A pandemia do coronavírus é um problema de saúde que vem afetando pessoas do mundo inteiro. Centenas de milhares de casos já foram confirmados no Brasil, somando-se aos milhões do resto do mundo.
Além do problema de saúde, a COVID-19 também desencadeia uma crise financeira. O medo da doença, a insegurança com as decisões tomadas pelo país e o isolamento social acabam reduzindo a confiança em investimentos e também a quantidade de dinheiro circulando – e isso afeta todo mundo.
Junto desses problemas, uma nova crise começa a chamar a atenção: a crise psicológica.
O impacto psicológico da COVID-19
A tensão e o medo causados pela doença, juntos da insegurança e da dificuldade financeira, afetam diretamente o psicológico de muita gente. Em situações mais extremas, podem chegar a desenvolver casos de depressão e ansiedade. Ou aprofundar muito casos de transtornos psicológicos já existentes.
Isso se torna ainda mais sério no Brasil, já que, segundo dados da OMS, somos o país que mais tem pessoas com transtorno de ansiedade em toda a América. São 8,6 milhões de brasileiros convivendo com a doença – isso representa 9,3% da população.
E o impacto é considerável. Para ter um exemplo, podemos falar sobre o surto de SARS – outra cepa de coronavírus – que aconteceu entre novembro de 2002 e agosto de 2003. A epidemia foi consideravelmente menor do que a da COVID-19, contaminando 8.422 pessoas, mas sua letalidade era maior.
Uma pesquisa de 2010, em Taiwan (um dos países mais atingidos pela doença), mostrou que 11,2% dos participantes sofriam de ansiedade, depressão, insônia e sentimento de inferioridade quatro meses depois do fim da epidemia. Um ano depois, esse percentual foi para 8%, mostrando como o impacto da doença aumentou os transtornos psicológicos.
Você, como profissional da saúde, certamente sabe o tamanho do impacto que os transtornos psicológicos podem ter na vida das pessoas.
Por isso, é essencial buscar dar apoio para seus pacientes que podem estar sofrendo com medo, crises de ansiedade ou até depressão por causa da doença.
É importante lembrar que o atendimento a esse tipo de problemas deve sempre ser feito pelos profissionais corretos – psicólogos ou psiquiatras. No entanto, outros médicos também podem ajudar, mesmo que seja à distância. Você estará fazendo um imenso favor aos seus pacientes e eles certamente vão lembrar disso e você vai melhorar seu relacionamento com eles.
Para você, médico, poder ajudar seus pacientes com bastante eficiência, preparamos algumas dicas e estratégias. Continue lendo e confira:
1. Publique dicas e conteúdos nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas que fazem a diferença em tempos de covid-19. Através delas, sua clínica médica pode manter o relacionamento com o paciente, criar um atendimento humanizado de forma digital e ainda fortalecer a comunicação médico-paciente.
Através de redes como o Facebook e o Instagram, você pode oferecer conteúdos para seus pacientes em tempos de coronavírus. Esses conteúdos podem ser informações para ajudá-lo a se proteger do coronavírus.
Produza postagens que expliquem o que o vírus é, como ele se propaga, como o paciente pode se cuidar e a importância de manter o isolamento social. Fale também sobre as fake news e ajude seu paciente a não cair em histórias mentirosas.
Além disso, você pode também oferecer conteúdos com dicas de saúde que tenham a ver com sua especialidade, mostrando para seus pacientes que você continua ajudando-os nesse sentido – com isso, além de ajudá-los, você reforça sua posição como autoridade no assunto.
É possível também dar dicas de saúde mais gerais, repetindo a importância de manter a imunidade alta neste período e sempre se manter saudável.
Algumas sugestões para isso são dicas de exercícios físicos e também de alimentação adequada. Isso mostra que sua clínica médica está preocupada com o bem-estar geral dos pacientes.
Se você quer saber mais sobre posicionamento no Instagram – uma das principais redes sociais no Brasil e no mundo – confira o nosso eBook: Instagram para médicos: o guia do sucesso!
