Depois de ficar proibida no Brasil desde 2011, a telemedicina recebeu liberação oficial do Conselho Federal de Medicina e também da presidência, para servir como uma forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Esse modo de fazer medicina mostrou um potencial muito grande, já que a melhor forma de contar a expansão do vírus é o isolamento social – principalmente de pessoas que demonstram os sintomas, mas também das demais.
Assim, atendimentos médicos mais simples, que não exigem consulta presencial, podem ser feitos de forma muito mais segura, reduzindo risco de contaminação e transmissão do coronavírus.
Isso mostrou que a teleconsulta é uma das ferramentas clínicas que fazem a diferença em tempos de COVID-19.
A reação foi tão positiva à novidade da telemedicina liberada pelo CFM que a quantidade de teleconsultas no Brasil explodiu.
Segundo a agência Estadão Conteúdo, o Hospital Albert Einstein, que já realizava telemedicina apesar da proibição do CFM, aumentou o número de teleconsultas de 80 por dia para 600 consultas diárias.
E esse é apenas um exemplo do potencial que a telemedicina tem para a sua clínica médica. Mas, afinal, o que é telemedicina?
O que é a telemedicina?
No Brasil, o conceito de telemedicina é usado muitas vezes como um sinônimo para telessaúde. No entanto, os dois conceitos têm algumas diferenças e precisamos entendê-los antes de falarmos dos benefícios da telemedicina.
A telessaúde é um conceito mais amplo. Ela abrange todo e qualquer ato feito com objetivo da promoção da saúde dentro de ferramentas tecnológicas, usando sistemas de comunicação, informação e tecnologias em geral.
Dessa forma, o simples ato de publicar informações com dicas de saúde em suas redes sociais já é uma ação de telessaúde. Assim como uma consulta digital também é.
Isso porque a telemedicina é um dos braços da telessaúde, com direcionamentos mais específicos, principalmente em serviços complementares à prática médica – como a teleconsulta, que auxilia sua clínica durante a crise do Covid-19.
A prática da teleconsulta acontece quando você atende seu paciente usando uma chamada em vídeo, na qual passa recomendações, diagnósticos e até prescrição médica. Esse é um dos serviços feitos em estratégias de telemedicina. Todos esses serviços, e ainda muitos mais, estão dentro do conceito de telessaúde.
Para entender mais sobre a telemedicina, você pode acessar este texto no nosso blog: Tudo o que você precisa saber sobre telemedicina.
Mas continue com a gente, porque agora vamos falar sobre as vantagens da telemedicina: ou seja, os benefícios de contar com essa modalidade de medicina à distância no seu consultório médico.
Benefícios da telemedicina na clínica ou consultório médico
Nós já falamos sobre a importância que as novidades da telemedicina, com liberação da teleconsulta, demonstraram em um período de pandemia. A telessaúde também se mostrou muito eficaz para levar a informação às pessoas.
No entanto, agora, vamos detalhar melhor todas as vantagens da telemedicina para seu consultório médico.
Sabendo dessas vantagens, você também estará preparado para aproveitá-las da melhor forma dentro da sua gestão de saúde.
1. Ajuda no isolamento social e segurança para pacientes
A primeira vantagem tem a ver com o momento do coronavírus e também se mostra útil em qualquer situação de pandemia ou mesmo epidemias menos sérias, mas também perigosas.
Neste tempo de pandemia, as pessoas precisam evitar sair de casa. Então, através da teleconsulta, você dá um atendimento eficiente para qualquer paciente, que pode ficar no conforto e na segurança do seu lar.
Além disso, você ainda diminui a aglomeração na sua clínica. Nem todas as consultas podem ser feitas de forma digital e alguns pacientes irão até seu consultório médico. Mantendo parte delas no digital, você diminui os riscos no seu ambiente de trabalho.
2. Atendimento a pessoas doentes
Com a teleconsulta, você leva o atendimento para qualquer paciente, seja qual for a sua situação. Isso é muito marcante na situação do coronavírus, em que os pacientes infectados devem ficar em casa para evitar a transmissão do vírus.
Mas isso não se limita à COVID-19. Há várias outras doenças infecciosas, que ainda são menos contagiosas do que a COVID-19, mas também exigem que o paciente fique isolado para evitar sua disseminação.
Há ainda outras que deixam o paciente debilitado demais para ficar se deslocando. Um paciente com dengue, por exemplo, deve evitar sair para outros lugares onde mosquitos podem transmitir a doença adiante, e também costuma ficar enfraquecido.
Dessa forma, para evitar aumento no contágio e também a piora do estado do paciente, você vai até a casa dele para fazer a consulta – mas de forma digital, através da teleconsulta!
Isso pode ser exatamente o necessário para salvar a vida desse paciente.
