O digital veio para ficar. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma profissão ou negócio que sobreviva sem nenhuma ajuda da tecnologia. Afinal, o cliente também se modernizou. E é por esse motivo que investir em um prontuário eletrônico do paciente deve ser sua próxima prioridade.
Com essa ferramenta, além da organização e melhor gestão de informações, você ganha agilidade no seu atendimento. Menos tempo procurando dados e mais tempo cuidando de quem precisa: o seu paciente.
Se você ainda tem dúvidas sobre prontuário eletrônico e quais as suas vantagens, está no lugar certo. Continue nesse post e saiba tudo sobre essa ferramenta que pode melhorar (e muito!) o seu atendimento.
O que é o prontuário eletrônico?
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nada mais é que a versão digital do prontuário físico, ainda muito utilizado por clínicas e consultórios médicos. A ferramenta funciona exatamente como a sua versão física, e contém todas as informações do paciente, como procedimentos, anamneses, diagnósticos, tratamentos, etc.
O PEP foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2002. Desde então, profissionais da saúde podem utilizar o prontuário eletrônico ao invés do suporte em papel.
No caso de troca do prontuário em papel para o eletrônico, o CFM autoriza que os prontuários em papel sejam eliminados. Isso desde que os novos prontuários digitais obedeçam às normas específicas estabelecidas na sua resolução.
Como utilizar o prontuário eletrônico?
O prontuário eletrônico do paciente é bastante simples de se utilizar. Normalmente, essa ferramenta está incluída em softwares e sistemas de gestão para clínicas médicas. Nesses programas , é possível preencher todas as informações pertinentes ao histórico médico do paciente.
No Doctor Max, um software para médicos, além das informações do paciente também é possível acompanhar o orçamento para cobrança de consultas e procedimentos sem informações dispersas.
Ou seja, fica muito mais fácil acompanhar os procedimentos já realizados e a realizar, o que ajuda a prever gastos do paciente e também da sua clínica.
Quais as vantagens do prontuário eletrônico?
O digital traz diversos benefícios para a nossa vida, sobretudo quando falamos de tempo. Com a correria do dia, ter fácil acesso ao prontuário do paciente sempre que precisar é muito importante para ter maior produtividade e garantir a satisfação no atendimento.
Mas não é apenas de gestão de tempo que vive uma clínica médica. Veja abaixo outras vantagens do prontuário eletrônico.
Organização da clínica
Com certeza, a principal vantagem do prontuário eletrônico é a organização da clínica. Tanto no espaço físico, quanto no ciclo de atendimento, não precisar mais de pilhas de papéis para atender ao seu paciente torna o seu dia a dia mais organizado.
No entanto, por mais organizado que o prontuário eletrônico seja, é preciso saber preenchê-lo corretamente. Afinal, assim como todo sistema, é necessário alguém que saiba utilizá-lo para tirar o melhor proveito da ferramenta.
Portanto, para que essa organização aconteça, invista em conhecer bem a funcionalidade para operá-la da melhor forma possível.
Maior flexibilidade e integração de informações
Uma das maiores vantagens de utilizar o prontuário eletrônico é a flexibilidade dessa ferramenta. Por utilizar um meio digital, é possível acessar as informações de qualquer lugar, em qualquer horário e dia. O que, sem dúvida, facilita muito a vida corrida dos médicos.
Outra vantagem muito importante é a integração de informações. Com certeza na sua experiência como médico, você já se deparou com prontuários extensos, com muitas páginas. Com a sua versão digital do prontuário, isso já não acontece.
Com o prontuário eletrônico é possível visualizar em um único lugar, e muitas vezes, em uma única tela, todas as informações que você precisa saber. Assim, você gasta menos tempo procurando dados e mais tempo cuidando do seu paciente.
Segurança de dados
Normalmente os softwares e sistemas que possuem o prontuário eletrônico do paciente são armazenados em nuvem. Mas o que isso quer dizer? No armazenamento em nuvem, os dados e informações são protegidos por meio de senha, o que dificulta o acesso por terceiros e evita ataques para roubo de informações.
Com isso você garante maior tranquilidade para você e o seu paciente. Hoje com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, é importante estar sempre atento a questões relacionadas à segurança de dados.
Redução de gastos e otimização de espaço
Ao optar pela utilização de um prontuário eletrônico, há uma redução significativa de gastos. Isso porque os prontuários que antigamente eram feitos em papel, agora estarão organizados em um computador.
Ou seja, além de reduzir o gasto com papel, não haverá mais a necessidade de comprar armários para guardar os prontuários físicos, ou pastas para separar essas informações. Dessa forma, você economiza ao mesmo tempo que contribui para a redução de uso de papel na sua clínica, tornando-a mais sustentável.
Outra vantagem disso é a otimização do espaço. Menos papel e armários para guardar os prontuários físicos, mais espaço para a sua clínica médica. Aquela salinha que era usada para as fichas dos pacientes, agora pode virar uma nova sala de consulta ou uma área comum.
Conclusão: autonomia e organização para a sua clínica
O prontuário eletrônico do paciente, de fato, pode trazer muitos benefícios para a sua clínica médica. Além da economia, segurança e otimização do tempo, essa ferramenta te dá maior autonomia e ajuda na organização do seu negócio.
Por esses motivos, se você ainda não utiliza prontuário eletrônico, talvez esteja na hora de reconsiderar. E para te ajudar nessa decisão, o Doctor Max te oferece 7 dias de teste gratuito do nosso sistema. Além do prontuário, você terá acesso a uma agenda online, painel financeiro, cadastro de pacientes e muito mais!
Faça o teste agora e veja como a tecnologia pode te ajudar no dia a dia da sua clínica médica.
Quer saber mais sobre as vantagens do prontuário eletrônico? É só clicar aqui embaixo: