A saúde financeira de um consultório ou clínica médica depende de diversos fatores.
Controle do fluxo de caixa, fidelizar pacientes, planejamento de investimentos e principalmente do número de agendamentos da agenda médica.
No que diz respeito a agenda médica, e a captação de pacientes, existe o marketing para auxiliar.
Mas a verdade é que mesmo que conseguir novos pacientes seja importante, a fidelização se faz mais que necessária para garantir a saúde financeira do seu negócio.
Quando seu paciente acredita e confia no seu trabalho, ele sempre volta para consultar com você.
Isso garante que sua agenda mantenha uma média de agendamentos positiva.
E esse cenário acaba refletindo em bons resultados no caixa da sua clínica ou consultório médico.
A chave da fidelização está no relacionamento com o paciente.
Quer entender como fidelizar pacientes e manter sua saúde financeira? Então continue sua leitura e garanta sua lucratividade:
Fidelizar pacientes na sua clínica médica é bom para o seu financeiro
Vivemos em um mundo onde a experiência de clientes é muito importante para o sucesso de empresas.
No caso do mercado médico, você está em busca da fidelização dos seus pacientes.
Pacientes fidelizados são fiéis ao médico, e portannto acabam significando marketing de graça.
Pois este é o tipo de paciente que indica seu atendimento para amigos e familiares.
Portanto, não se trata apenas dos clientes fidelizados sempre voltando, mas também de novos clientes agendados.
Obviamente, você quer que seus pacientes saiam satisfeitos com seu atendimento, desde o primeiro contato que ele tem com sua clínica ou consultório.
Para tanto, procure investir em todos os pontos de contato com seus pacientes:
- Secretárias bem treinadas;
- Sistemas que otimizam os trabalhos;
- Lembretes de agendamento;
- Um ambiente agradável e confortável.
Como fidelizar pacientes?
Agora que você sabe porque fidelizar seus pacientes é tão importante, confira como fazer isso em seu consultório ou clínica médica:
1. Humanize seu atendimento
Procure ser bastante cordial e estabelecer uma comunicação clara com seu paciente, demonstrando preocupação e acolhendo o mesmo, para que ele queira retornar.
2. Respeite o seu paciente e gere empatia
O respeito é crucial nas relações humanas, principalmente quando se quer estabelecer um relacionamento com seu paciente.
Muitas vezes, quem trabalha sob a rotina agitada de uma clínica médica e está acostumado a lidar com estas situações delicadas.
A questão é que você está atendendo pessoas fragilizadas, portanto respeite a situação de cada um dos seus pacientes.
3. Ouça atentamente antes de falar
Ouvir atentamente seu paciente faz toda a diferença, pois mostra que você realmente se importa com ele.
Sempre que você for passar o tratamento correto para ele, especifique porque cada remédio deve ser ingerido, e qual o fim dele para o tratamento completo.
4. Seja claro, preciso e objetivo
Depois de ouvir seu paciente, dê seu feedback com muita clareza. Evite utilizar palavras e expressões muito técnicas.
5. Tenha atenção à marcação de consultas
Estar atento aos horário agendados não é apenas uma tarefa para os seus pacientes.
Organize-se e verifique sua agenda para não faltar a consultas ou até mesmo marcar dois pacientes para um mesmo horário.
6. Evite atrasos, evite atrasos e evite atrasos
Falando em agenda médica, é importante destacar os atrasos nos atendimentos. Ninguém gosta de ficar esperando muito tempo na sala de espera.
Portanto, evite atrasos, chegue no seu consultório sempre um pouco antes da primeira consulta.
Afinal de contas, se a primeira consulta atrasar, toda a sua agenda sairá de controle.
7. Cuide do ambiente, visual e conforto
Garanta que todos os ambientes de sua clínica ou consultório sejam realmente confortáveis.
Se preocupe em utilizar cores claras e calmas nos ambientes para que as pessoas se sintam bem.
8. Mantenha canais de comunicação abertos e ativos
Todos os canais disponíveis para que o cliente converse com a sua clínica ou consultório médico, devem ser respondidos.
Redes sociais, ligações e até mesmo Whatsapp. Toda a mensagem recebida, deve ser respondida.
9. Lembre-se do pós-atendimento
O pós atendimento é muito importante no processo de fidelização. Então procure enviar mensagens, como SMS, para estes pacientes em datas importantes, como: Natal, ano novo e aniversário.
10. Invista em tecnologia
Utilizar ferramentas tecnológicas é algo que pode contribuir para a melhoria do atendimento como um todo. Além do mais, seus processos irão se tornar mais organizados e ágeis.
Estabelecer uma gestão online em sua clínica ou consultório médico irá melhorar a performance de todos os setores, além de garantir mais satisfação no atendimento ao seus pacientes.
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