Devido aos riscos da pandemia de coronavírus, o movimento em clínicas médicas reduziu. Por um lado, algumas clínicas e consultórios fecharam suas portas durante a quarentena; por outro, muitos pacientes deixaram de buscar tratamento médico por medo da COVID-19.
Isso foi um impacto para a gestão médica, principalmente no financeiro. Contudo, as clínicas e consultórios que estavam fechados já estão voltando a abrir e os pacientes estão retornando para consultas e tratamentos.
Ainda assim, não podemos ver isso como se estivéssemos “voltando ao normal”. A pandemia ainda não passou e seu impacto será sentido mesmo muito tempo depois da liberação da vacina. Por isso, é preciso se acostumar a uma nova normalidade e tirar aprendizados desse período.
Nessa realidade, a primeira preocupação na gestão de consultórios deve ser com garantir a segurança do médico, de sua equipe e dos pacientes. Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre como manter a segurança nesse retorno aos atendimentos: Voltou a atender pacientes presencialmente? Confira nossas dicas para sua clínica médica.
Mas a preocupação no retorno dos pacientes não pára por aí! Também é preciso levar em conta que muitos deles ainda estão receosos em sair de casa, e que o movimento da clínica pode demorar a se recuperar.
Por isso, para manter a sua clínica e fortalecer seu financeiro neste momento complicado, é preciso conseguir ter mais agendamentos e fazer com que mais pacientes voltem a consultar presencialmente.
Quer saber como conseguir esse objetivo? Confira nossas dicas:
1. Tenha um contato com seus pacientes
O primeiro passo para garantir o retorno dos pacientes para sua clínica ou consultório médico é o contato com eles.
Se você estava com a clínica fechada, informe que voltou a abrir; se ela já estava aberta, avise que agora todos cuidados estão sendo tomados e que as consultas serão seguras.
Além disso, tenha uma comunicação aberta e direta com seus pacientes, mostrando que você se interessa pelo bem-estar deles e que sua clínica está aí para ajudá-los neste momento.
Mas lembre: o paciente está cada vez mais digital. Por isso, o contato com ele precisa acompanhar essa tendência.
Uma ótima opção é conversar com o paciente via WhatsApp. Com o Doctor Max, isso pode ser feito através da agenda do seu consultório médico, o que dá muito mais eficiência para o processo.
Além disso, também é interessante usar mensagens de e-mail marketing e de SMS para contatar seus pacientes com os recados (algo que pode ser feito automaticamente utilizando o software Doctor Max).
Outra boa estratégia é divulgar essas informações nas redes sociais.
2. Conte com o marketing para médicos
Acabamos de falar sobre a divulgação nas redes sociais, mas o marketing médico para pacientes digitais pode ia ainda mais longe.
Considere usar a internet para divulgar também conteúdos sobre a sua especialidade, dicas de saúde, recomendações para o período de pandemia e muito mais. Sempre levando em conta que devem ser conteúdos interessantes para o paciente, e não simples propagandas da sua clínica.
O principal caminho para fazer isso é através das redes sociais, com posts inteligentes e interessantes, postados com alguma frequência – pelo menos uma vez por semana.
Mas também pode ser legal contar com um site ou blog para sua clínica, para aumentar ainda mais o alcance de seu marketing.
Esse tipo de estratégia de usar conteúdos interessantes, e não apenas propagandas, faz com que os pacientes gostem de acompanhar sua clínica na internet e se tornem mais fidelizados.
Isso certamente vai fazer seu consultório médico receber mais pacientes.
3. Incentive as consultas de rotina
Algo muito importante para ter mais agendamentos, e também cuidar melhor da saúde de seus pacientes, é aplicar a medicina preventiva.
Esse método de medicina envolve ir além do tratamento de doenças – ele busca evitar que o paciente fique doente em primeiro lugar. Para isso, é essencial realizar consultas de rotina.
Mostre para seus pacientes como vale muito mais a pena cuidar de sua saúde antes mesmo de ficarem doentes, incentivando consultas de rotina, boa alimentação e práticas de exercícios físicos.
Se o paciente perceber essa necessidade, ele certamente vai consultar com você com mais frequência. Por isso, tenha isso em mente ao entrar em contato com ele, ou ao fazer publicações nas redes sociais.
4. Mostre que sua clínica está segura
A preocupação com a pandemia de COVID-19 é um dos principais motivos pelos quais os pacientes não estão indo até sua clínica. Por isso, use suas redes sociais e seus canais de comunicação para mostrar que sua clínica ou consultório médico está protegido.
Nesse sentido, seja compreensivo com os receios do paciente, mostre por que é importante continuar as consultas e busque demonstrar que não há risco, se todos os cuidados forem tomados.
Mas lembre-se: não basta dizer para os pacientes que a clínica está segura. É essencial também preparar a clínica para receber esses pacientes.
Por isso, nossa última dica é: prepare ao máximo sua gestão de consultório para garantir a segurança de todos e para retomar os atendimentos com tranquilidade!
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