Redes sociais para médicos: como começar e qual rede escolher?

As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas e de seus negócios. Hoje é muito difícil encontrar qualquer tipo de empreendimento que não tenha uma página no Facebook, ou um perfil no Instagram. Mas redes sociais também podem ser utilizadas por médicos?

Essa resposta eu já consigo te dar aqui no começo deste conteúdo: Sim! Médicos, assim como outros profissionais de saúde podem e devem utilizar as redes sociais para se manterem próximos ao seu público e pacientes de forma orgânica e saudável.

É muito comum que médicos que queiram iniciar nesse mundo das redes fiquem sem saber qual o melhor caminho. Afinal, Instagram é melhor que o Facebook? E o Twitter? O Youtube não pode ser interessante também?

Pois bem, preparamos esse conteúdo pensando justamente em médicos que querem começar nas redes sociais, mas não sabem qual rede escolher. 

Então se você é médico e tem uma dessas dúvidas, continue lendo esse post!  

Porque médicos devem utilizar redes sociais?

redes sociais para médicos

Antes de falarmos de fato quais as melhores práticas e melhores redes sociais para médicos, é importante entender porquê este profissional deve utilizar esse meio. Separamos 4 principais motivos para tal. Acompanhe a seguir.

Para captar pacientes

Sem dúvidas, as redes sociais têm um poder incrível quando falamos em captação de pacientes e clientes. É muito comum, inclusive, ver negócios nascendo diretamente por essas redes, muitas vezes até sem site.

Portanto, as redes sociais são uma forma excelente de atrair público e de oferecer o seu serviço. Essa é a principal razão para investir nessa estratégia para a sua clínica ou consultório médico.

Para criar autoridade

Outra razão para investir em redes sociais para médicos é criar autoridade na internet sobre determinado assunto. Muitas pessoas tiram dúvidas procurando por profissionais nas redes sociais, até mesmo para determinar sua ida a um médico ou especialista.

E postar conteúdos interessantes sobre as principais dúvidas dos pacientes pode ser essencial para que, na hora de procurar um médico, ele se lembre de você. Criar autoridade nas redes é um processo longo, mas que tem ótimos frutos uma vez que é conquistado.

Para ser visto

Em terceiro lugar, médicos devem utilizar as redes sociais para serem vistos. É igual aquele ditado famoso: “Quem não é visto, não é lembrado”. E isso vale para profissionais da saúde, como médicos e dentistas.

As redes são uma ótima forma de se apresentar aos pacientes, criando autoridade sobre a sua especialidade, e mostrando-se disponível para ajudar. Isso é um fator decisivo para o seu paciente na hora de escolher o seu serviço.

Portanto, seja visto.

Para ser encontrado

E tão importante quanto ser visto é ser encontrado. As redes sociais são uma forma muito fácil e simples de procurar um serviço. E na área da saúde isso não é diferente. 

Usar as redes sociais também é essencial se você quer que os pacientes cheguem até você também, além de, claro, chegar até eles. 

O que diz o Código de Ética do CFM?

redes sociais para médicos

Muitos médicos têm receio de utilizar as redes sociais e acabarem infringindo alguma norma ética do Conselho Federal de Medicina (CFM). É claro que a utilização desse tipo de meio precisa estar de acordo com essas regras, mas isso não pode ser um impedimento para você, médico, deixar de usar ou nem começar a usar as redes sociais.

Por isso, separamos aqui os principais pontos do que médicos não podem fazer na chamada Publicidade Médica. Vejamos a seguir.

É vedado ao médico:

Art. 111. Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.

Art. 112. Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.

Art. 113. Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.

Art. 114. Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.

Art. 115. Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.

Art. 116. Participar de anúncios de empresas comerciais, qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão.

Art. 117. Apresentar como originais quaisquer idéias, descobertas ou ilustrações que na realidade não o sejam.

Art. 118. Deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

Parágrafo único. Nos anúncios de estabelecimentos de saúde devem constar o nome e o número de registro, no Conselho Regional de Medicina, do diretor técnico.

Código de Ética do Conselho Federal de Medicina

O CFM tem uma Resolução específica falando sobre proibições nas redes sociais e relações de médicos com a imprensa. Para acessar, basta clicar aqui

Quais as principais redes sociais para médicos?

redes sociais para médicos

Agora que já vimos a legislação pertinente ao uso de redes sociais para médicos, vamos às redes que podem ser utilizadas e quais as suas vantagens. 

