Quando se faz a gestão médica em uma clínica ou consultório, existem a preocupação de fazer com que este investimento dê bons frutos.
Geralmente, a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade para o paciente é a primeira a aparecer.
O gestor compreende que para ter lucratividade, ele deve captar clientes através do marketing, e fidelizar para manter o fluxo de atendimentos contínuo.
Mas só depois disso tudo, é que ele percebe que seu consultório é um negócio, e portanto todos os setores devem ser geridos com eficiência.
Entre corridas e tropeços na administração, por vezes alguns problemas de gestão médica acontecem. Descobrir quais são os erros cometidos, é disso que se trata uma gestão eficaz.
Para facilitar todo o processo, separamos uma lista dos principais erros cometidos por médicos gestores, apresentando uma solução para eles. Confira nossa lista e fique longe desses problemas.
Boa leitura!
1. Erros no agendamento de consulta
Dentre os problemas de gestão médica mais comuns destacamos a longa espera do paciente, e os erros no agendamento das consultas.
A agenda é o centro do seu consultório médico, portanto, ela deve estar organizada e atualizada.
Caso contrário, o atendimento ao paciente vira uma bola de neve cheia de problemas.
Imagina quando, por descuido, você marca dois pacientes no mesmo horário, e um deles deverá esperar mais pela consulta. E por consequência, outros pacientes terão de lidar com a demora.
Contudo, a falta de organização faz com que os atendimentos atrasem, e seu paciente fica insatisfeito.
A primeira coisa a se fazer é calcular o tempo médio dos atendimentos, mantendo em mente que as primeiras consultas sempre serão mais longas, do que os retornos de pacientes.
Mas, também é válido contar com uma agenda online. Essa tecnologia ajuda no controle e na estruturação dos agendamentos, evitando maiores problemas.
2. Perda de prontuários
O prontuário é um documento que tem informações muito importantes sobre o paciente e seu histórico de saúde.
Isso se torna essencial para que o médico faça um atendimento certeiro na consulta com o paciente.
A questão é que quando estes documentos ficam no papel, é mais fácil perder o prontuário, e muitas informações importantíssimas.
Por isso, o prontuário eletrônico é a melhor maneira de organizar estes documentos e informações.
3. Dificuldades na gestão médica da clínica
Muitos profissionais são, além de médicos, gestores de suas próprias clínicas e consultórios, e portanto responsáveis pela administração do negócio.
Portanto, devem coordenar o atendimento aos pacientes, se preocupando também com os aspectos financeiros, gestão de pessoas e processos, marketing e muito mais.
Contar com um sistema para gestão de clínicas médicas como aliado significa contar com uma ótima ferramenta que potencializa a sua gestão, e isso impacta positivamente todos os setores do seu consultório ou clínica médica.
4. Falta de organização nos processos da gestão médica
São os processos que compõem a sua clínica. Portanto, eles devem ser controlados e organizados.
O processo de atendimento ao paciente, as documentações referentes ao financeiro, o faturamento dos convênios, e muito mais.
Essa desorganização pode se tornar uma constante no ambiente, e tudo vira uma grande dor de cabeça para o gestor.
Quer saber mais sobre gestão para médicos? Confira nossa trilha de gestão!
5. Falta de integração de serviços da gestão médica
A integração de tarefas e informações faz toda a diferença no dia a dia de um negócio. Principalmente em relação à clínicas e consultórios médicos.
Então, procurar por uma solução que promova essa integração, evita que as informações geradas sejam perdidas, promovendo uma organização que facilita o acesso do médico e da secretária, ao prontuário.
6. Comunicação interna precária
Se a comunicação é capaz de evitar guerras, imagina tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio.
Entenda, o fator comunicação é verdadeiramente poderoso, e não pode ser deixado de lado.
Por isso, estabelecer um canal de conversa entre as pessoas que trabalham com você, melhora o fluxo de processos, e evita que erros simples sejam cometidos.
Sua recepcionista, secretária e todas as outras pessoas, devem ser ouvidas, assim como devem ouvir você, médico gestor.
Por isso, este canal aberto, melhora a convivência entre todos, e ajuda a estabelecer a qualidade do trabalho de todos.
7. Gargalos na segurança da gestão médica
O assunto segurança de dados se tornou um assunto ainda mais sério quando a LGPD entrou na história.
Seu consultório ou clínica é um verdadeiro banco de dados de pacientes. Nome, endereço, contato, histórico médico e muito mais.
Todos dados importantes para que seu atendimento seja feito, mas também são dados delicados sobre muitas pessoas.
Portanto, promover a segurança do armazenamento destes dados, é essencial. Caso contrário você estará descumprindo a lei.
Contar com um software seguro, que mantenha todos os dados de seus pacientes, e da sua gestão armazenados sem correr o risco de lidar com ataques cibernéticos.
8. Tomada de decisão ruim
Tomar decisões faz parte das atividades corriqueiras de um gestor. E quando este médico gestor não tem informações na palma da mão, ele decide de forma cega. O que tende a levar o mesmo a tomar decisões ruins.
As informações referentes à gestão de um negócio, são chamados de indicadores.
Ele mostra como andam os processos, mostrando gargalos na empresa, e ajudando a encontrar soluções.
Os principais indicadores para análise da gestão médica:
- Agendamentos/cancelamentos;
- Ticket médio em clínicas e consultórios;
- Taxa de captação de novos paciente;
- Retenção de clientes;
- Faturamento da clínica ou consultório médico;
- Taxa de ocupação;
- Inadimplência.
Ficar de olho nos dados citados acima, vai ajudar o gestor na hora da tomada de decisão.
Assim, as ações desenvolvidas dentro da clínica médica guiarão seu negócio para o sucesso.
A geração destes dados para análise, não pode ficar na mão de preenchimentos manuais de tabelas.
Caso contrário, não serão dados precisos, e seu empreendimento estará fadado a erros e mais erros.
Conte com um sistema para gestão de clínicas médicas. Através da centralização de sua agenda, prontuário, financeiro e todas as outras atividades administrativas, os relatórios gerados serão precisos.
Um gestor que possui estes dados em mãos, consegue tomar as decisões certas, e faturar muito mais ao fim de cada mês.
Por isso, conheça o sistema de gestão médica Doctor Max, e conte com relatórios precisos e um software pensado para tornar o dia a dia do médico empreendedor, mais fácil!