Muitos médicos têm se perguntado como manter a mesma excelência dos atendimentos presenciais nas teleconsultas. É claro que ambas as situações são bem diferentes. Até porque as consultas virtuais não substituem o atendimento presencial.
Seu paciente é digital. Esse fato, somado ao cenário da pandemia da COVID-19, tornou a teleconsulta uma ferramenta essencial em clínicas e consultórios.
Com isso, surgiram algumas demandas, como manter um bom relacionamento com o paciente, oferecer uma experiência positiva e resolver os problemas de saúde. Tudo isso é importantíssimo, não apenas para seu paciente, mas também para o sucesso da clínica.
Suas finanças dependem da satisfação do paciente para que ele volte a consultar com o médico e para que ele indique a clínica para amigos e familiares.
Continue sua leitura e descubra como ter um atendimento positivo mesmo através das teleconsultas:
1- Seja pontual
Isso é regra nos atendimentos presenciais e não deve ser esquecido nos atendimentos a distância. Seja pontual nos compromissos agendados com seu paciente.
A verdade é que ninguém gosta de esperar, e quando alguém agenda seu horário no médico, essa pessoa organiza as atividades do seu dia para não se atrasar. Isso mostra respeito com o trabalho do médico. Porém, o mesmo é esperado do profissional de saúde.
Por essa razão, a agenda deve ser organizada de acordo com as demandas de cada tipo de atendimento. Primeiras consultas podem demorar uma hora ou mais para serem feitas. Quando for agendar o paciente, leve isso em consideração.
Para garantir que você está levando em conta o tempo real, cronometre alguns atendimentos e faça uma média de tempo. Assim, ficará difícil que atrasos aconteçam.
Uma agenda organizada dessa forma é muito importante e mostra profissionalismo por parte de toda a equipe da clínica.
2- Faça perguntas ao paciente
Muitos médicos esquecem de fazer perguntas para seus pacientes para entender todo o cenário em que eles vivem. Por vezes, o relato do paciente sobre seus sintomas não está completo e é preciso que o médico saiba perguntar sobre outras diversas situações.
É importante destacar que isso não é algo que ajuda apenas no diagnóstico. Perguntar também ajuda a criar um vínculo positivo entre o médico e o paciente.
As pessoas atendidas em suas teleconsultas já são seus pacientes. Por isso, procure saber mais da vida delas. Onde elas moram, qual sua ocupação, se mora com a família e o que costuma fazer no seu tempo livre.
Esse tipo de conversa cria vínculos e faz com que o paciente se sinta verdadeiramente importante. O médico que ouve seus pacientes e realiza perguntas sobre sua vida pessoal abre uma porta para que exista um relacionamento, melhorando a experiência das pessoas atendidas em sua clínica.
3- Crie uma cultura de atendimento humanizado
Muito se fala sobre atendimento humanizado, não é mesmo? Aqui no blog da Doctor Max já falamos sobre isso diversas vezes! E não é por acaso: esse é um assunto realmente importante.
Ter empatia, saber ouvir seu paciente, ser simpático e dar a atenção devida são alguns dos fatores que compõem um atendimento humanizado.
A importância de aplicar isso em sua clínica? Ao atender seu paciente de maneira mais humana, ele é fidelizado. E fidelização é algo precioso, uma vez que pode atrair novos pacientes indicados por quem já costuma frequentar sua clínica.
Você pode aprender ainda mais sobre o assunto conferindo nosso post: O que é um atendimento humanizado e qual a sua importância para uma clínica médica?
4- Escute os feedbacks de seus pacientes
O médico precisa saber, pelos olhos do paciente, como é a experiência de ser atendido através da teleconsulta em sua clínica.
Vamos entender isso melhor?
Marcas costumam enviar pesquisas de satisfação para seus clientes. Existe uma razão para isso: entender como as pessoas se sentem quando adquirem algo da empresa. Ao ter essas informações em mãos, é possível compreender o que a marca está fazendo de errado e tomar atitudes que melhorem a experiência do seu cliente.
É possível fazer o mesmo em sua clínica ou consultório médico!
Basta enviar uma pesquisa para seu paciente após a teleconsulta, perguntando como foi a experiência dessa pessoa. Isso pode ser feito através do e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal que a clínica utilize para contatar o paciente.
Lembre-se de analisar as respostas de seus pacientes e reavaliar a maneira como o médico, assim como os outros membros da equipe, estão atendendo seu público.
5- Atue também no pós-atendimento
Muitas clínicas esquecem que o atendimento não se trata apenas do contato com o paciente para agendamento e durante a consulta. Também existe o pós-atendimento!
O próprio envio da pesquisa, citado no tópico anterior, é uma maneira de estabelecer o pós-atendimento. Mas outras mensagens e contatos podem ser realizados pela sua equipe! Confira algumas maneiras de fazer isso:
- Enviando mensagens em datas comemorativas importantes (aniversário, Natal e Ano-Novo, por exemplo);
- Lembrando quando for hora de retornar para uma nova consulta;
- Perguntando como o paciente está.
6- Invista em tecnologia
Uma das tecnologias mais importantes de se contar na hora de realizar uma teleconsulta é a prescrição digital. Na maior parte das vezes que seu paciente é atendido, essa consulta gera uma prescrição com os remédios que devem ser tomados no tratamento do quadro clínico.
Muitas vezes os médicos escrevem essas informações a próprio punho e entregam nas mãos do paciente. Porém, isso se torna impossível nas consultas virtuais!
Ao contar com a prescrição digital, a receita médica pode ser enviada para seu paciente. Assim, basta que ele acesse essa informação e vá até uma farmácia para comprar os medicamentos e iniciar seu tratamento.
Porém, a prescrição não é a única tecnologia que pode auxiliar sua clínica nos atendimentos online! Contar com um prontuário eletrônico também pode facilitar, e muito, a vida do médico, afinal ele acessa facilmente o histórico do seu paciente em poucos cliques.
Outra ferramenta muito importante é a plataforma de telemedicina utilizada pela clínica na realização das teleconsultas!
É preciso saber escolher a plataforma ideal para sua clínica, mas, mais importante do que isso é escolher um sistema de gestão médico que conte com essa ferramenta integrada a muitas outras, como acontece no Doctor Max!
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