Você faz a confirmação de consultas em sua clínica médica? Entra em contato com o paciente previamente para ver se ele vai comparecer mesmo?
Muitos médicos ignoram essa ação, afinal, a secretária precisa dedicar um tempo considerável para conferir a agenda médica e confirmar cada consulta. É uma ação um pouco trabalhosa. Enfim… é preciso avaliar se vale mesmo a pena.
Para responder essa questão, vamos avaliar o que acontece quando um paciente falta à sua consulta. Vem com a gente!
Confirmar a presença do paciente é importante?
As principais fontes de receita de uma clínica médica são as consultas, não é? Cada atendimento gera uma movimentação financeira em seu fluxo de caixa que é essencial para a manutenção do seu trabalho.
No entanto, quando um paciente falta em uma consulta agendada, ele causa um problema para esse processo. Ele não paga pelo atendimento, mas, ainda assim, o médico, a equipe e o espaço da clínica estavam todos lá, disponíveis para ele – nesse caso, sem receber nada por isso.
Vamos fazer um cálculo rapidinho para entender melhor a questão? Vamos imaginar números redondos, para facilitar as contas:
Se você tem 10 consultas marcadas para um dia e em cada uma o paciente para R$ 100, ao final do dia sua clínica vai receber R$ 1.000, certo? É desse valor que sai a comissão do médico, o salário dos funcionários, a compra de equipamentos, o pagamento de energia e água, e tantos outros gastos envolvidos no trabalho médico.
No entanto, se um cliente falta e não avisa a tempo para você encaixar outro atendimento no seu horário, o valor dessa consulta é perdido. Então, dos nossos R$ 1.000, seu consultório médico vai receber apenas R$ 900. Se dois pacientes faltarem, é uma queda para R$ 800.
Se isso acontecer de vez em quando, tudo bem. É um prejuízo que pode ser contornado tranquilamente. No entanto, se sua clínica enfrentar faltas com frequência, seu financeiro fica seriamente prejudicado.
Além disso, as faltas bagunçam toda a sua agenda. É preciso reorganizar os horários e encaixar o paciente outro dia.
Então, se avaliarmos bem, a confirmação de consultas realmente vale a pena.
Os principais benefícios de confirmar a consulta com seu paciente são:
- Evitar prejuízos;
- Melhorar a organização da agenda;
- Prevenir a perda de tempo;
- Aprimorar o relacionamento com o paciente.
Como confirmar agendamento com facilidade
O primeiro passo para uma confirmação de consultas eficiente é ter uma boa agenda online, com os horários e informações dos pacientes facilmente acessíveis.
Tendo essas informações, um dos meios mais comuns para entrar em contato com o paciente é o telefone. Sua secretária pode ligar para ele e perguntar se ele poderá estar presente na hora da consulta.
Contudo, essa estratégia não é a melhor, por três motivos:
- Muita gente não gosta de atender o telefone;
- Um telefonema pode atrapalhar o trabalho ou o lazer do paciente;
- Ligar para pacientes e esperar na linha para cada atendimento ocupa muito o tempo da secretária.
No entanto, há outras opções: principalmente SMS, e-mail e WhatsApp.
As vantagens desses meios começam com o fato de que as pessoas costumam preferir receber uma mensagem, que elas podem responder a qualquer momento, do que uma ligação, que precisa ser atendida na hora.
Assim, sua confirmação não atrapalha o dia do seu paciente. Essa é uma vantagem para o relacionamento da sua clínica com ele e é uma ótima adequação à realidade de que temos pacientes cada vez mais digitais.
Além disso, a perda de tempo no contato é muito menor! Sem ter de esperar na linha a cada contato, sua secretária ganha muita agilidade nas suas funções.
Isso fica ainda melhor se o seu software médico integrar os contatos de SMS, e-mail e WhatsApp à agenda e ao cadastro de clientes! O processo ganha em eficiência e agilidade, e a alteração na agenda também fica muito mais fácil.
Sabendo disso, o sistema Doctor Max disponibiliza essa integração de forma plena: confira nas nossas funcionalidades.
Todas essas questões melhoram a rentabilidade da sua clínica médica e, como bônus, favorece a satisfação e a fidelização de pacientes: algo essencial para manter seu financeiro sempre positivo e sua agenda sempre cheia.
Quer mais dicas para fidelizar pacientes? Então acesse nosso eBook gratuito: