Diante de momentos de crise, todo gestor se pergunta como dar conta da situação, não é mesmo?
E, mais que isso, se pergunta o que fazer para evitar que momentos difíceis, como a pandemia de coronavírus, tragam impactos tão severos nas finanças.
Neste material vamos te mostrar 7 fatores que garantem a saúde financeira do seu consultório médico, mesmo em momentos de baixa nos atendimentos. Confira:
1- Faça um planejamento financeiro
Planejar é algo essencial quando se quer ter uma gestão eficiente e preparada para lidar com situações inesperadas. E o seu financeiro pode acabar sofrendo se isso não for feito.
Faça um planejamento completo estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo. Registre todos os bens que pertencem a sua clínica médica (como equipamentos, móveis, dinheiro investido ou colocado em uma poupança).
Deixe tudo registrado em um documento e mantenha todas as informações atualizadas.
Leia também: Como sair do vermelho e não fechar sua clínica médica?
2- Reveja seus custos
A revisão de seus custos fixos e variáveis deve ser feita semestralmente. Acompanhar esses valores irá mostrar para o gestor se os custos de sua clínica médica aumentaram e por quê.
Uma gestão financeira inteligente deve saber reduzir custos da sua clínica ou consultório médico que não são necessários dentro do negócio, ou que estão se mantendo com um valor alto demais.
Porém, na hora de cortar custos, avalie seu negócio por completo para garantir que você não está deixando de lado algo que aumenta a qualidade do atendimento ou da experiência do seu paciente.
3- Controle de fluxo de caixa
É crucial que toda movimentação financeira, por menor que seja, acabe registrada. Apenas dessa maneira é possível acompanhar de verdade o seu fluxo de caixa, sabendo se os resultados financeiros são bons ou ruins.
Para isso classifique todas as entradas e saídas do caixa de acordo com sua fonte de receita.
Procure categorizar os recebimentos em suas diversas formas de pagamento, como; dinheiro, duplicatas, cheque pré-datado, cartão de crédito e débito.
O mesmo deve ser feito com as saídas, especificando: impostos, pagamentos (fornecedores), salários, pró-labore, contas de água, luz, telefone, aluguel, entre outras despesas.
4- Crie um fundo de reserva
Um fluxo de caixa organizado ajuda muito seu consultório a ter resultados positivos, mas ter um fundo reserva é o segundo passo para ter tranquilidade na condução da sua clínica.
É importante que todo o mês uma porcentagem do seu lucro seja colocada neste fundo de reserva. Caso um problema aconteça inesperadamente, como a pandemia de COVID-19, sua clínica terá um fundo para lidar com emergências.
5- Saiba como fazer a precificação de consultas
A precificação de suas consultas é outro forte pilar na estrutura financeira de sua clínica ou consultório médico.
Valores muito acima da média irão afastar novos pacientes. Por outro lado, se o valor for muito menor, isso poderá trazer à tona um certo receio com o seu trabalho. Então avalie a média do mercado para que você não fique fora da curva.
Fazer a precificação de seus atendimentos demanda da análise de diversos fatores. Tais como: pagamento das contas básicas, remuneração dos colaboradores, investimento na estrutura, margem de lucro, entre outros.
Leia mais sobre este assunto: Precificação: por que ela é tão importante para seu consultório médico?
6- Saiba lidar com a inadimplência
Fazer o possível para evitar a inadimplência é bem importante. Por isso verifique o crédito do paciente como pagador em sites que tratam do assunto. Também é preciso contar com uma variedade nas opções de pagamentos para que o cliente possa escolher uma que melhor se enquadre em sua situação financeira.
Contar com canais de comunicação para lembrar o paciente quando vence um boleto, ou até mesmo avisá-lo que ele não realizou o pagamento na data esperada, é bem importante. Afinal de contas, a causa da inadimplência, por vezes, pode ser apenas o esquecimento.
Saiba mais sobre como lidar com esse problema: Sete dicas para lidar com um paciente inadimplente
7- Procure fidelizar pacientes
Você já percebeu o quanto a fidelização pode ser benéfica para seu financeiro? Vamos avaliar como isso acontece na prática:
Um paciente bem atendido volta a optar por você sempre que precisa de atendimento. E se esta pessoa tiver experiências positivas, pode até indicar seu trabalho para amigos e familiares.
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