Grande parte da imagem das clínicas e consultórios médicos é construída no atendimento aos pacientes.
Isso significa que quanto melhor for a qualidade no atendimento prestado ao paciente, maior será a popularidade da clínica.
Contudo, melhorar o atendimento ao paciente não é tão simples o quanto parece. Na maioria das vezes são pequenos detalhes que necessitam de ajustes precisos.
Pode até ser que a sua recepcionista/secretária médica realize um excelente atendimento inicial, contudo, não basta apenas ter qualidade no início, mas sim em toda a experiência do paciente na clínica.
E é exatamente isso que iremos abordar neste artigo, cada etapa do contato do paciente na clínica que precisa ter um atendimento humanizado:
- Atração de pacientes;
- Atendimento inicial;
- Consulta ou atendimento com o doutor;
- Após o atendimento.
1 – Atração de Pacientes
É antiético dizer que sua clínica está captando pacientes. Contudo, quanto melhor for a imagem da sua clínica mais pacientes ela terá.
Atração de pacientes nada mais é do que posicionar-se estrategicamente no mercado e esperar que uma pessoa que precise de serviços médicos conheça a sua clínica.
Mas, afinal, como posicionar sua clínica médica estrategicamente?
Primeiro, você precisa entender como os pacientes chegam e conhecem a sua clínica. São por recomendações, pesquisa na Internet, conveniados e etc?
Dessa forma, é possível entender quais são as melhores oportunidades para melhorar a comunicação da sua clínica médica no mercado.
Isso significa, que você estará prestando atendimento para os possíveis e potenciais pacientes.
Esse tipo de comunicação é frequentemente pautada em canais na Internet, onde paciente tem dúvida sobre determinado sintoma ou doença.
Muitas clínicas e consultórios médicos pautam esse atendimento com inteligência artificial, mas na maioria das vezes essa tecnologia ainda não atende a complexidade do atendimento humano.
Por mais que a demanda de mensagens online seja alta, é preciso entender que o paciente quer ser verdadeiramente escutado.
Quer saber mais em como atrair mais pacientes para sua clínica médica? Então, confira essa lista de conteúdo.
2 – Atendimento Inicial
Esse etapa do atendimento ao paciente começa no momento em que ele entra em contato com a clínica para marcar o primeiro atendimento.
Na maioria das vezes essa etapa inicia-se por um contato telefônico.
Muitos clínicas médicas, com a alta demanda de chamadas decidem automatizar alguns processos iniciais do atendimento telefônico.
Isso não é errado e nem desumanizado, o único problema que muitos acabam caindo é de deixar a jornada do paciente ainda mais longa.
Por isso, é importante deixar o caminho mais curto possível.
O tempo e a agilidade no atendimento conta muito em todas as as etapas da experiência do paciente na clínica.
Isso não significa que o atendimento humanizado será rápido, mas também não pode ser muito demorado.
O importante é escutar atentamente as necessidades do paciente, ser carismático e recíproco.
Lembre-se que quando se trata de atendimento ao paciente a primeira impressão, na maioria das vezes, é a que fica.
3 – Consulta ou atendimento com o Doutor
Nas duas primeiras etapas o contato com o paciente, ou é com time de comunicação ou com a secretária/recepcionista da clínica médica.
A terceira etapa do atendimento humanizado é no momento do atendimento/consulta.
Sim, o profissional da medicina também precisa atentar-se na forma comunicacional com o paciente.
Nesse momento o médico precisa passar todas as informações de forma clara, simples e com muita simpatia. Dessa forma, o paciente será envolvido em todos os processos do atendimento.
4 – Após o atendimento
Quando o paciente sai do consultório, isso não significa que a jornada de atendimento tenha acabado.
Nessa etapa sua clínica médica precisa estar em contato com ele, lembrando-o dos exames de rotina, os próximos tratamentos e comunicando-se indiretamente.
Separamos a seguir 2 meios comunicacionais que você pode utilizar no pós atendimento.
Redes Sociais
Muitos dos seus pacientes, que gostam da clínica, curtem a página nas redes sociais. Esse é um excelente meio para interagir após o atendimento.
Nossa dica é que o responsável do atendimento mantenha sempre o chat das redes sociais em mãos.
Pois, se sua clínica produzir conteúdos relevantes aos pacientes, certamente você terá muitos contatos e feedbacks positivos.
Conheça nosso guia prática do Instagram para médicos.
Mensagens simultâneas
Enviar SMS e mensagens via WhatsApp em uma pós consulta é uma grande fator de diferencial para o seu negócio.
Contudo, é importante estar atento às normas de privacidade.
Só mande esse tipo de mensagem caso seu paciente tenha aprovado o recebimento.
Conclusão
Lembre-se: É preciso entender para atender.
Antes de aplicar estratégias de atendimento humanizado é importante conhecer bem a jornada do paciente na sua clínica.
Principalmente, entender quais são os fatores que desumanizam o atendimento perante o paciente.
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Agradecemos a leitura.