Lucro, alta performance na gestão e rapidez nos atendimentos não definem os valores de nenhuma clínica médica.
A relevância dessa organização está em ajudar outras pessoas, isso que deve fazer parte do DNA da sua organização.
Com as diversas necessidades de cada clínica em gerir pessoas, administrar recursos e aumentar a lucratividade, muitos gestores podem se esquecer de ajudar a comunidade e o ecossistema que compõe a organização de saúde.
Para não dizer que ajudar a comunidade que interage com sua clínica é só uma ação de caridade, podemos dizer que essa atitude colocará o seu negócio no topo da lembrança de marca indiretamente.
Contudo, lembramos que o objetivo não é aumentar a lembrança de marca. As ações sociais que você pode aplicar devem estar centradas em ajudar pessoas.
Se você está interessado sobre como começar a exercer a medicina solidária em sua clínica continue a leitura conosco e siga esse dois simples passos:
1º Passo – Idealizando o projeto
Se você chegou até aqui, provavelmente, tem o interesse em implementar as ações solidárias em sua clínica. Mas, só ter a vontade não é o necessário, não é mesmo?
A pergunta chave que fazemos é: Como você pode ajudar as pessoas na comunidade da sua clínica?
- Disponibilizar um dia de atendimento gratuito para idosos e crianças?;
- Juntar arrecadações em alimentos e distribuir a famílias carentes?;
- Aceitar casos cirúrgicos Pro Bono?;
- Entre outros.
Após definir o que você quer fazer é importante que tenham pessoas que pensem nisso e estejam engajadas em realizar.
Portanto, monte uma equipe, pode ser como os próprios funcionários da clínica ou até mesmo pessoas externas. É fundamental que essa equipe seja formada por voluntários, pessoas engajadas na causa por livre vontade.
2º Passo – Planejamento das ações
Agora é o momento de você definir o que deve ser feito e como fazer. O planejamento é a etapa em que se esboça todo o plano das ações sociais.
Não precisa fazer nada muito elaborado, apenas redija os processos e veja como você irá alcançá-los.
Por exemplo: Para juntar arrecadações em alimentos e distribuir será necessário:
- Ter uma equipe para organizar os alimentos;
- Elaborar materiais de divulgação (para as pessoas que irão doar);
- Conseguir espaço para o armazenamento;
- Ter a logística para entrega dos alimentos.
Cases para você se inspirar
Separamos abaixo alguns casos de clínicas médicas que já realizam um excelente trabalho em ações sociais que pode servir de inspiração para você:
O centro clínico, Santa Mônica, após 2 anos de planejamento consegui implementar a sua principal missão na prática: a valorização individual em relação à comunidade.
A Santa Mônica está localizada no município de Águas Lindas, em Goiás.
Em Maio e Junho deste ano a clínica distribuiu 1200 cobertores a moradores de rua.
Além disso, o centro desenvolveu o Projeto Social Consultas e Exames para todos, facilitando o acesso a consultas e exames de média e alta complexidade para comunidade.
Desde a sua fundação, em Março de 2012, a clínica DN Master Clínica realiza ações sociais mensais, oferecendo serviços gratuitos e distribuindo informativos em uma linguagem acessível sobre os cuidados preventivos médicos e odontológicos .
Durante o mês de Outubro e Novembro, a Clínica médica IME realizou exames gratuitos de mamografia e PSA, para as mulheres e homens se prevenirem contra o câncer de mama e o câncer de próstata.
Além de uma preocupação social com o meio ambiente a Clínica Z juntamente com entidades da região de Santo Ângelo do Rio Grande do Sul, desenvolve e participa de ações sociais voltadas a saúde como o mutirão da saúde, onde médicos visitam as escolas da região para a identificação de estudantes com problemas visuais e cognitivos.
Por fim,
Prestar um serviço relevante para sociedade é o que muitos profissionais da saúde buscam.
Ajudar as pessoas, sem ver a quem e com simples propósito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes podem transformar sua clínica um ambiente onde todos os colaboradores se sintam inspirados em trabalhar.
Neste conteúdo você viu a importância de se realizar ações sociais na clínica, o passo a passo para implementar e alguns casos de sucesso.
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de compartilhar com sua equipe!
Agradecemos a leitura!