2. Se mostre disponível para ajudar
Em momentos de insegurança, é essencial saber que tem alguém para te ajudar, não é? Por isso, mostrar-se disponível é um grande passo para ajudar seu paciente – além de fortalecer o relacionamento e facilitar a fidelização.
Você pode fazer isso nos seus conteúdos de redes sociais, deixando claro que está à disposição para ajudar e tirar dúvidas. Sem nunca esquecer de responder todos os comentários.
Além disso, é preciso que tanto o telefone quanto o WhatsApp da clínica estejam disponíveis, para que o paciente possa entrar em contato quando precisar.
Lembre que o WhatsApp é uma ferramenta muito poderosa para ter um contato rápido e direto com o paciente.
3. Continue a atender seus pacientes
Não é porque estamos em tempos de coronavírus que as outras doenças vão parar, certo? Por isso, seu atendimento continua sendo essencial!
Avalie muito bem quais são os atendimentos que precisam acontecer presencialmente e tome todos os cuidados necessários para que sua clínica esteja protegida contra a COVID-19.
Já para os atendimentos que não necessitam tanto do atendimento presencial imediato, você pode complementar o relacionamento com o paciente através da teleconsulta.
Essa é uma forma de atendimento através de videochamadas que permite cuidar do paciente onde quer que ele esteja, facilitando inclusive o seu contato em momentos de urgência ou emergência.
Com a integração de uma ferramenta de teleconsulta ao seu sistema de gestão, você conta ainda com o prontuário eletrônico para facilitar o atendimento e também para organizar todos os dados sobre o tratamento do paciente no mesmo lugar.
É possível até receitar medicamentos e tratamentos à distância, utilizando a prescrição digital em clínicas médicas. Isso de maneira complementar aos atendimentos presenciais.
Mostrando aos seus pacientes que seu consultório médico continua atendendo às necessidades deles, você consegue ajudá-los a passarem mais facilmente pela insegurança causada pelo coronavírus.
Além disso, fazer atendimentos à distância permite que você cuide da saúde de pacientes em isolamento social ou em quarentena, e ainda ajuda no controle de contas de clínicas médicas.
4. Tenha um atendimento humanizado
Seja em consultas presenciais, atendimentos virtuais ou até mesmo no contato pelas redes sociais, você precisa mostrar ao máximo um atendimento humanizado.
Quando o paciente está fragilizado – como agora, com a insegurança a respeito da doença – ele precisa ainda mais de empatia, de compreensão da parte do médico e demais profissionais de clínicas médicas.
Se for humanizado, o relacionamento com o paciente tem um potencial muito grande de ajudá-lo a ficar mais tranquilo frente às dificuldades do período.
5. Busque entrar em contato com os pacientes
Muitos de seus pacientes não o acompanham nas suas redes sociais, tampouco vão procurar sua clínica médica para pedir ajuda. Mas isso não quer dizer que eles não precisem de um apoio neste momento.
Para isso, você pode contar com envios de mensagens via e-mail e SMS, que vão diretamente para o celular do seu paciente e mostram que sua clínica está querendo ajudá-lo.
O software Doctor Max possui uma funcionalidade específica para isso, permitindo envio de mensagens de e-mail ou SMS automáticas, alcançando muitos pacientes com pouco esforço.
Com campanhas como essas, você aproxima muito mais a comunicação médico-paciente, seja em tempos de COVID-19 ou não.
Fidelize seus pacientes
Com um atendimento que realmente está interessado em melhorar a situação dos pacientes e ajudá-los neste momento de coronavírus, a gestão de clínicas e consultórios médicos fortalece o relacionamento, melhora a comunicação e, é claro, fideliza muito mais pacientes.
A fidelização de pacientes é essencial para a saúde financeira de sua clínica e fortalece sua posição como referência médica na sua especialidade.
Para conseguir fidelizar ainda mais, confira nosso eBook: