Fazer com que seus pacientes se sintam valorizados e respeitados ajuda a sua prática a se destacar no mercado competitivo de hoje e cria uma lealdade genuína que resultará não apenas em fidelização, mas também em ótimas recomendações.
Se seus pacientes tiverem um sentimento feliz e caloroso quando o visitarem, certamente você poderá apostar que eles chegarão ao próximo compromisso a tempo e irão lhe recomendar.
Veja nesse conteúdo 4 maneiras de melhorar o atendimento em sua clínica odontológica e fazer com que seus pacientes se sintam importantes.
1. Crie um ambiente relaxante e acolhedor
Quase ninguém tem prazer de ir ao dentista. Mas se você puder criar um espaço calmante e livre de estresse para seus pacientes, assim que eles passarem pela porta, eles se sentirão muito melhor com a visita e terão muito mais chances de comparecer às consultas de acompanhamento.
Comece certificando-se de que todas as partes do ambiente que seus paciente têm acesso estejam limpas e arrumadas, da área de espera aos banheiros.
Quando você tiver um ambientes limpo para trabalhar, apresente pequenos enfeites para decoração que envolvem todos os sentidos para deixar seus pacientes à vontade.
Experimente flores frescas na recepção, almofadas macias nos sofás da sala de espera ou obras de arte nas paredes.
Qualquer técnica que possa adicionar que distraia os sentidos de seus pacientes os ajudarão a se sentir à vontade e mais felizes no seu consultório.
2. Seja educado e compreensivo
No momento em que um paciente entra pela porta, eles devem se sentir respeitados e importantes.
Certifique-se de abordar cada paciente adequadamente. Isso não será apenas diferente de um lugar para outro, mas também de paciente para paciente.
Algumas pessoas preferem “senhor” ou “senhora”, enquanto outras preferem “você”, na dúvida dirija-se sempre pelo primeiro nome.
Lembre-se de que cada paciente reservou uma parte do dia para estar aqui e o tempo deles é tão valioso quanto o seu, não importa o quão ocupado você esteja.
Não os trate como um inconveniente. Trate-os como um hóspede esperado que você terá prazer em tê-lo por lá.
Um pouco de compreensão também ajuda bastante. Se o paciente aparecer tarde após uma manhã estressante, está mostrando sinais de medo ou está claramente sofrendo, esteja sempre compreendendo e informe que você se importa com o que está passando e que está lá para ajudar.
3. Mantenha seus pacientes informados
Quando o paciente sabe o que está acontecendo, ele fica muito mais relaxado. Assim que chegarem à recepção, informe quanto tempo espera. Lembre-se de ser honesto.
Todos os novos pacientes que nunca foram atendidos na clínica devem saber uma breve orientação onde estão banheiros, berçários, bebedouros, revistas e etc.
Quando o dentista também dedica um tempo para mostrar aos pacientes e apontar qualquer peça de tecnologia importante (especialmente qualquer que será usada durante o procedimento) os ajudará a se sentirem mais seguros e confortáveis.
Quando esse paciente estiver sentado na cadeira odontológica, diga exatamente o que vai acontecer, quanto tempo cada etapa levará e quem a executará.
Por exemplo: “Agora vamos fazer um raio-x, isso levará apenas alguns minutos. A Luciana cuidará da sua limpeza e o Dr. Marcos terminará depois disso para fazer o exame.”
Lembre-se de que muitas das palavras que você usa todos os dias são um jargão técnico total para a pessoa comum. Tente explicar ou descrever cada frase relevante que não é óbvia.
Da mesma forma, quando o paciente está passando de um dentista para outro, é importante que saiba que todas as informações foram compreendidas por ele.
Organize todos esses processos em uma jornada em que eles marquem mentalmente uma etapa do procedimento, para que saibam que estão um passo mais perto de terminar.
4. Acompanhe os pacientes logo após a consulta
Muitas clínicas odontológicas são culpadas de entrar em contato apenas com um paciente para lembrá-lo de marcar uma consulta uma nova consulta.
Isso cria uma ideia na mente do paciente de que a única vez em que você entra em contato com ele é para fazer propaganda.
Você não precisa se tornar o melhor amigo dele, mas mostrar que se importa com a saúde e o bem-estar fará uma enorme diferença.
Para pacientes pela primeira vez, aqueles que passaram por procedimentos intensos ou aqueles que tiveram dificuldades na prática devido ao estresse ou ao medo, acompanhe-os por uma semana mais tarde.
Isso pode ser feito por telefone, mensagem de texto ou e-mail.
Diga a eles que você está em contato com para ver como se sentem após o procedimento odontológico que tiveram.
Pergunte a eles se eles têm alguma dúvida, problema ou feedback. Você ficaria surpreso com quantas pessoas preferem viver com preocupações ou dor do que procurar o que está acontecendo.
Por fim,
Lembre-se que para um atendimento de alta qualidade é fundamental para que realize uma melhoria significativa em toda a jornada do paciente.
Quando falamos em atendimento todos os profissionais que têm contato com o paciente devem se atentar as dicas.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo!
Até a próxima.