Ao contrário do que se pensa, o período de recesso é tão importante para garantir a produtividade dos seus funcionários e o bom andamento da sua clínica quanto o período de expediente.
Nós da Doctor sabemos como a rotina do médico pode ser puxada e exaustiva. E é por esse motivo que viemos enfatizar a importância de dar uma desacelerada no fim de ano e aproveitar um pouco para se desconectar do trabalho.
Afinal, as férias ajudam a restaurar a saúde física e psíquica e aumentam o vigor para desempenhar as funções no retorno das atividades.
Contudo, esse período deve ser planejado de maneira que não afete a rentabilidade da sua clínica médica.
Para isso, é preciso levar em conta algumas questões na hora de estabelecer o recesso do seu consultório. Assim, com uma boa organização, você pode aproveitar o suas férias, sem ter que lidar com problemas no momento de retorno dos trabalhos.
Escolha a melhor época
A primeira questão a ser considerada é o período do ano que você vai programar o recesso do seu consultório. É imprescindível que você observe e se atente a época que a sua empresa apresenta maior lucratividade.
Procure conciliar um período que não afete as finanças do seu consultório. Afinal, é preciso gerar o menor impacto financeiro possível!
Faça divisão das férias
Ao invés de tirar um longo período de férias, divida esse intervalo das atividades em duas temporadas. Assim você garante o seu descanso, renova as energias, mas não se ausenta por muito tempo e evita de correr o risco de prejudicar os negócios!
Avise seus pacientes
Deixar pré avisado aos seus pacientes o período em que você estará ausente também é importante! A partir de ferramentas como SMS, whatsapp, e-mail ou até mesmo por um post nas redes sociais você pode alertar quando iniciam as férias do consultório e assim permitir que o seu paciente se organize.
Além do mais, é interessante deixar um colega de sobreaviso. Assim, diante de uma situação de emergência o seu paciente estará amparado por um profissional de sua confiança. Essa atitude passa a sensação de acolhimento e reforça a relação entre você e seu paciente e colabora para fidelizar novos clientes.
Tenha um planejamento financeiro
Organizar as finanças do seu consultório é primordial para a rentabilidade e sucesso da sua clínica. E no período que precede as férias, mais do que nunca ele se torna indispensável.
O ideal é que essa organização anteceda a viagem em torno de 12 meses. Assim, você tem tempo de acompanhar o desempenho financeiro, e fazer uma reserva dedicada a esse período de ausência.
Organize sua agenda
É fundamental providenciar a organização de todos os setores da sua clínica antes de deixar o consultório para aproveitar as férias.
Por isso, lembre-se de programar as consultas da clínica com antecedência: tente adiantar os atendimentos que estiverem marcados nas datas do recesso. Deixe sua agenda organizada e evite problemas que acabem atrapalhando seu momento de descanso.
Garanta também que todas as prováveis burocracias estejam resolvidas antes de se ausentar. Afinal, essa é uma questão fundamental para que não haja perturbação das suas férias.
Outro ponto importante é conversar com seus funcionários para deixar pré estabelecido como funcionará o momento de retorno das atividades. Um consultório de sucesso se faz a partir de uma boa comunicação interna entre a equipe.
Ficou claro que a organização é um quesito fundamental na hora de planejar o recesso da sua clínica – e não só para esse momento. Este é um fator que colabora diretamente para a otimização de tempo e qualidade dos atendimentos no seu consultório médico.
Para entender mais sobre organização e como aplicar na sua clínica, você pode conferir o conteúdo do eBook da Doctor em: