Frente à pandemia da COVID-19, diversos profissionais tiveram de se adaptar para continuar suas atividades. Médicos e suas clínicas e consultórios estão incluídos nesse grupo.
Para continuar a realização de consultas, foi preciso fazer uma série de mudanças em prol da segurança dos pacientes, dos médicos e das pessoas que compõem a equipe da clínica.
A palavra de ordem foi adaptação em diversos aspectos. Na sala de espera, dentro do consultório, na maneira como o paciente é atendido.
Tudo mudou, e a tecnologia se tornou uma ponte importantíssima entre o paciente e o profissional da saúde.
Continue sua leitura e descubra quais práticas devem ser adotadas em sua clínica ou consultório, e entenda quais ferramentas podem ajudar o médico neste momento.
Comunique-se com seu público
A comunicação com seus pacientes é mais que importante neste cenário de pandemia. E os canais online, que já era importantes, se tornaram essenciais para garantir a troca de informações e mensagens.
Redes sociais, envio de e-mail, SMS e WhatsApp. Quais dessas ferramentas têm sido usadas em sua clínica? E mais: que tipo de informação tem sido compartilhada?
Confira algumas maneiras de garantir que seu público esteja engajado e informado sobre as atividades da clínica ou consultório médico:
Avise quando os atendimentos forem retomados
Você passou um tempo sem realizar atendimentos e agora irá retomar? Então é hora de avisar seus pacientes.
Envie mensagens através de canais digitais explicando quando e como os atendimentos serão retomados. Especifique se as consultas presenciais serão possíveis, ou se haverão teleconsultas sendo realizadas.
Caso o atendimento presencial seja apenas para casos urgentes, explique quais sintomas indicam situações mais sérias, e a que o paciente deve estar atento.
Esse tipo de assunto pode virar post nas redes sociais da clínica e uma mensagem deve ser enviada para o WhatsApp de todos os pacientes cadastrados. Assim, caso algum deles precise consultar, ele saberá que isso agora é possível.
Deixe claro quais são as medidas de segurança
Seus atendimentos presenciais foram retomados, mas a segurança deve ser a regra número 1 neste momento. Por isso, deixe claro para seus pacientes quais as medidas tomadas pela clínica.
O ideal é que todos usem máscara dentro do consultório, então peça para que seus pacientes com horário marcado levem sua própria máscara.
Peça para que todos utilizem álcool gel ou lavem as mãos utilizando sabão e água ao chegar e ao sair do consultório.
Avise os novos horários de atendimento
Seus horários de atendimento não serão os mesmos que anteriormente? Então deixe isso claro em posts no Instagram e outras redes sociais. É importante usar esses canais de marketing digital para compartilhar informações relevantes para seu público.
Lembre-se de que a informação deve ser sempre muito clara, e responda todos os comentários e mensagens de pacientes sobre quaisquer dúvidas.
Em um momento de grande incertezas, contar com a experiência e o conhecimento de um médico faz com que seus pacientes se sintam mais seguros, o que aumenta a confiança de todos com o profissional da saúde.
Saiba mais, lendo: Como criar marketing médico para pacientes digitais?
Coloque em prática medidas de segurança
Além das medidas de segurança explicadas anteriormente, alguma práticas podem diminuir ainda mais a probabilidade da disseminação da COVID-19. Por isso, o que sua clínica deve fazer é:
- Manter uma distância entre as cadeiras e poltronas da sala de espera, e evitar ao máximo que aconteçam atrasos, o que costuma aumentar o número de pessoas nesse ambiente;
- Pedir para que apenas um paciente entre por vez, indicando que acompanhantes só podem participar da consulta em casos realmente necessários;
- Manter portas e janelas abertas, tanto na sala de espera quanto dentro do consultório, para que o ar seja naturalmente trocado;
- Evitar abraços e apertos de mão, tomando as medidas de segurança necessárias durante a consulta física do paciente.
É importante destacar que cada Conselho Regional de Medicina analisa o perfil epidemiológico no estado, ou município, e define como deve ser feito o atendimento ao público em suas clínicas e consultórios. Por isso, acompanhe as notícias e diretrizes do Conselho de sua região para saber mais sobre como proceder.
Conte com a tecnologia
Uma coisa ficou clara durante a pandemia: a importância da tecnologia, com todas as maneiras como ela pode tornar a vida das pessoas mais fácil, e até mesmo mais segura.
A ida aos bancos foi substituída por muitos pela utilização de aplicativos, e ao invés de ir até restaurantes, milhares de pessoas têm optado pelo delivery. Tudo pela segurança deles e de suas famílias.
A pergunta que fica é: como a tecnologia pode ser útil para para clínicas e consultórios?
Primeiramente é preciso falar sobre as vantagens de um sistemas de gestão. Ele permite que os processos sejam realizados com muito mais assertividade, aumentando a produtividade de sua equipe.
Ferramentas como prontuário eletrônico, agendamento online e prescrição médica, tornam o trabalho do médico mais fácil, e melhoram a experiência do paciente.
Um exemplo disso é a emissão de uma prescrição médica, que pode ser enviada facilmente para o paciente através de canais online. Assim, caso durante uma teleconsulta você receite alguma medicação, seu paciente não irá precisar se deslocar até a clínica para buscar um papel.
A telemedicina é outra ferramenta que se tornou essencial durante a pandemia, e tornou possível que consultas sejam realizadas de maneira completamente segura.
Seu paciente está em tratamento com você e possui dúvidas? Efeitos colaterais foram percebidos por ele e uma reconsulta se faz necessária? Na consulta presencial foram requisitados exames e agora é hora de checar os resultados e explicar qual será o tratamento?
Todas estas situações bastante corriqueiras na vida dos médicos podem ser resolvidas com uma teleconsulta.
Também é importante destacar que depois da pandemia essa ferramenta continuará sendo muito útil para a clínica ou consultório médico.
Para saber mais sobre esse assunto confira o post: Como usar a teleconsulta para as consultas de retorno em sua clínica médica?
E se quiser saber mais sobre como usar a telemedicina, confira este guia prático gratuito: