Na sua vida pessoal, sempre que é necessário tomar uma decisão, você junta todas as informações possíveis, não é mesmo?
Percebe os prós e contras, pensa nos possíveis problemas que podem acontecer, e escolhe a opção mais segura.
Nos negócios, é importante que você faça o mesmo. Como você analisa os indicadores da sua clínica ou consultório médico? E as decisões, como são tomadas?
Estas informações que te ajudam a tomar as melhores decisões, são chamadas de KPIs, ou indicadores e métricas.
Estar de olho nesses números e comportamentos, significa ter mais controle da gestão e saber como identificar e melhorar os pontos fracos, fortes, oportunidades e possibilidades de sua clínica ou consultório médico.
Existem muitos indicadores de clínicas médicas para que o médico fique atento.
Hoje, trouxe as principais métricas aqui para você. Entenda como a análise delas pode garantir uma gestão com melhores resultados:
Quais são os principais indicadores para Clínicas e Consultórios Médicos?
Agendamentos/cancelamentos
Com toda a certeza esse é um dado que você está sempre de olho, afinal, os agendamentos de consulta são o coração de qualquer clínica ou consultório médico.
Manter sua agenda em dia e organizada traz muitas vantagens. Principalmente se isso acontecer em uma agenda médica integrada a um sistema de gestão.
Com a automação do processo, é possível acompanhar a taxa de agendamentos e cancelamentos de sua clínica ou consultório de forma muito precisa.
Observar esses fatores permite que o médico gestor faça uma análise dos serviços prestados.
Descobrindo assim se é necessário melhorar seus atendimentos, melhorar a satisfação do cliente, ou então aumentar o fluxo de atendimentos ao longo da semana.
Através desse indicador você, médico, começa a acompanhar os padrões de atendimento da sua clínica ou consultório.
Existe uma época do ano que você tem muito mais cancelamentos? Ou outra época em que existe sempre uma fila de espera de pacientes?
Conhecendo esse cenário é possível pensar em possibilidades para diminuir a taxa de cancelamentos ou atender melhor todos os seus pacientes, o que ajudará a manter a organização de sua agenda em dia (e ela sempre cheia de horários marcados).
Ticket médio em clínicas e consultórios
Ticket médio é a média de gastos de cada cliente um sua clínica ou consultório, dentro de um período pré-determinado. Geralmente este período estipulado é de 30 dias (um mês).
Esse montante diz respeito ao valor gasto em procedimentos, tratamentos e consultas de rotina, e até mesmo exames feitos em sua clínica ou consultório médico.
Fazer o cálculo do ticket médio é bastante simples e ajuda a regular a saúde financeira do seu negócio.
Basta verificar todos os atendimentos, exames e afins, somar o valor de todos estes procedimentos e dividir pelo número total de atendimentos feitos.
O resultado, é o valor do seu ticket médio.
Novos pacientes
A taxa de captação de novos pacientes também deve ser analisada pelo gestor, e é importante que seja determinado um período para analisar este número. Ele pode ser de um mês, ou dois.
É importante que este período de tempo não seja muito longo. Dessa forma é possível tomar uma decisão rápida, caso este número esteja baixo. Lembre-se de verificar este indicador com regularidade!
O número de novos pacientes ajuda a planejar novas estratégias de atendimento e marketing.
Também é um bom indicativo de fidelização: afinal, seus pacientes são apenas “novos clientes” ou eles são clientes que chegam e permanecem?
Através desse indicativo, você analisa esse cenário e sabe como organizar melhor seus agendamentos, prevendo também os números dos próximos meses de atendimento em sua clínica médica.
Retenção
Fidelizar pacientes é muito importante! E a retenção de seus pacientes nada mais é do que a taxa de fidelização do seu consultório ou clínica médica.
Esta métrica ajuda a analisar o número de pacientes que agendam e realmente comparecem em suas consultas. Ele também ajuda a analisar a taxa de retornos aos atendimentos.
A análise do indicador de retenção de pacientes auxilia no cálculo do tempo médio de retorno do paciente.
Levando em conta aqueles que marcam novas consultas para o check-up, após o período de 3 a 6 meses ou 1 ano.
Faturamento
Acompanhar as métricas do faturamento da sua clínica, ou consultório médico é uma das melhores formas de garantir sua saúde financeira.
Isso diz respeito ao seu fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber e até mesmo o custo para manter seu negócio.
Controlar e analisar as métricas relativas ao setor financeiro de sua clínica permitirá que o médico conheça a real taxa de lucratividade do seu negócio.
Quando o gestor tem esse conhecimento, ele consegue investir em outros setores, o que melhora a performance da sua clínica médica em diversos aspectos.
Inadimplência
Lidar com a inadimplência é uma verdadeira dor de cabeça para o dentista. Por isso mesmo, é essencial fazer o possível para impedir que ela aconteça.
O primeiro passo para evitar a inadimplência é estar a par dessa taxa em sua clínica ou consultório médico.
Assim, você poderá tomar uma decisão a respeito deste problema, podendo ser uma análise de crédito prévia dos pacientes, por exemplo.
Taxa de ocupação
O indicador da taxa de ocupação está relacionado a porcentagem do tempo que seu consultório está ocupado com atendimentos e pacientes.
A análise deste indicador ajuda a verificar dois pontos muito importantes em uma gestão:
- Quanto tempo seu consultório permanece vazio?
- Quais os motivos do seu consultório permanecer vazio?
Para ter esta resposta, basta fazer um cálculo simples de regra de três. Saiba qual a sua capacidade de número de atendimentos por mês e o número de horas efetivas que foram trabalhadas.
A fórmula é a seguinte: Número de horas atendidas x 100 / Capacidade instalada.
O resultado desta conta é a taxa de ocupação da sua clínica ou consultório médico!
Faça análise destes dados de forma estratégica para sua clínica
Ter estas métricas em mãos é essencial, mas apenas isso não basta. É necessário analisar estes indicadores para visualizar sua clínica por completo.
Dados são a melhor forma de encontrar problemas e soluções para sua clínica ou consultório médico.
Utilizar cada dado para compreender seu negócio de maneira ampla, significa fazer uma análise estratégica.
Cada dado é o reflexo dos processos e ações de sua clínica, e isso significa uma oportunidade para melhorar e se tornar um empreendimento médico de alta performance!
Não deixe esta oportunidade de lado!
Como um software de gestão pode ajudar na tomada de decisão?
O processo de juntar e analisar dados é bastante demorado e deve ser feito de maneira minuciosa.
Isso significa utilizar o seu tempo como gestor, ou até mesmo de algum outro membro da sua equipe, para criar e alimentar planilhas.
Através da implantação de um software, esses relatórios são montados e entregues de forma automática para o gestor.
Isso significa mais eficiência, economia de tempo e a garantia de que todos os dados são realmente confiáveis.
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