Você conhece rapport, sabe o que é essa técnica ou já ouviu falar sobre? Já experimentou usar rapport em sua clínica médica?
O atendimento ao cliente é uma das questões chave para garantir a lucratividade de sua clínica médica. Por isso você médico deve dar a devida importância para esta questão.
Diversas técnicas podem ser utilizadas para garantir que o paciente se sinta bem em sua clínica ou consultório médico. Uma das mais eficientes é o Rapport.
Quer conhecer esta técnica e como ela pode revolucionar seu atendimento ao paciente? Então confira:
O que é Rapport?
O rapport é uma técnica que inicialmente era utilizada apenas para aumentar vendas.
A verdade é que esta técnica é muito poderosa e também pode melhorar o relacionamento do médico ou secretária com o paciente.
A ideia central desta técnica é construir um relacionamento com seu cliente, que neste caso é o paciente da sua clínica.
A comunicação entre o médico e o paciente, para ter um rapport eficiente, deve ser muito clara.
Isso porque o médico precisa saber exatamente o que está acontecendo, enquanto o paciente precisa compreender a devolutiva do profissional, bem como como será o tratamento.
Como aplicar a técnica no seu dia a dia?
Existem muitas técnicas utilizadas pelo rapport, a mais famosa delas é o espelhar. Mas não pense que é a famosa imitação. Isso tem que acontecer de forma bastante sutil.
Imagine a seguinte situação:
Seu paciente chega está sentado na sua frente e ele faz diversas vezes um mesmo movimento com as mãos enquanto fala.
Ao perceber este movimento, ele pode feito por você num momento ou outro durante a consulta.
Dessa forma inconscientemente esse paciente se sente mais próximo de você e muito mais a vontade no seu consultório.
Isso também pode acontecer na comunicação verbal com seu paciente. Procure-se espelhar no: tom de voz, sotaque, velocidade da fala, vocabulário e algumas palavras-chave.
Caso seu paciente utiliza algumas expressões com frequência, você pode fazer o mesmo. Se ele tem um vocabulário mais sério, faça o mesmo.
Por outro lado, se sua linguagem for mais despojada, vale a pena falar de forma mais simples, mas sem jamais perder a postura e profissionalismo.
No que diz respeito a sua comunicação não-verbal, se atenha aos seguintes detalhes: respiração, gesto, postura (relaxado ou agitado), expressões faciais, expressões dos olhos. Tudo o que diz respeito ao modo como o paciente se movimenta.
Quando estas semelhanças entram em jogo, o paciente se sente mais confortável durante o atendimento.
Como resultado, ele se sentirá bem no seu consultório e sairá com uma experiência positiva.
Um bom relacionamento entre médico e paciente é baseado na confiança, e a confiança se cria com uma comunicação harmoniosa.
Outro ponto muito importante: estas informações devem chegar na sua secretária.
Isso porque se o paciente também se sentir bem com o atendimento dela, o resultado será um verdadeiro sucesso.
O que você pode explorar com a técnica do rapport?
1 – Contato Visual (mostra que você de fato está prestando atenção na pessoa);
2 – Expressão Facial
3 – Postura Corporal
4 – Equilíbrio Emocional
5 – Tom de Voz – (Timbre)
6 – Andamento – (Timing)
7 – Volume – (Intensidade da voz)
8 – Comunicação Verbal – (Palavras)
9 – Comunicação Não-Verbal – (Gestos)
Por que o médico deve aplicar o Rapport?
Criar uma relação baseada em confiança com seu paciente é a melhor forma de garantir que ele voltará a consultar com você. Quando seu paciente confia em você, ele é fidelizado.
Pacientes fidelizados voltam sempre. Melhor ainda: indicam seu trabalho para outras pessoas.
E antes de tudo, mantenha o seguinte em mente: apenas 7% de toda a nossa comunicação é verbal. Isso significa que aproximadamente 93% dela não é expressada pela palavra.
Portanto, é importante que o médico e a secretária estejam muito atentos aos sinais do corpo do paciente.
A busca pela melhora do atendimento ao paciente é importante garante bons resultados em sua clínica ou consultório médico.
Por isso é tão importante que você procure por soluções que ajudem a melhorar sua relação com o cliente.
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