O e-mail é algo que usamos todos os dias, não é mesmo?
Já o e-mail marketing é uma estratégia que busca melhorar o relacionamento de uma marca com as pessoas.
Essa ferramenta permite que a comunicação com seus consumidores seja muito mais eficaz.
Todos nós já recebemos algum. Seja aquele e-mail com alguma oferta, seja aquele outro, com o feedback de algum curso que realizamos: e-mail marketing é uma estratégia de comunicação, aproximação e venda que ainda funciona e está em alta!
Com o e-mail marketing, através de conteúdos relevantes ao seus pacientes, é possível estabelecer uma comunicação muito mais próxima.
Para clínicas médicas, o e-mail marketing é uma estratégia que realmente aproxima médicos de clientes.
Quer saber como aplicar essa ferramenta de comunicação dentro da sua clínica ou consultório médico? Continue a leitura!
As vantagens do e-mail marketing para sua clínica médica
O alcance do e-mail marketing é abrangente. Através dele é possível criar uma ou várias listas de contatos que sejam potenciais clientes, clientes fiéis, assinantes de newsletter, o que trazer mais visibilidade para a sua clínica médica.
O processo de escrever e enviar um e-mail se dá de forma rápida e possibilita que seja feito contato com um grande número de pessoas.
Caso você use os e-mails como forma de aproximação dos clientes com a sua clínica ou consultório médico, o assunto tratado vai nutrir o interesse das pessoas na sua clínica.
Dessa forma, ao enviar esses e-mails, você conseguirá divulgar seus serviços para um grande número de pessoas, em um período de tempo bastante curto.
Outra grande vantagem é a segmentação de público facilitada neste método de marketing. Toda a empresa prospecta como cliente um tipo específico de público.
Dentro do seu consultório você pode ter clientes interessados somente nas consultas de rotina e outros interessados em serviços mais longos, planos mais duradouros. Isso é segmentação.
Falar diretamente com cada público permite que suas ações de marketing tragam muito mais retorno!
Além do mais, esta estratégia não demanda de altos valores de investimento.
Isso significa que sua clínica tem ações de marketing de baixo custo com altas taxas de resultados.
Como o e-mail marketing pode ser aplicado na sua clínica médica?
Agora que você conhece todos os benefícios advindos do e-mail marketing, você deve estar se perguntando como aplicar a técnica na sua clínica médica.
Existem diversas formas de colocar o e-mail marketing em prática.
Confira 4 formas de aplicar em sua clínica e alcançar mais pessoas e pacientes:
Confirmação de consultas
Uma das maiores dificuldades nos consultórios e clínicas médicas é realização da confirmação das consultas.
Essa atividade demanda muito tempo de sua secretária e, se feita manualmente, pode apresentar várias falhas de processo.
Mesmo que a confirmação seja feita por telefone, por vezes o cliente não pode atender ao telefonema naquele momento, ou não vê.
O que demanda que a tentativa de contato seja feita outras vezes ou que esse contato nem seja realizado.
Nesse caso, o e-mail marketing se torna uma solução que facilita e agiliza processo.
Através da automação de e-mails é possível programar o envio das mensagens para os pacientes para confirmar a consulta.
Existem algumas ferramentas que podem ser conectadas ao e-mail, para lhe avisar se o mesmo foi lido pelo destinatário.
Avisar o paciente sobre a necessidade do retorno
O pós-atendimento é outro fator muito importante para o fortalecimento do seu relacionamento com o paciente.
O e-mail marketing pode ser utilizado para avisar o paciente sobre a necessidade de uma outra consulta.
Pense em ressaltar a importância de cuidar da saúde deste paciente. Assuntos como qualidade de vida podem ser abordados aqui.
Esse tipo de e-mail mostra ao cliente que você se preocupa com sua saúde e bem estar.
Além disso, serve como aquele lembrete de que está na hora de voltar para um check-up ou re-consulta.
Envio de conteúdos informativos
E-mails informativos também são uma forma de mostrar ao seu paciente que você tem muito conhecimento sobre sua especialidade.
Destacando sempre o quanto você pode ajudá-lo a resolver seu problema, e melhorar sua qualidade de vida.
E-mails transacionais
Esse tipo de e-mail é enviado sempre após uma consulta ou exame feito. Você pode, por exemplo, agradecer pela preferência do cliente.
É possível aproveitar e oferecer algo de valor para manter o paciente engajado aos seus serviços.
Vale lembrar que para melhorar o relacionamento com seu paciente você não pode lembrar dele apenas quando quer algo em troca.
Mostre o quanto você valoriza ele como paciente e o quanto você se preocupa com sua qualidade de vida. E-mails transacionais também podem ser muito úteis como feedback.
O e-mail marketing é uma estratégia capaz de trazer muitos resultados positivos para a sua clínica médica.
Contudo, é necessário que suas ações sejam bem planejadas e uma estratégia seja criada.
Isso vai permitir que você realmente converse com o público que tem tendência a escolher sua clínica.
Procure conhecer bem seus pacientes e as pessoas que você está prospectando.
Afinal, marketing é assunto sério e necessário para o sucesso do seu empreendimento!
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Nele, você encontrará várias dicas de ações de marketing que pode lhe trazer melhores resultados!