Hoje, a linha de frente da batalha contra a propagação do novo coronavírus, SARS-CoV-2, é feita por médicos e profissionais da saúde.
No entanto, o impacto da pandemia da COVID-19 no mundo todo já está sendo sentido em vários níveis da economia. Com certeza, o setor da saúde também terá de encarar consequências e vai ser preciso repensar a gestão médica em meio à crise.
Clínicas grandes e hospitais sofrerão um choque econômico considerável. No entanto, esses empreendimentos maiores possuem uma segurança financeira que os menores não têm. E são estes que vão sentir o baque de forma mais profunda.
Muitos profissionais liberais da saúde, além de pequenas clínicas e consultórios médicos, possuem sua renda muito dependente dos atendimentos do dia a dia.
Com as recomendações de isolamento social para conter a expansão da COVID-19, suas portas estão fechadas ou, pelo menos, seus atendimentos estão reduzidos. Isso a não ser que sua especialidade tenha relação direta com o tratamento do coronavírus. Neste caso, você pode enfrentar uma superlotação de seu consultório médico.
Se, do contrário, você não tiver especialização na área, este período significará queda de faturamento, uma bagunça no fluxo de caixa e o distanciamento de pacientes.
O problema é sério e demanda estratégias apropriadas. Por isso, continue lendo. Vamos apresentar formas de a sua gestão médica alcançar três objetivos neste momento de pandemia:
- Manter o financeiro da sua gestão de saúde;
- Evitar o distanciamento dos pacientes de sua clínica médica;
- Ajudar ainda mais no combate ao coronavírus.
Vem com a gente!
Como manter o financeiro da sua gestão médica durante a pandemia de coronavírus
O primeiro ponto é algo que tem assustado não apenas profissionais da saúde ou gestores de clínicas médicas, mas também todo o tipo de empreendedor e também trabalhadores do país.
Afinal, a economia certamente sofrerá em um momento como este. Vidas humanas estão em jogo e elas devem ser prioridade, por isso o isolamento social e a redução das aglomerações de pessoas são essenciais.
O próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda o isolamento como a estratégia mais correta para a contenção da COVID-19.
Isso significa que, se você não atende diretamente pacientes de COVID-19, os atendimentos de sua clínica terão de diminuir – sendo feitos preferencialmente apenas os emergenciais.
Nessa situação, temos duas recomendações que podem ser muito relevantes para a sua saúde financeira:
1. Cuide de perto a gestão financeira de sua clínica médica
Este passo é essencial não apenas durante uma situação de crise como a do coronavírus. Uma boa gestão financeira pode deixar sua clínica longe do vermelho e segura contra a falência.
Mas agora, com a situação atual, isso é ainda mais sério para a gestão médica de pequenas clínicas e de profissionais liberais da saúde. É preciso organizar os fluxos de caixa com precisão, controlar receitas e despesas, ter uma boa gestão de seus boletos e, se possível, cobrar pacientes inadimplentes.
Para tudo isso, você precisa de um controle preciso, e um software de gestão pode ser a chave para te ajudar a não cometer erros de gestão médica
2. Considere usar a telemedicina
Neste período de pandemia, as entidades reguladoras liberaram a possibilidade do uso da telemedicina! Essa é uma forma muito útil de manter seu atendimento médico durante essas semanas.
Assim você pode fazer consultas e atendimentos com seus pacientes sem que eles precisem ir até seu consultório médico. Isso mantém seu fluxo de caixa em movimento sem colocar em risco a saúde de seus pacientes, ou a sua.
E não é só isso: Essa estratégia vai mais além, afinal, o trabalho de um médico não é movimentar o fluxo de caixa, e sim proteger vidas! Por isso, através da telemedicina você consegue continuar cuidando das vidas dos pacientes que precisam de você.
Além disso, com a telemedicina, você consegue manter um relacionamento com seus pacientes, de forma que eles não se afastem demais da sua clínica. Mas isso nos leva ao próximo tópico:
Como evitar a perda de pacientes durante a pandemia
Durante a pandemia, muitos pacientes podem acabar se distanciando de sua clínica e todo o trabalho de conquista e fidelização do paciente podem se perder.
Por isso, este é um momento também de fidelizar seu paciente. Você deve manter a relação entre ele e sua clínica médica durante todo o período, para que ele volte a te procurar sempre que precisar de um atendimento.
A telemedicina pode ser um caminho para isso! Com atendimentos virtuais, você mantém o relacionamento e ainda continua cuidando da saúde do seu paciente. Você pode até utilizar o WhatsApp no seu atendimento.
Mas, para isso, você precisa de um bom controle das informações, prontuários e documentos da sua clínica. Um bom software de gestão médica pode te ajudar a ter todos esses dados à mão.
Além disso, você pode contar com o marketing médico para pacientes digitais para continuar gerando conteúdos e informações interessantes para seus pacientes. Esteja nas redes e mostre para eles que você continua seu trabalho, buscando levar a informação até eles.
Isso certamente ajudará a promover a fidelização e ainda mais: ajudará a sociedade a lidar com o pandemia de forma saudável. Afinal, seus conhecimentos de medicina e as informações que você pode passar podem ser muito úteis para quem as ler.
Você também pode usar a medicina solidária para atuar de forma ainda mais presente neste momento de crise e distribuir o máximo de informações para auxiliar no combate ao coronavírus. Afinal, médicos e profissionais de saúde são guardiões da vida!