Como criar um plano de negócio para clínicas médicas?

Quando o médico se torna gestor, ele passa a entender que deve existir uma preocupação com a administração da sua clínica ou consultório médico.

Ele compreende que erros na sua gestão, na prática, devem ser evitados a todo o custo. E a única forma de fazer isso é planejando estrategicamente

Já imaginou fazer um plano de negócio para sua clínica médica? Sabe qual a verdadeira importância disso?

Errar em um documento que pode ser apagado e reescrito, é muito melhor do que errar na prática.

Afinal, a prática envolve o dinheiro investido, o seu tempo e dos funcionários, além do seu emocional.

Planejar, planejar e PLANEJAR!

Essa etapa é muito importante, e é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje! 

Quer aprender como ter uma gestão realmente eficiente?

Então entenda o que é um plano de negócio e como fazer uma para sua clínica ou consultório médico:

Boa leitura! 

O que é um Plano de negócio?

Quais os setores que compõem sua empresa? Imaginar o plano de negócios na área da saúde pode parecer complicado, mas lembre: sua clínica se trata de medicina, mas também é um empreendimento.

Então faça um mapeamento de todas as pessoas que trabalham com você, e das tarefas pelas quais eles são responsáveis.

Setor financeiro, marketing, gestão de pessoas e muito mais. Tudo deve constar neste documento.

O seu plano de negócio é esta lista, muito específica, de todos os processos que compõem os setores e as atividades do seu negócio.

As principais vantagens de fazer um plano de negócios para sua clínica ou consultório médico, são:

  • Mais organização em seus processos;
  • Melhor aproveitamento do tempo do gestor e de seus funcionários;
  • Evita o desperdício de insumos e dinheiro do negócio;
  • Faz o investimento valer a pena.

Não existe o melhor momento para fazer um plano de negócio. O ideal é que esse processo seja colocado em prática, antes mesmo de inaugurar sua clínica.

Mas assim como nunca é tarde para mudar para melhor, nunca é tarde para fazer seu plano de negócio!

Vamos para a parte prática?

Agora que você sabe que é impossível ter uma gestão de alta performance sem planejamento, entenda como montar o plano de negócio da sua clínica ou consultório médico.

Acompanhe as etapas: 

Estrutura

Uma vez que este será um documento muito importante para sua empresa, ele deve seguir uma estrutura bem organizada. 

A ideia é que o documento seja de fácil compreensão e que tudo esteja disposto de maneira clara e objetiva. Portanto itens como Capa e Índice são obrigatórios. 

Para facilitar o seu processo de criação e desenvolvimento de todo este documento, siga as etapas a seguir: 

Sumário Executivo

O Sumário executivo deve seguir a capa e o índice na ordem do documento.

Este sumário se trata de um resumo, nada muito longo. Ele costuma ter pouco mais de dois parágrafos apresentando os principais tópicos, que serão tratados no restante do plano de negócio.

Destacamos que a melhor forma de desenvolver a etapa do seu sumário, é desenvolvendo ele depois que todo o resto do documento já estiver escrito.

Portanto, não esqueça de retomar esta fase ou fim do processo de desenvolvimento do plano de negócio.

Análise de mercado

Analisar o mercado em que você atua é imprescindível para ter um plano de negócio abrangente e realmente efetivo. 

Procure responder às seguintes perguntas neste processo de análise:

  • Existe mercado para a minha clínica nesta região? 
  • Existem pacientes dispostos a pagar pelo atendimento ou procedimento que eu ofereço?
  • Quais clínicas e consultórios são meus concorrentes diretos e indiretos?
  • Quem é meu paciente ideal?
  • Quais as necessidades desse paciente ideal?

Esta é de longe uma das etapas principais do plano de negócios, pois se trata de um reconhecimento de área.

E quando se joga no mundo do negócio, é preciso ter conhecimento sobre o território. 

Saiba onde você está pisando e sua caminhada pelo local será muito mais tranquila e agradável! 

Conceito do Negócio

Qual o seu modelo de negócio? Quais conceitos e valores compõem a gestão de pessoas dentro do seu consultório ou clínica médica?

Depois que você, gestor, tiver uma visão ampla do seu negócio, é hora de responder as perguntas acima. 

Aproveite o momento para estipular a missão do seu negócio. E lembre-se de que estes tópicos vão ressoar nas atividades desenvolvidas pelo seu consultório ou clínica médica, em todos os setores. 

Equipe de Gestão

É provável que inicialmente sua equipe seja composta apenas pela secretária e por você, médico gestor

Nesta etapa você deverá especificar muito bem qual o papel de cada um de vocês.

Sempre que sua equipe crescer, é necessário se voltar para esta etapa do plano de negócios, e especificar o papel de cada um. 

Caso seu negócio tenha sócios, lembre-se de especificar quem ele é, e seu poder de voto e decisão nas questões administrativas. 

Produtos e Serviços

Nesta etapa o gestor deve especificar quais serão os produtos e serviços desenvolvidos na clínica ou consultório médico. 

Em especial, é necessário que as seguintes informações estejam destacadas:

Quais são as especialidades médicas? Existe algum procedimento, exame ou cirurgia de destaque? Vai atender planos de saúde? Quais? Terá alguma parceria com laboratórios?

Estrutura e Operações

Até o presente momento, desenvolver cada uma das etapas, ajudou o gestor a entender sua clínica de forma profunda.

E portanto está na hora de ir para uma etapa importantíssima: A estruturação das operações.

No plano operacional, é necessário descrever a parte estrutural da sua empresa.

Procure especificar informações como: instalações físicas, localização, equipamentos necessários e muito mais. 

No que diz respeito às suas operações, procure fazer uma estimativa da capacidade de atendimento da sua clínica ou consultório, destacando quantas pessoas serão necessárias para atender um número X de pacientes.

Procure estipular uma média de tempo para cada atendimento, assim, você poderá manter suas atividades realmente organizadas. 

Marketing

O investimento em marketing é algo que não pode ser deixado de lado em empresa alguma.

E sendo tão importante para o sucesso de um empreendimento, esta etapa também deve estar incluída no seu planejamento. 

Sem marketing as pessoas não saberão que você existe. Se as pessoas não souberem que você existe, seu caixa vai se manter em um fluxo negativo. 

Procure estabelecer quanto será investido em marketing, e como estes recursos serão aplicados. 

Caso você não tenha muita verba disponível para isso, é válido cogitar o marketing digital.

Ele tem altas taxas de assertividade e permite que o investimento não seja muito alto para dar retorno. 

Finanças

O planejamento financeiro é extremamente importante, principalmente porque este é o setor que valida o sucesso de sua gestão, e do seu negócio.

Organização e controle são duas palavras chaves, e planejamento aqui é OURO!

Planejar investimentos, custos e seu fluxo de caixa, permitirá que o gestor acompanhe os resultados de um setor financeiro verdadeiramente saudável. 

O investimento total de sua clínica ou consultório médico é formado pelos seguintes fatores: investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. 

Procure fazer uma estimativa de gastos fixos e entradas, procurando estabelecer os valores ideais, para manter um equilíbrio realmente saudável.

Lembre-se de procurar especificar as tecnologias necessárias no dia a dia da clínica.

Afinal de contas, elas são ferramentas poderosas que podem transformar a gestão e o atendimento em seu negócio.

Conte com um sistema de gestão médica para ser seu aliado nesta caminhada.

Conheça as funcionalidades do software Doctor Max e conte com ferramentas poderosas para facilitar seu dia a dia e garantir produtividade!

Como criar um plano de negócio para clínicas médicas?