3. Segurança para você, sua equipe e sua clínica médica
Além de facilitar a situação para o paciente, através da teleconsulta você pode atender um cliente infectado pelo coronavírus tendo zero risco de contaminação para você, para sua equipe ou para o ambiente de sua clínica médica.
E isso não serve apenas para os pacientes com a COVID-19. Como profissional da saúde, você sabe que muitas outras doenças tratadas no dia a dia podem ser infecciosas. São parte dos riscos biológicos da profissão médica.
É por isso que precisamos celebrar a coragem dos profissionais da saúde não apenas em tempos de pandemia, mas também pela coragem que demonstram no seu dia a dia, enfrentando várias doenças que podem afetar sua própria saúde.
É claro, existem vários Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e protocolos de segurança que reduzem esses riscos. Mas, ainda assim, é um perigo que não pode ser ignorado.
Através da teleconsulta, qualquer paciente pode ser atendido sem qualquer perigo para você e sua equipe.
4. Mais velocidade e disposição na sua agenda
Teleconsultas costumam ser mais rápidas, não exigem tantos materiais e dão mais velocidade para todos os seus processos.
Com isso, sua clínica pode atender mais pacientes e sua agenda fica mais liberada. É uma boa forma de diminuir a fila de espera por uma consulta.
Além disso, um paciente que precise de um atendimento urgente pode ser encaixado com rapidez, graças às facilidades da teleconsulta.
Isso permite também um atendimento de emergência quando o tempo de ir até sua clínica pode ser fatal, ou muito prejudicial, para o paciente.
5. Melhoria no relacionamento com o paciente
A teleconsulta é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com seu paciente. Você vai poder ter contatos mais frequentes com ele, de forma mais rápida, e ele ficará na comodidade e segurança do seu lar.
Isso tudo aumenta a satisfação e faz o paciente se sentir realmente bem atendido.
Você pode até fazer teleconsultas de acompanhamento com uma frequência grande, para garantir o sucesso do tratamento. Essa prática também melhora o relacionamento.
6. Menos custos para seu consultório médico
Um atendimento digital exige muito menos custos com aparelhos, espaço, sala de espera, água, energia e até itens como copos plásticos.
Essa economia é muito importante em tempos de crise, e mesmo fora da crise vai aumentar consideravelmente sua rentabilidade.
7. Aumenta seu número de consultas
É importante lembrar que a teleconsulta não substitui a consulta presencial na maioria dos casos.
Ainda assim, um cliente que já recebeu um atendimento presencial pode contar com a teleconsulta para fazer um acompanhamento rápido que seria difícil se ele tivesse de marcar um horário e se deslocar até sua clínica médica.
Por isso, ter essa opção aumenta consideravelmente o número de consultas que sua clínica pode realizar.
A telemedicina inclusive vai atrair e fidelizar pacientes novos, que não tinham essa opção em outras clínicas.
8. Melhora seu financeiro
Com mais consultas e menos custos, é óbvio que o seu financeiro vai sair ganhando.
Isso é essencial em tempos de crise, principalmente considerando o impacto do coronavírus em pequenas clínicas e consultórios médicos.
Fora dos períodos de crise, isso aumenta a rentabilidade e permite até novos investimentos em cursos, equipamentos ou ampliações da clínica.
9. Permite o compartilhamento de informações
Como já dissemos, a telemedicina vai além das teleconsultas. Com ela, você pode compartilhar informações com outros médicos através da teleinterconsulta. Através dessa possibilidade, você aumenta sua efetividade na hora de tratar um paciente.
Você também pode compartilhar informações com o paciente através da teleorientação – um atendimento digital sem diagnóstico ou prescrição de medicamentos.
Além disso, vale lembrar dos conceitos da telessaúde e partilhar informações sobre saúde com seus pacientes através de outros meios, como as redes sociais. Para isso, você só precisa avaliar quais conteúdos oferecer para seus pacientes.
10. Salva vidas
Com tudo isso que mencionamos, podemos destacar a maior vantagem da telemedicina. Através dela você pode ficar ainda mais eficiente na sua missão como profissional da medicina: você vai salvar mais vidas!
A telemedicina no Doctor Max
Uma das poucos desvantagens da telemedicina é o investimento que sua clínica precisa fazer em plataformas que permitam esse tipo de atendimento.
No entanto, no Doctor Max, o módulo de teleconsultas é totalmente gratuito para qualquer usuário do sistema – seja qual for o plano assinado.
Além disso, o módulo oferece um aumento da eficiência no atendimento, com acesso ao prontuário médico no sistema Doctor Max. Além disso, o médico também pode fazer a prescrição de medicamentos durante o atendimento
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Lembre que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na sua clínica médica. E não apenas com a telemedicina!
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