A tecnologia sempre andou lado a lado com a medicina.
Novas tendências tecnológicas vem melhorando e muito as formas de procedimentos, tratamentos e cirurgias.
Hoje a tecnologia também auxilia o médico-gestor da clínica ou consultório na gestão do seu negócio.
Para quem já trabalhou em uma clínica ou consultório médico sem um software de gerenciamento sabe que a produtividade e agilidade administrativa não apresenta a mesma eficiência da clínica ou consultório com o software médico.
É justamente essa diferença que trataremos neste conteúdo: o que um software médico pode fazer para melhorar os processos da sua clínica ou consultório médico?
Então, vamos a leitura!
Agenda online
Primeiramente, precisamos destacar a agenda: uma das principais vantagens em ter um software médico é a eficiência, agilidade e organização da agenda.
Tudo que era feito antes de forma manual, agora você faz na velocidade de um clique.
Com uma agenda online de um bom software médico, você e sua secretária melhoram o desempenho organizacional das marcações de consultas.
Com essa ferramenta as informações são inseridas no dia correto, com dados do paciente e do serviço, os status de cada procedimento e consulta.
Tudo isso acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.
Softwares robustos inclui o serviço de confirmação de agendamento via e-mail e SMS.
Dessa forma sua clínica ou consultório médico reduz, significativamente, as faltas de pacientes que podem se esquecer de comparecer na consulta ou do tratamento.
Prontuário digital
O CFM (Conselho Federal de Medicina) exige que todo atendimento fique registrado e disponível por pelo menos 20 anos.
Como gestor e médico ter o prontuário organizado é obrigação da sua clínica ou consultório.
Outra boa utilidade de um bom software médico é o prontuário digital.
Ele permite um armazenamento seguro das informações do paciente, pois está em um banco de dados altamente protegido.
Esse documento pode ser impresso ou enviado por e-mail a qualquer momento que precisar.
Por isso, ter um prontuário digital melhora a segurança de informações e melhora a rapidez em checar as informações do paciente.
Financeiro integrado
Ter um financeiro integrado à gestão médica também é importante para sua clínica ou consultório.
Informações como receitas, despesas, fluxo de caixa, controle de cartões, emissões de boletos e integração com maquininhas, são os principais itens que você irá encontrar em um bom software médico.
Será possível cadastrar os recebimentos e as despesa de maneira prática e simples, sem dor de cabeça. Controlar o estoque e compras de materiais.
Além disso, você pode elaborar relatórios personalizados para acompanhar se em determinado período houve algum tipo de aumento ou queda de capital.
Relatórios
Além desse tipo de relatório financeiro, você pode extrair outros modelos de relatórios que ajuda a entender cada detalhe do seu negócio.
Veja abaixo os principais relatórios que o seu software médico poderá gerar:
- relatórios de pacientes: um resumo dos pacientes cadastrados por período, médico responsável, convênio, especialidades, indicação, status de procedimento;
- agendamentos: informações de todos os agendamentos segmentados por período, médico, convênio, o tipo de agenda, isto é, se é compromisso pessoal do médico ou consultas e procedimentos na clínica (consultório);
- recibos: relatório das emissões de recibos por período, personalizando ainda por médico ou pacientes;
- financeiro: informações que podem ser segmentadas pela forma de pagamento do paciente (se é cartão de crédito, débito, boleto, etc), o convênio e os vencimentos das contas de cada paciente (forma para identificar quais clientes estão inadimplentes em determinado período).
Entendendo essas informações você já consegue identificar problemas, pontos de evolução e elaborar novas estratégias.
Marketing
A imagem do seu consultório ou clínica médica influência em todo escopo do seu negócio.
Só é possível construir uma boa imagem por meio de estratégias de comunicação.
É por isso que não pode faltar no software de gerenciamento médico ferramentas que ajudem a melhorar comunicação da clínica (ou consultório) com os pacientes.
Por exemplo, como já mencionado acima, uma estratégia de SMS automático:
- que confirme as consultas, reduzindo as faltas;
- alerte o paciente para o retorno de tratamento ou
- parabenize seus pacientes no dia de aniversário.
Por fim
Um software médico pode te auxiliar em toda administração do consultório ou da clínica, desde melhorar os processos na agenda, integrar o financeiro, administrar o prontuário digital, melhorar a comunicação com os pacientes e muito mais.
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