Planejamento é simplesmente essencial para qualquer empresa.
Ele permite que todas as ações da empresa andem alinhadas para o mesmo objetivo.
E isso é essencial para a administração de qualquer negócio.
Para desenvolver uma estratégia para a sua empresa, é necessário avaliar os processos que guiam a empresa.
Fazer projeções financeiras e de crescimento que sejam de curto, médio e longo prazo, também é muito importante.
A gestão de uma clínica médica precisa disso.
Afinal, uma clínica, assim como qualquer empresa, busca lucratividade.
Tendo em vista a importância de um planejamento estratégico, separamos algumas informações essenciais para ajudar o gestor nesta tarefa.
Boa leitura!
Visão, Missão e Valores
O primeiro passo para criar sua estratégia de gestão, é estabelecer a visão a missão e os valores de sua empresa.
Em linhas gerais, eles se definem da seguinte maneira:
- Visão — o propósito e a essência da empresa;
- Missão — é o objetivo principal, a meta a ser alcançada;
- Valores — estão relacionados com os comportamentos praticados para isso.
Tendo estas 3 informações muito claras, sua estratégia estará bem embasada na essência de sua empresa, e isso é extremamente importante.
Precisa existir uma sintonia entre quem você é, o que você faz, e onde quer chegar.
Analise seus pontos fortes e fracos
Para elaborar um planejamento estratégico é crucial que se faça uma análise do ambiente por completo.
E para isso a melhor ferramenta é a Matriz SWOT.
A matriz SWOT ( strenghts, weaknesses, opportunities, threats) ou FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) são metodologias de análise de empresa.
A ideia é conseguir avaliar o perfil da sua empresa em relação aos seus serviços realizados, a concorrência de mercado, oportunidades para se destacar, fraquezas, e muito mais.
Tabelando todas as informações, fica mais fácil perceber sua situação de maneira ampla.
Além do mais, ao cruzar as informações você acaba descobrindo problemas na sua empresa que precisam ser resolvidos.
Tendo estas informações claras em mãos, fica mais fácil planejar sua estratégia.
Ciclo PDCA no setor de saúde
PDCA é um método utilizado para organizar as atividades uma empresa.
Ele é bastante útil na hora de planejar sua estratégia de gestão.
Vamos então entender a que se refere cada uma das palavras:
Planejar
Momento de definir os objetivos de cada processo.
O planejamento deve ser composto pelos seguintes passos:
- Identificação do Problema
- Estabelecimento de Metas
- Análise do Fenômeno
- Análise do Processo
- Plano de Ação
Fazer
Momento em que o plano será executado pela equipe responsável.
É possível realizar treinamentos de acordo com o método.
Cada processo é realizado, como definido na primeira fase.
Checar
Logo depois de colocar a estratégia em ação, é feita uma análise dos resultados obtidos.
É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas que talvez tenham acontecido no processo.
Agir
De acordo com o resultado na etapa ‘checar’, serão observados as falhas nos processos e se os objetivos foram atingidos, caso contrário, estes devem ser melhorados e as etapas se iniciam.
Todas as etapas devem ser colocada em ação acordadas com as necessidades e atividades desenvolvidas pela sua clínica médica.
Vale lembrar
Para que as decisões correspondentes a estratégia e ao planejamento de sua clínica estejam alinhadas com sua empresa, tenha domínio sobre os processos internos.
Compreenda muito bem como tudo funciona na sua empresa, converse com sua equipe constantemente para garantir isso.
Também é bastante importante que que você conheça seu público alvo, que neste caso são os pacientes.
Compreenda qual é o tipo de paciente que frequenta sua clínica.
Já que o objetivo é ter clientes satisfeitos, conhecer o público alvo vai te ajudar a alcançar isso.
E por fim, utilize um software para te ajudar na gestão de sua clínica.
Um software centraliza as informações em um só local, possibilitando a visualização dos prontuários, dos agendamentos e até das cirurgias.
Tenha o software do Doctor Max como aliado e facilite a gestão de sua clínica.