Tudo que você precisa saber para abrir uma clínica médica

Abrir uma clínica médica é um sonho de muitos médicos e recém-formados. E mesmo que no início da carreira a vivência em uma clínica de terceiros ou hospital possa ser bastante enriquecedora, ter o próprio negócio ainda é a vontade de muitos desses profissionais.

Mas você já parou para pensar o que é necessário para abrir uma clínica médica? Quais as exigências legais? E sanitárias? 

Pois bem, pensando nisso resolvemos trazer esse conteúdo com tudo que você precisa saber para abrir uma clínica médica. Então papel e caneta na mão, e vamos lá!

Qual tipo de clínica médica abrir?
Pesquisa de mercado para clínicas médicas
Exigências legais
Gastos iniciais para abrir uma clínica médica
Colaboradores para a clínica médica
Prospecção de pacientes
Como manter meu negócio?
Não deixe de se modernizar

Qual tipo de clínica médica abrir?

Antes de mais nada, é preciso entender qual é o seu negócio. Uma clínica médica nada mais é que uma prestadora de serviços na área da saúde. Vale ressaltar que é importante sempre enxergar a sua clínica como um negócio. Afinal, por mais que esta forneça serviços relacionados à saúde, sua clínica não deixa de ser sua fonte de receita. 

Quando falamos em negócio, a primeira coisa que precisa vir em mente é o tipo de consultório ou clínica médica que você pretende abrir. Entre as principais categorias estão as clínicas populares, integradas, de diagnóstico, especializadas e franquias. Vamos a cada uma delas.

Clínicas de diagnóstico

Essas são as clínicas responsáveis por fazer o diagnóstico mais aprofundado de doenças. Normalmente, requerem maior investimento devido a aparelhagem específica para esses diagnósticos, como raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Clínicas populares

As clínicas populares são ideais para aqueles que pretendem atuar como médicos generalistas. Costumam ter retorno financeiro mais rápido devido a alta demanda de pacientes e pelo pouco investimento no que se refere a equipamento. 

Clínicas integradas

Esse também é um tipo de clínica ideal para quem está nos primeiros anos da profissão. As clínicas integradas funcionam como em uma sociedade. Ou seja, trabalham em parceria com outros estabelecimentos de saúde, como clínicas de diagnóstico e especializadas, por meio de um sistema de indicação.  

Clínicas especializadas

Indicada para os médicos que querem ter mais autonomia e pretendem atuar na clínica própria e para terceiros. Normalmente, a clínica especializada é aberta por um único médico, para oferecer serviços relacionados a sua área de especialização.

Franquias

A franquia é a forma mais segura de começar no mercado de trabalho, apesar de ser uma das que necessitam de um maior investimento inicial. Essas são clínicas já conhecidas no mercado e com um nome consolidado. Ao adquirir uma franquia, você detém os direitos para utilizar o nome da marca, com regras pré estabelecidas, assim como respaldo administrativo, legal e de marketing.

Pesquisa de mercado para clínicas médicas

Tão importante quanto escolher o tipo de negócio que você pretende abrir, é saber fazer uma pesquisa de mercado específica para a área da saúde. Afinal, essa pesquisa pode ser o pontapé inicial justamente na hora de decidir por uma clínica popular ou especializada.

Isso porque conhecendo a área onde você pretende atuar e, principalmente, o público que vai atender, você conseguirá tomar decisões mais assertivas.

Portanto, para uma pesquisa de mercado bem feita é essencial se ater a, pelo menos, duas coisas: o perfil do público e a concorrência. Para o público-alvo, é essencial saber de algumas informações, como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Serviços procurados;
  • Tratamentos médicos realizados;
  • Frequência que vai ao médico.

Já em relação a concorrência, as principais informações são:

  • Números de estabelecimentos de saúde;
  • Tipos de consultas e tratamentos oferecidos;
  • Valores praticados;
  • Tipo de clínica (popular, especializada, etc).

Com essas informações você conseguirá traçar as melhores estratégias para garantir que seu negócio seja um sucesso.

Exigências legais

Assim como qualquer empreendimento e negócio, há uma série de exigências legais que precisam ser observadas para abrir uma clínica médica. Segundo o Sebrae, as especificações são : 

  1. Registros junto à Secretaria de Receita Federal, para obtenção do CNPJ;
  2. Registros na Junta Comercial;
  3. Registros junto a Receita estadual, para obtenção da inscrição estadual;
  4. Registros junto a Prefeitura para obtenção do alvará de localização e de licença sanitária;
  5. Registros na Secretaria Estadual da Fazenda;
  6. Enquadramento na entidade sindical patronal em que a empresa se encaixa, optativo após a reforma trabalhista.;
  7. Cadastro na Caixa Econômica Federal (CEF) no sistema Conectividade Social;
  8. Autorização do Corpo de Bombeiros (CBM);
  9. Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVC), do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa);
  10. Obtenção do alvará ou licença de funcionamento – adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal, a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância de Saúde, estadual e municipal, fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (quando for o caso).

