A inadimplência é um dos problemas mais desconfortáveis que a gestão de uma clínica médica tem que aprender a lidar, não é mesmo?
Muitos ainda não sabem, mas o segredo de tudo, para minimizar esse impasse é atacando justamente a raiz do problema: a cultura.
Nesse momento você deve estar se perguntando: “mas, como é possível modificar uma cultura já estabelecida?”.
Em breve te daremos as respostas para isso.
Antes, saiba que qualquer empresa está suscetível a lidar com a inadimplência. O caso aqui é “como” e “o que” pode-se fazer para reduzi-la.
Entendendo o problema da inadimplência:
A inadimplência é o não cumprimento dos pagamentos dos serviços médicos prestados.
Lembrando que, em muitos casos, o que pode gerar esse problema é um fator que está relacionado indiretamente as vontades do paciente.
Podem ocorrer situações em que a pessoa tinha o dinheiro, mas ocorreu algum problema que a fez perder, que seria responsável por cobrir as suas despesas.
Por outro lado, também existem aqueles que adquirem produtos ou serviços conscientes de que não terão recursos suficientes para quitar a obrigação quando ela vencer, agindo assim de má-fé.
Independentemente do que motivou a inadimplência de um paciente, a clínica médica tem o direito e precisa receber pelas seus serviços.
Afinal, todo o custo gerado em um processo de vendas já ocorreu e, na maioria dos casos, já foi pago. Sendo assim, quando ocorre a inadimplência o financeira da clínica médica terá que lidar com um “buraco” no caixa.
Como reduzir a taxa de inadimplência na minha clínica médica?
Diminuir a taxa de inadimplência de uma clínica médica é “nadar contra a maré”. Isso mesmo, é um grande desafio, pois o número de pessoas inadimplentes no Brasil têm crescido exponencialmente durante a última década.
Lembrando que qualquer serviço ou produto vendido a prazo corre o risco da inadimplência.
Devido a todos estes fatores externo é impossível que exista alguma técnica ou estratégia que elimine de vez a inadimplência.
Mas, mesmo assim, é possível diminuí-la significativamente. Veja como:
Elabore contratos
Uma boa estratégia para garantir uma melhor segurança nos pagamentos é o firmamento do serviço prestado pela clínica, por meio de um contrato bem elaborado.
Nossa dica é que você elabore contratos para cada tipo de plano da sua clínica. Nele, especifique bem a forma de pagamento, quantas vezes será realizado o pagamento e as opções caso ocorra a inadimplência.
Um contrato formal pode ajudar ambas as partes (clínica e paciente) nas mais diversas ocasiões.
Dispare alertas digitais
Pagamentos recorrentes como no cartão de crédito ou débito fazem com que o paciente não se preocupe em lembrar especificamente o dia que é necessário pagar a clínica.
Contudo, se a sua clínica médica tem a modalidade de pagamento pós serviço prestado por boleto, esse “esquecimento” pode se tornar inadimplência.
Por isso, nossa dica é estar lembrando o paciente que realizou essa forma de pagamento por meios de mensagens simultâneas. Isso pode evitar dele cair no esquecimento repentinamente.
Mesmo a gestão da sua clínica se esforçando ainda existem pacientes inadimplentes?
Muita calma nessa hora! Como já dissemos, a inadimplência não é algo que pode ser eliminada.
Mesmo sua clínica aplicando diversas estratégias para evitar a inadimplência, na maioria das vezes, isso ocorre devido a fatores externos, relacionados a vida pessoal do paciente.
A grande questão agora é como lidar com os casos de inadimplência em sua clínica? Para isso, veja algumas dicas a seguir:
Tenha flexibilidade na sazonalidade
Existem épocas do ano em que os brasileiros estão mais endividados. Isso costuma ocorrer, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.
Quando for realizado a cobrança nessa época tente negociar com o paciente, uma melhorar oportunidade para quitação da dívida.
Isso vai melhorar a empatia da clínica com o paciente e pode garantir que seus serviços sejam pagos, mesmo que em uma data não programada.
Extrajudiciais
Em outras oportunidades você não irá conseguir negociar com o paciente, dessa forma, a única opção é entrar na justiça para o recebimento do serviço prestado.
Com o contrato firmado em mãos, agora é a hora de consultar um especialista nas áreas jurídicas de pagamentos não honrados.
Por fim,
A cultura da inadimplência não deve ser encarada com algo normalizado. Mesmo não controlando casos pessoais, você pode ainda utilizar uma boa política de crédito para diminuir esse problema.
Tenha em mente que as comunicações das cobranças não devem afastar o paciente, mas sim aproximá-lo.
Você viu neste artigo, os conceitos básicos da inadimplência em clínicas médicas e como minimizá-la.
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Agradecemos a leitura!