Você já se perguntou como é a experiência do seu paciente no consultório ou clínica?
Qual o nível de satisfação após a finalização do atendimento?
Ou então, a expectativa que ele tem sobre o próximo atendimento?
Responder essas indagações é muito difícil, porque você não está na perspectiva do paciente.
Os únicos que podem respondê-las é o paciente e só deles a avaliação pode ser conclusiva.
Fazer questionários após o tratamento ajudará no momento de elaborar métricas para medir o desempenho, por este motivo é muito importante que você saiba das principais informações para gerir um consultório e clínica médica.
Após elaborar essas métricas, é essencial partir para ação, encontrar os principais pontos de descontentamento em relação a experiência do paciente no consultório/clínica e trabalhá-los.
Listamos abaixo 6 fatores que podem influenciar à experiência do paciente no consultório médico:
Vamos lá?
1 – Excelência no atendimento telefônico:
A ligação de telefone é muito utilizada pelo consultório médico, desde para receber ligações dos pacientes como confirmar consultas, etc.
E é de extrema importância transparecer um bom tom de voz, ser objetivo e claro na apresentação.
A recepcionista precisa ser qualificada para resolver quais forem os problemas, sempre com muita tranquilidade.
É muito importante que o atendimento telefônico seja excelente, porque é nessa etapa (em muitas das vezes) que inicia a experiência do paciente no consultório.
Por isso, é necessário cativá-lo com simplicidade e o objetividade.
2 – Oferecer atendimento online:
Realizar essas ligações pode acarretar muito tempo no atendimento.
Por isso, você pode aderir a outras formas de comunicação, como atendimento online, onde o paciente possa marcar uma consulta pela internet e até enviar dúvidas.
Ter essas funcionalidades deixará seu consultório destacado e criará um vínculo dinâmico entre os pacientes.
3 – Qualidade no atendimento do ambiente físico:
Ter um espaço aconchegante ajudará em uma avaliação positiva para o seu consultório médico.
Na sala de espera, o sofá ou as cadeiras necessitam ser confortáveis, ao modo que o paciente se sinta bem em esperar para a consulta ou o tratamento.
Caso contrário, esse ambiente poderá influenciar negativamente na experiência. A contratação de um especialista: arquiteto ou um designer de interiores pode ajudar, principalmente em espaços pequenos.
4 – Clima do ambiente agradável:
Além de uma ambiente físico aconchegante, o local necessita ser silencioso e bem iluminado. Se, por exemplo, o consultório/clínica tiver uma iluminação muito clara, isso afetará diretamente o estresse do paciente.
Importante apostar em ambientes claros, com luzes e cores claras que não chamem tanto a atenção.
5 – Recepção profissional:
O atendimento, como já dissemos, pode ser o primeiro contato do paciente no consultório ou clínica, e é por isso que deve haver investimentos em qualificações para as recepcionistas e as secretárias.
O responsável pela recepção médica exerce um papel fundamental na perspectiva que o paciente tem do consultório ou clínica médica.
A primeira impressão que o paciente tem da clínica está na postura que a recepção passa.
6 – Pós atendimento:
Você ainda pode prolongar a experiência do paciente após a consulta ou tratamento.
Isso influenciará positivamente na taxa de retenção dos pacientes.
Manter-se em contato com o paciente é fundamental para um relacionamento engajado.
Sua clínica pode enviar dicas por SMS, desejar feliz aniversário ou atualizá-lo.
O importante é manter-se em contato com o paciente para que ele não se esqueça do consultório. Assim, a experiência sobre o seu consultório ou clínica médica sempre terá uma avaliação positiva.
Por fim,
Existem ainda muitos outros fatores que influenciam uma boa experiência no consultório.
O importante é preocupar-se em levar os serviços com qualidade em todos os setores do consultório onde o paciente entrará em contato.
Neste post blog você viu 6 fatores que influenciam em uma boa experiência do paciente no consultório, desde o atendimento telefônico, onde a atendente necessita transparecer tranquilidade e objetividade até depois da consulta, onde o consultório entrará em um contato com paciente.
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