Além das especificações listadas acima, também é necessário pesquisar se a Lei de Zoneamento permite a instalação do negócio no local desejado. Essa etapa pode ser consultada na Prefeitura da cidade ou na Administração Regional.

Gastos iniciais para abrir uma clínica médica

como abrir uma clínica médica

Essa é uma etapa muito importante no planejamento: estimar um gasto para a abertura da clínica. No entanto, essa etapa vai depender diretamente do tipo de clínica que você pretende abrir. 

As clínicas de diagnóstico tendem a gastar mais no início, justamente pelo tipo de equipamento necessário que tendem a ser mais caros. Uma clínica popular, por sua vez, já demanda um valor menor para a abertura por necessitar de equipamentos mais simples.

Em termos gerais, uma clínica precisa de alguns itens indispensáveis, como:

  • Móveis hospitalares (macas, camas, cadeiras de rodas, etc)
  • Mobília (mesas de escritório, balcão e poltronas para recepção)
  • Tecnologia (computadores, impressoras, scanners, softwares de gestão)
  • Itens médicos (estetoscópio, oxímetro, aparelho de pressão, lanterna clínica e afins)

Outra questão importante quando falamos sobre gastos iniciais são os gastos fixos. Portanto, se atente também às contas de água, luz, telefone, assinatura de TV, internet, impostos, materiais de escritório, contabilidade, aluguel e aos salários dos funcionários, que falaremos mais adiante.

Colaboradores para a clínica médica

No seu planejamento, também é importante estimar quantos funcionários serão necessários para o bom funcionamento da sua clínica. Isso também vai depender do tipo e tamanho da clínica. 

Para clínicas menores e especializadas, o ideal é ter pelo menos uma secretária ou recepcionista que ajude na agenda do dia-a-dia. Essa é uma profissional essencial para que os atendimentos ocorram tranquilamente e nos horários previstos. 

Para clínicas maiores, contratar um ou mais profissionais de enfermagem para auxiliar na triagem de casos,  definir a prioridade no atendimento e passar orientações antes e depois de exames, por exemplo, é uma boa pedida.

No entanto, como dito anteriormente, essa etapa vai depender muito do tipo de clínica que você pretende abrir. 

Prospecção de pacientes

Conseguir e fidelizar os clientes pode parecer uma etapa bastante simples para alguns médicos. Contudo, é importante sempre aprimorar as formas de garantir que o seu paciente esteja sempre satisfeito com o seu atendimento. Isso pode gerar o que nós chamamos de marketing de indicação, uma das formas mais simples de conseguir novos clientes.

Não se esqueça que o paciente mudou. Afinal, hoje em dia as pessoas priorizam muito mais um atendimento de qualidade do que o preço baixo, sobretudo quando o assunto é saúde.

Mas além da indicação, clínicas e consultórios médicos podem e devem investir em marketing. Afinal, utilizar as redes sociais, como Instagram e Facebook, é uma ótima estratégia para atrair pacientes.

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Como manter o meu negócio

Agora que você já sabe como abrir e como deixar a clínica pronta para atender, é importante também saber como manter o negócio saudável. Para isso, é necessário se ater aos principais indicadores de desenvolvimento para clínicas médicas. 

Entre esses indicadores estão:

  • Agendamentos e cancelamentos
  • Ticket médio
  • Novos pacientes
  • Retenção de pacientes
  • Faturamento
  • Inadimplência
  • Taxa de ocupação

Cada um desses indicadores podem te indicar alguma melhoria a ser feita, ou algum processo a ser mudado. O fundamental é sempre acompanhá-los de perto para perceber como o seu negócio está.

Lembre-se que, assim como dizia Peter Drucker,  aquilo que pode ser medido pode ser melhorado. Portanto, atente-se aos números e aos processos. 

Para ver cada um desses indicadores, basta acessar ‘Indicadores para clínicas: como você analisa a sua gestão?’.

Não deixe de se modernizar!

Hoje em dia, o mercado oferece diversas soluções para te ajudar em cada um desses processos. Se a tecnologia ainda não faz parte do seu dia a dia, é necessário reconsiderar. Afinal, se os pacientes se modernizaram, as clínicas também precisam seguir os mesmos passos para agradar ao paciente do século XXI.

Investir em um software de gestão para o seu consultório pode ser o trunfo de modernidade que seu negócio precisa. O Doctor Max é um sistema completamente desenhado para as necessidades de clínicas e consultórios médicos. 

Com ele, observar a gestão do seu negócio ficou ainda mais fácil. Com financeiro completo, agenda, cadastro de pacientes, prontuário eletrônico, teleconsulta, prescrições digitais e muito mais, você tem acesso a tudo que precisa saber do seu consultório na palma da sua mão.

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Agradecemos a sua leitura e até a próxima.