A telemedicina em consultórios ou clínicas médicas já é uma realidade. Médicos podem fazer consultas digitais através da teleconsulta, teleorientação e outras ferramentas que fazem parte dessa integração tecnológica ao cuidado da saúde.
Sabemos que a telemedicina tem muitos benefícios, que incluem atender pessoas distantes geograficamente, aumentar a segurança de médicos e pacientes, melhorar sua gestão e sua agenda, aprimorar os tratamentos e fidelizar mais pacientes.
Essa possibilidade é ainda mais importante em tempos de coronavírus, que vem causando um grande impacto em pequenas clínicas e consultórios médicos.
No entanto, para aproveitar todas as vantagens dessa possibilidade de medicina à distância em sua clínica médica, e ainda manter a gestão da clínica médica em meio à crise, é preciso saber como escolher um sistema com telemedicina.
Software com telemedicina ou sistema exclusivo de telemedicina
Com a liberação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), muitas empresas começaram a disponibilizar diferentes tipos de sistemas para servirem de base para esses novos atendimentos.
Entre os sistemas hoje disponíveis, há vários que são feitos exclusivamente para a telemedicina. Você adquire ou assina um software e recebe em troca uma ferramenta que permite realizar teleconsultas, teleorientações e teleinterconsultas – é isso que você precisa, não é?
No entanto, esses sistemas têm uma limitação importante: como são exclusivos para a telemedicina, falta integração com os outros setores de sua clínica!
A melhor opção para telemedicina em consultórios precisa de integração e compreensão de que o trabalho dentro de uma clínica ou consultório envolve muitos outros fatores.
Por isso, o caminho é contar com um software com telemedicina integrada ao sistema de gestão médica. Assim, ele permite a utilização da telemedicina de forma conjunta com o prontuário eletrônico, a prescrição digital, a agenda da clínica médica e que ainda conte com mais ferramentas que fazem a diferença em tempos de COVID-19 ou mesmo fora da pandemia.
Quais funcionalidades um software com telemedicina precisa ter
Para ajudar a escolher o sistema para usar a telemedicina em seu consultório, organizamos algumas funcionalidades que são importantes para a eficiência desse processo.
Vamos considerar também a integração das ferramentas com outras funcionalidades do sistema, de forma a dar ainda mais qualidade ao atendimento.
1. Integração com a agenda digital
Um bom sistema de gestão médica precisa contar com uma agenda digital e inteligente, para organizar com mais eficiência seus atendimentos, evitar erros e permitir que você aproveite melhor o seu tempo. Isso tudo também é importante nas teleconsultas.
Essa integração entre a ferramenta de telemedicina e a agenda digital vai permitir organizar adequadamente todos os horários – sejam presenciais ou online – e aproveitar o dinamismo das teleconsultas para manter sua agenda sempre cheia.
Se o sistema ainda oferecer uma agenda médica digital de qualidade, como a agenda médica Doctor Max, você também pode confirmar a consulta pelo WhatsApp, ter acesso ao prontuário do paciente com agilidade e muito mais.
2. Facilidade de acesso
O sistema de teleconsultas precisa ser fácil para o acesso do paciente, que muitas vezes pode ter conhecimentos limitados sobre tecnologia.
O ideal é que o paciente receba um link individual por WhatsApp, e-mail ou SMS, e possa simplesmente clicar nele e ir direto para a chamada em vídeo, sem precisar de cadastros ou outras complicações. A agenda Doctor Max, por exemplo, envia esse link automaticamente para o paciente 15 minutos antes da consulta.
Mas é importante lembrar que alguém precisa fazer o cadastro do paciente para armazenar as suas informações e os dados do atendimento. Por isso, vale a pena contar com um sistema de teleconsulta integrado, que já utilize os dados do paciente que estão disponíveis no seu banco de dados, facilitando o processo para todos.
3. Integração com o prontuário eletrônico
Se o seu prontuário eletrônico for integrado ao sistema de teleconsultas, você consegue fazer um atendimento de maior qualidade com muita praticidade. Isso porque você terá as informações do paciente ao seu alcance durante todo o processo.
Além disso, a integração ainda permite que as informações, anotações e prescrições da teleconsulta sejam anexadas ao prontuário de forma muito mais prática.
Assim, todos os dados do paciente ficam concentrados em um só lugar, de forma integrada, melhorando seu atendimento, seus diagnósticos e também a gestão da sua clínica médica.
4. Prescrição digital
A prescrição digital tem muitas vantagens tanto para o médico e sua clínica quanto para o seu paciente, reduzindo riscos de erros, facilitando os processos e melhorando o atendimento e o tratamento como um todo.
Além disso, ela é essencial no processo de teleconsultas. Afinal, permite que você prescreva um tratamento ou um medicamento para o paciente que está distante de sua clínica, sendo atendido de forma virtual.
5. Sistema disponível 100% online
Além de facilitar muito sua gestão, um software disponível na nuvem ajuda sua atuação na telemedicina.
Com ele, você tem acesso às teleconsultas em qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo com acesso ao sistema. Assim, você pode realizar consultas mesmo em home office, ou fazer atendimentos de urgência sem precisar ir até a clínica.
Além disso, você pode conferir o prontuário, os pagamentos e os dados do paciente com facilidade e agilidade, antes, durante ou depois da consulta.
Essas possibilidades mostram como a tecnologia pode ajudar sua clínica. Confira mais em nosso eBook: A tecnologia como aliada da sua clínica médica.
6. Segurança de dados e informações
É essencial que o sistema garanta a segurança do médico e do paciente na telemedicina. Isso porque os dados trocados durante uma consulta digital são pessoais e não devem ser acessados por pessoas não autorizadas.
Um sistema de gestão na nuvem ajuda a fortalecer essa segurança, mas o fornecedor do software precisa garantir a criptografia dos dados e a adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
7. Suporte de qualidade
Toda ferramenta digital precisa contar com um bom suporte, e o sistema de telemedicina não é exceção. Mesmo que o software seja de ótima qualidade, você pode ter dúvidas sobre sua utilização.
Por isso, questione a agilidade e a qualidade do suporte antes de contratar o seu sistema.
8. Confiabilidade do sistema
Um ponto essencial: a empresa desenvolvedora do sistema precisa ser confiável! Adquirir um sistema de telemedicina de uma empresa desconhecida pode acabar colocando em risco não apenas suas consultas, mas também todos os dados de seus pacientes e da sua clínica médica.
Por isso, busque uma empresa de confiança, como a RH Software, responsável pelo Doctor Max. A RH está no mercado desde 1994 e é referência em sistemas para saúde.
9. Mais funcionalidades
Na hora de escolher seu sistema com telemedicina integrada, vale a pena pensar também nas outras vantagens que ele pode levar para sua clínica médica. Conheça outras funcionalidades do Doctor Max!
Dica bônus: analise os custos
Além de analisar todas as funcionalidades, é preciso levar em conta os custos que uma ferramenta de telemedicina pode ter na sua clínica.
Muitas empresas aproveitam que a teleconsulta auxilia clínicas durante a crise da COVID-19 e cobram valores altos para os sistemas com telemedicina.
Por isso, vale a pena conhecer o sistema de telemedicina integrado ao Doctor Max. Ele conta com todas as vantagens e funcionalidades acima, além de ser totalmente gratuito para todos os usuários do software.
Conheça o software com telemedicina Doctor Max.
Entenda mais sobre telemedicina
Para realmente aproveitar as vantagens e saber como escolher um sistema com telemedicina, é muito importante entender bem como funciona essa possibilidade tecnológica. Para isso, confira nosso eBook gratuito repleto de informações sobre o assunto: