Você já ouviu falar sobre marketing de relacionamento? Esta, é uma estratégia incrível para implementar em sua clínica!
Sabemos como a gestão de uma clínica médica deve ser feita com muito cuidado e atenção. Muitas questões são necessárias para que ela aconteça de forma eficaz.
Cuidar da rotina, da gestão financeira, estoque, pessoas: são muitos os desafios encontrados.
E não tem jeito: para ter mais pacientes e clientes mais felizes e fiéis, o marketing é fundamental.
Ele é um aliado extremamente forte de toda a clínica médica, porque garante que aconteça a conquista e a manutenção de pacientes em sua clínica.
O marketing de relacionamento, mais especificamente, tem um papel extremamente relevante para o sucesso de um empreendimento.
Marketing de relacionamento é uma série de estratégias que envolvem a construção e a disseminação de uma marca, a sua clínica, no caso.
Ele busca, principalmente, a fidelização de clientes e a criação de uma autoridade da mesma perante o mercado.
Isso faz do marketing de relacionamento uma ferramenta importante, um forte aliado nas vendas de uma clínica ou consultório médico.
Não investir em marketing e não considerar essas estratégias pode ser um erro de gestão que você não quer cometer.
Vamos então compreender como o marketing de relacionamento pode ser implementado em sua clínica médica, favorecendo a mesma através do aumento no número de pacientes?
Boa leitura!
Porque o marketing de relacionamento é importante para sua clínica?
O marketing deve ser aplicado em toda a clínica médica para alcançar resultados realmente benéficos para a saúde de gestão.
Esse tipo de trabalho e investimento traz retorno aumentando o número de pacientes e fidelizando os clientes já conquistados.
Explorar corretamente o marketing de relacionamento também significa diminuir os custos da sua clínica e ter mais eficiência no alcance dos objetivos estabelecidos.
Antes de tudo é necessário estabelecer um planejamento e um a estratégia de marketing. Desta forma suas ações serão muito mais assertivas e se seus objetivos serão alcançados.
Caso sua clínica seja nova no mercado, o marketing de relacionamento vai garantir que as pessoas conheçam seu trabalho e optem por você.
Caso sua clínica tenham um bom fluxo de atendimentos e uma longa caminhada no mercado, investir nesta estratégia vai garantir que você siga com uma boa margem de lucratividade e tenha clientes mais fiéis.
Além dos diversos motivos já destacados durante o marketing de relacionamento também:
- Fortalece sua marca perante a concorrência;
- Atrai e retém um grande número de pacientes;
- Facilita a comunicação e a identificação da marca em relação ao paciente;
- Implica na formação de um grande número de cadastros de pacientes.
O marketing de relacionamento melhora o atendimento da clínica?
A resposta é sim! E isso é fator determinante no que diz respeito à fidelização do cliente.
Primeiramente, o marketing de relacionamento torna sua clínica médica em um ambiente com atendimento humanizado.
Isso se reflete nas conversas feitas em ações de publicidade, nos atendimentos de telefone e naqueles que acontecem no ambiente físico da clínica.
O atendimento humanizado também garante que os pacientes tenham suas dúvidas bem sanadas, uma vez que ele é focado na experiência e no bem estar do cliente.
É importante explicar sobre todos os procedimentos e os tratamentos que serão realizados, deixando claro que a clínica está disposta a responder outras dúvidas no futuro.
Pense em manter a escuta ativa e mostre empatia com a situação do paciente. Também se preocupe com o seu tom de voz, pois ele faz toda a diferença no atendimento.
Em longo prazo, a melhor forma de manter o relacionamento com o cliente é através do envio de email e SMS.
Ligações também podem ser feitas de tempos em tempos para que o paciente saiba que você se preocupa com ele.
Como colocar o marketing de relacionamento em prática?
Para que o marketing de relacionamento da sua clínica médica realmente funcione, alguns passos precisam ser seguidos. Vamos a eles:
- Descubra seu público alvo e estude seus hábitos;
- Estabeleça sua marca no mercado definindo sua visão, missão e valores;
- Crie uma estratégia de ações de marketing;
- Construa um planejamento detalhado de suas ações;
- Coloque tudo em prática (não adianta planejar e não agir!).
Ferramentas que ajudam no marketing de relacionamento
O Doctor Max oferece muitas ferramentas poderosas que auxiliam na gestão e ações de marketing. O cadastro de clientes garante uma aproximação entre clínica e pacientes, melhorando o fluxo de informação.
Além disso, contar com o apoio de um sistema de gestão fará seu atendimento ter mais tempo para cuidar da sua rotina.
A agenda eletrônica garante mais presença nas consultas, menos erros de processos e o apoio da gestão financeira segura e sem erros deixa o dia a dia da gestão bem mais tranquilo.
O Doctor Max também conta com SMS e e-mail integrados ao sistema. Sua estratégia de marketing de relacionamento pode contar com ações automatizadas!
Isso facilita o dia a dia, pois deixa toda a sua equipe com mais tempo livre para focar em outras atividades importantes para o funcionamento da sua clínica ou consultório médico.
Conheça o Doctor Max e descubra o melhor aliado para uma gestão de sucesso.
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