Vale ressaltar que cada médico tem um perfil diferente e que a escolha por uma rede social ou outra deve atender a essas particularidades. Ou seja, não adianta escolher o Instagram se você não gosta de aparecer nas redes, e assim por diante.

É importante que você esteja confortável para passar informações com clareza e tirar dúvidas dos pacientes. Vamos às redes sociais!

Facebook

Segundo uma pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite em julho de 2021, o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no Brasil. Cerca de 130 milhões de brasileiros têm uma conta ativa na rede.

O Facebook permite publicação de vídeos, fotos, conteúdos em texto, realização de lives, entre outras ferramentas muito pertinentes para negócios, como anúncios patrocinados. 

É uma rede social relativamente simples e fácil de utilizar. É excelente para criar engajamento com os seus pacientes e seguidores, criar a tão falada autoridade, e se fazer presente nas redes.

Instagram

O Instagram tem sido o queridinho de médicos e outros profissionais da saúde quando falamos de produção de conteúdo. 

A rede permite a postagem de vídeos, textos, fotos e imagens, stories (vídeos temporários de até 60 segundos), lives, reels, entre outras facilidades. É, entre todas as outras opções, uma das redes sociais mais visuais.

Muitos médicos têm apostado em criar conteúdo nessa rede que, segundo a pesquisa que falamos acima, é a quarta mais utilizada no Brasil com 110 milhões de usuários ativos. 

Por ser mais visual, é uma rede que necessita que o seu usuário, principalmente aquele que a utiliza para fins comerciais, apareça para o público. 

Twitter

O twitter também é uma rede social que pode render bons frutos quando falamos de redes sociais para médicos. Apesar de parecer um site mais informal, o twitter é um ótimo meio para disseminar informações e engajar com o seu público.

Assim como as demais redes sociais, o twitter permite publicação de textos, fotos, áudios, enquetes, e mais recentemente, salas para bate-papo em áudio. 

 Empresas normalmente utilizam o twitter quando precisam de uma comunicação rápida e ágil com seus clientes. Isso, claro, por ser uma rede que permite que uma informação seja divulgada em questão de segundos.

Youtube

Tirando o Instagram, o Youtube é a rede social mais visual e a segunda mais utilizada no Brasil, com 127 milhões de contas ativas. 

A rede permite a publicação de vídeos e criação de canais para a divulgação desse conteúdo. É uma rede extremamente forte no que se refere a conteúdos educativos. Muitos médicos utilizam o Youtube para tirar dúvidas de paciente, e claro, se manter próximo do seu público.

Também exige que o profissional apareça nos conteúdos.

Linkedin

O Linkedin é a sexta rede social mais utilizada no Brasil com 51 milhões de usuários ativos. E apesar de estar bem atrás das outras redes que mencionamos acima, por ser voltada para utilização profissional, utilizar o Linkedin pode ser uma estratégia muito acertada.

E isso, especialmente quando falamos de construir autoridade. A rede permite publicação de texto, compartilhamento de links, vídeos, lives, entre outras facilidades. Mas o ponto forte do Linkedin é o networking que a ferramenta possibilita.

Lá é possível se conectar com outros profissionais e trocar experiências. Muito vantajoso para quem está começando nas redes sociais.

Qual rede escolher para começar a postar conteúdo?

A resposta a essa pergunta vai depender muito da personalidade e das particularidades de cada médico. Existem profissionais que vão optar por uma ou outra rede por se adaptar melhor ao tipo de conteúdo desenvolvido. 

Outros vão escolher mais de uma rede para complementar a produção de conteúdo. E isso vai depender de médico para médico.

O que podemos enfatizar é que não utilizar as redes sociais e explorar os seus benefícios para o seu negócio e serviço não pode ser uma opção se você quer crescer no mercado. Por isso, deixaremos aqui embaixo um guia específico de Instagram para Médicos. 

Se você quer saber mais sobre essa rede social e como utilizá-la, acesse aqui embaixo:

Por fim, 

Você acabou de ler mais um conteúdo no Blog Doctor Max. Vimos aqui como utilizar as redes sociais para médicos, e qual rede escolher. Esperamos que esse post tenha te ajudado no seu dia a dia.

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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!