados é possível ter uma visão mais ampla do que está sendo feito com os recursos e as verbas daquele determinado negócio.
A grande maioria dos relatórios financeiros são divididos em duas fases: relatórios de despesas e relatório de receitas. Estes por sua vez também podem ser subdivididos dependendo da necessidade de acompanhamento de algum indicador mais próximo.
Ou seja, por exemplo, dentro de despesas podem ser encontradas as despesas fixas e despesas variáveis. Já nos relatórios de receitas podem ser encontrados os ganhos divididos por procedimento, consultas, exames e até mesmo médicos.
O detalhamento desse relatório vai depender de como a empresa pretende analisar esses dados para criar um plano de ação. Seja para redução de gastos ou melhor direcionamento dos recursos da clínica.
Qual é a importância dos relatórios financeiros para clínicas médicas?
Como vimos acima, os relatórios financeiros são essenciais para criar planos de ação. Por isso, devem ser incluídos no planejamento de qualquer negócio que esteja começando ou quer melhorar seus resultados.
Mas além disso, os relatórios financeiros para clínicas médicas também têm outros benefícios. Listamos aqui abaixo os três principais e que podem mudar diretamente a saúde financeira do seu negócio. Vamos a eles.
Evita gastos desnecessários
Esse, com certeza, é um dos principais benefícios dos relatórios financeiros para clínicas médicas. Afinal você sabe o que está sendo gasto na sua clínica? Como os recursos estão sendo utilizados? Existem possibilidades para melhorias e redirecionamento de verba?
Todas as perguntas podem ser respondidas com relatório financeiro bem feito. Acompanhar esses dados é essencial para tornar a sua gestão mais assertiva, economizar verba e evitar gargalos na sua gestão.
Melhor planejamento financeiro
Essa é uma das consequências diretas de evitar gastos necessários. Com um orçamento bem definido e a verba bem direcionada, você consegue realizar um planejamento financeiro mais eficaz. O que te dá condições de tornar o seu consultório médico um sucesso.
Tudo isso reflete até mesmo na parte física do seu consultório. Desde a aquisição de um novo equipamento, que precisa ser planejado financeiramente, ou oferecimento de um novo tipo de exame. Acredite ou não, tudo isso passa pelo planejamento financeiro.
Tomadas de decisão mais acertadas
Como consequência do planejamento financeiro, e dos relatórios, o gestor responsável pela clínica consegue ter uma tomada de decisão mais assertiva.
Isso ocorre porque com os dados financeiros em mãos é possível ter uma visão mais ampla do negócio. E dessa forma, decidir por algum investimento físico na clínica, investimento em pessoal, ou até mesmo investimento em tecnologia.
E com esses dados financeiros, saber até quanto é possível gastar faz toda a diferença na hora de priorizar um investimento a outro.
Quais informações um relatório financeiro para clínicas médicas pode me dar?
Além dos benefícios acima, há algumas informações essenciais que um relatório financeiro para clínicas médicas podem te dar.
Um relatório financeiro completo pode trazer informações a respeito do fluxo de caixa, planejamento orçamentário, valor gasto com fornecedores, gastos desnecessários, e até mesmo um balanço patrimonial.
No fluxo de caixa, é possível acompanhar as entradas e as saídas, ver toda a movimentação financeira realizada pela sua clínica e identificar melhorias deste processo.
Já no planejamento orçamentário você consegue acompanhar se o que foi planejado para aquele período foi realizado com sucesso. O que te fornece pontos de atenção caso esse planejamento não tenha sido alcançado
Além disso, é possível acompanhar o valor gasto com fornecedores. Isso pode trazer dados para rever contratos, negociar, entre muitas outras ações. O mesmo também vale para gastos desnecessários.
Já no caso de um balanço patrimonial, relatórios financeiros feitos pela própria clínica podem auxiliar o trabalho do contador responsável, ou então a área financeira da empresa a realizar esse balanço.
Tudo isso contribui para um maior controle do negócio. O que faz com que a gestão seja aprimorada e o dinheiro esteja sendo aplicado da melhor forma possível.
Como fazer a gestão de relatórios financeiros na minha clínica médica?
No que se refere à gestão dos relatórios financeiros, é preciso primeiro entender qual a necessidade da sua clínica. Empresas menores como clínicas especializadas, ou então médicos que trabalham por conta própria, podem ter uma frequência um pouco menor desses relatórios. Afinal a movimentação financeira não é igual a de empreendimentos maiores.
Isso não significa que os relatórios financeiros só devem ser feitos por clínicas ou consultórios maiores. E apesar da frequência ser menor, o acompanhamento deve ser feito com a mesma intensidade das empresas com mais gastos e responsabilidades financeiras.
Para uma clínica que está começando, é essencial um relatório para acompanhamento do fluxo de caixa, planejamento orçamentário, despesas (sejam elas fixas ou variáveis) e, claro, das receitas.
A principal dica, depois de definir quais relatórios serão feitos e qual a frequência, é definir um dia, seja na semana ou no mês, para esmiuçar essas informações e traduzi-las para ações financeiras dentro da sua clínica.
Ou seja, analisar com cuidado e atenção todos os itens trazidos nestes relatórios. A partir disso, entender quais os caminhos para melhorias e sustentar ações que tenham trazido resultado positivo.
Fazendo esse tipo de gestão, além de acompanhar de perto toda a parte financeira que envolve a sua clínica, você consegue mirar os esforços para a atividade certa.
Neste momento também é possível observar se há a necessidade de implementar novos relatórios financeiros. Ou até mesmo incluir outros relatórios de outras áreas de gestão.
Utilizando ferramentas para relatórios financeiros para clínicas médicas
Hoje em dia existem diversas formas de fazer relatórios. Com a tecnologia, é possível deixar esse processo mais rápido e com menos probabilidade de erro. Muitas empresas utilizam ferramentas como Excel para fazer esse tipo de serviço.
No entanto, já existem outras ferramentas e softwares que realizam esse trabalho de forma automática. Ou então com um pequeno auxílio de uma secretária ou até mesmo do gestor da clínica.
No Doctor Max, software para gestão de clínicas e consultórios médicos mais completo do mercado, você pode acompanhar de perto cada movimento financeiro realizado dentro do seu consultório.
Lá é possível ter acesso a despesas, receitas, fluxo de caixa, controle de pagamentos por cartão, cheque e boletos, além de diversos relatórios que vão além do financeiro. Tenha uma gestão mais assertiva, fácil e simples, e com o auxílio da melhor tecnologia.
Sem planilhas, sem papel, e com a mobilidade que só software pode te oferecer. Ou seja, sua clínica eficiente de qualquer lugar.
Se você quer saber mais sobre como o Doctor Max pode mudar a sua gestão financeira, clique aqui embaixo e faça um teste grátis:
Por fim,
Você viu aqui a importância dos relatórios financeiros para clínicas médicas. Aqui no blog Doctor Max você tem acesso a centenas de artigos para gestão de clínicas e consultórios médicos. Saiba mais sobre marketing, financeiro, fidelização de pacientes, tecnologias da saúde e muito mais.
Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar com seus colegas e amigos de profissão, e claro, com a sua equipe. Esperamos que esse post tenha sido de grande ajuda para você e para o seu negócio.
Agradecemos a sua leitura e nos encontramos na próxima!