Você médico gestor, sabe o que é o Canvas? Já imaginou implantá-lo em seu consultório ou clínica médica?
Uma vez que o curso de medicina não oferece aulas de administração, quando um médico decide abrir e gerir sua própria clínica médica, ele se depara com muitos desafios.
Uma ferramenta que ajuda a desenvolver uma gestão eficiente de forma facilitada, é o Canvas.
Este método auxilia o médico gestor a entender seu mercado e tomar decisões de forma mais certeira.
Quer entender porque o Canvas é uma ótima opção para clínicas médicas?
Então continue sua leitura e inicie uma gestão mais eficiente agora mesmo:
Canvas Business Model: o que é?
O “Canvas Business Model”, é também conhecido como “Quadro de modelo de negócios”.
Se trata de uma ferramenta de gerenciamento estratégico, e funciona como um mapa para guiar a gestão de um negócio.
O canvas é composto por 9 blocos que devem ser completados pelo gestor, para que ele visualize seu negócio por completo. Confira sobre o que cada bloco trata:
Sua clínica ou consultório médico, também é um negócio que deve apresentar bons resultados.
Portanto, ao aplicar o canvas em sua gestão, será possível alcançar a alta performance dos seus processos.
Como aplicar o Canvas na gestão de clínicas e consultórios?
Confira como aplicar o canvas de forma prática para desenvolver uma gestão eficiente de sua clínica ou consultório médico.
Proposta de valor
O que sua clínica vai oferecer para a sociedade, que agrega valor para os seus pacientes? Este tópico trata da gestão de expectativa dos pacientes.
Quando o paciente procura um médico, ele possui uma determinada expectativa, não é mesmo?
Neste caso, o que é feito para que você supere as expectativas e ofereça uma experiência incrível para seus pacientes?
Segmento de pacientes
Conhecer qual seu segmento de pacientes é essencial! Afinal de contas é para este público alvo que você vai trabalhar.
Identifique o perfil destas pessoas e procure entender seu modo de vida, seus interesses, desejos e necessidades.
Assim ficará mais fácil saber como atender estas pessoas, e fidelizar pacientes.
Canais de comunicação
Investir em marketing é simplesmente essencial, e para que este investimento seja válido, é necessário escolher quais serão os canais de comunicação onde você vai divulgar seu trabalho.
Pode ser site, e-mail marketing, página no Facebook, Instagram ou linkedin.
Independente da sua escolha, esse tipo de iniciativa vai dar espaço para que muitas pessoas contatem e conheçam a sua clínica médica.
Relacionamento com Paciente
Decida como você e sua equipe vão se relacionar com seu paciente. Lembre-se de que seus colaboradores terão contato com seu paciente, mesmo que de forma rápida, e é essencial garantir que todos tratem o paciente muito bem!
Fontes de Receita
As fontes de receita da sua clínica são todas as entradas financeiras do consultório. Procure mapear e identificar de onde elas vêm.
Pense no valor de seu atendimento em relação aos custos do seu funcionamento, a fim de encontrar um equilíbrio.
Recursos Principais
Se trata de tudo aquilo que é utilizado para dar vida a sua clínica e fazer com que ela tenha uma proposta de valor. Não são apenas os recursos financeiros.
Leve em conta os recursos intelectuais, humanos, tecnológicos, equipamentos e tudo o mais que tenha impacto direto na experiência do paciente.
Atividades-chave
Quais tipos de atendimentos serão oferecidos em sua clínica médica? Apenas consultas? Alguns exames também?
Todas as atividades envolvidas em sua proposta de valor devem ser consideradas.
Alguns exemplos destas atividades-chave, são: atendimentos personalizados, capacitação de pessoal, aluguel de salas, compra de material, etc.
Parcerias-chave
Algumas contratações de empresas serão necessárias para desenvolver seu trabalho dia após dia.
Procure parcerias que possam ser vantajosas para sua administração e liste elas neste tópico.
Estrutura de custo
Se refere aos custos necessários para gerar valor a experiência do paciente, a fim de tornar o consultório acessível para o seu público alvo. Além do seu custo de funcionamento.
Liste cada um deles e mantenha o controle da média de custo de cada item na sua lista.
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