Falar de convênios médicos pode ser um assunto um tanto polêmico no meio da saúde. Afinal, as opiniões divergem muito quando o assunto é atender por planos de saúde ou não.
Do lado de quem defende atender por esse meio, algumas vantagens, como a agenda cheia, sempre são levantados. Já quem prefere atender apenas pacientes particulares reclama de experiências ruins com operadoras dos planos, além de outros aspectos como a baixa remuneração.
Se você chegou aqui e quer saber se vale a pena atender por planos de saúde, continue nesse post. Aqui veremos as principais vantagens e desvantagens dos convênios médicos para clínicas e consultórios.
Vamos lá?
Quais as principais vantagens de atender por planos de saúde?
Sem mais delongas, podemos já começar com as principais vantagens de atender por planos de saúde. Listamos abaixo 4 benefícios que são considerados os mais relevantes.
Esses são aumento no número de pacientes e atendimentos, visibilidade, maior fluxo de caixa e agenda cheia.
Vejamos cada um desses tópicos agora.
Aumento no número de pacientes e atendimentos
Segundo a Agência Nacional de Saúde Complementar, o Brasil tem mais de 47 milhões de beneficiários de planos privados. Se levarmos em consideração que o país tem cerca de 200 milhões de habitantes, isso corresponde a 23,5% da população total do Brasil.
E, obviamente, esse saldo acaba sendo positivo na hora de se credenciar a um plano de saúde. Afinal, é um número considerável de novos pacientes que você poderá começar a atender.
Tudo isso faz com que sua clínica ou consultório tenha mais pacientes, e por consequência, aumente o número de atendimentos. E isso pode resultar em um maior fluxo de caixa, e até mesmo, maior lucro para a sua empresa. O que nos leva ao nosso próximo tópico.
Maior fluxo de caixa
Mais atendimentos influenciam diretamente no fluxo de caixa que tende a aumentar com o atendimento a planos de saúde. E ter um fluxo de caixa bem planejado e em constante crescimento é muito importante para as empresas.
Dessa forma, o gestor terá uma visão mais ampla da situação da empresa no presente, e poderá planejar ações para o futuro.
Vale ressaltar que o fluxo de caixa é algo que deve ser acompanhado de perto e com frequência. Dessa forma é possível identificar possíveis problemas e mitigar riscos para a sua empresa.
Visibilidade
Essa talvez seja uma das maiores vantagens de atender por planos de saúde: a visibilidade. Depois de credenciado, os beneficiários conseguem procurar por especialidades de forma mais rápida e simples pelo próprio sistema da operadora.
Dessa forma, um paciente consegue encontrar o seu serviço sem você precisar, necessariamente, fazer muito esforço. E isso aumenta a visibilidade da sua clínica ou consultório.
Vale ressaltar que muitos pacientes escolhem os médicos pelo sistema da operadora do plano de saúde. Por esse meio, eles priorizam três itens: localização, facilidade de contato e horário de atendimento.
Agenda cheia
Esse tópico é uma consequência do aumento do número de pacientes e também da maior visibilidade do consultório ou clínica médica. Por isso, há uma tendência a sempre ter a agenda cheia e os horários de atendimento mais concorridos.
E as desvantagens de atender por planos de saúde?
Se você foi convencido a optar por atender por planos de saúde lendo os pontos acima, está na hora de pesar os contras dos convênios. Entre as principais estão o aumento da carga de trabalho, a baixa remuneração e a burocracia das operadoras.
Vamos a cada uma delas abaixo.
Aumento da carga de trabalho
Apesar de muitos considerarem o aumento de trabalho um bom sinal, essa pode ser uma desvantagem se levarmos em conta questões como saúde física e mental.
Por atender mais pacientes durante o dia, o estresse e o cansaço podem surgir como reflexo desse aumento da carga de trabalho. Tudo isso pode comprometer a saúde do médico, assim como da equipe da clínica ou consultório.
Portanto, é importante pontuar se essa atender por planos de saúde vale a pena quando o quesito é tranquilidade nos atendimentos e no dia a dia da clínica.
Baixa remuneração
Essa provavelmente é a maior desvantagem quando falamos de convênios médicos. Uma das principais reclamações é a baixa remuneração oferecida pelas operadoras aos médicos, seja pela consulta ou exame.
Muitas vezes, o valor oferecido é muito baixo, o que acaba afastando as clínicas e consultórios desse tipo de atendimento. É claro que pesquisar uma operadora que pratique valores justos é possível, e pode ser um caminho para quem quer optar por atender por planos de saúde.
No entanto, é preciso colocar na balança se isso pode ajudar ou prejudicar a sua gestão financeira no curto, médio e longo prazo. Não se esqueça que planejamento é tudo para um negócio de sucesso.
Burocracia
Depois da questão da remuneração, a burocracia é que envolve o credenciamento na operadora de saúde, e também de cada atendimento realizado.
Para o credenciamento, é necessário uma longa lista de documentação pessoal (RG, CPF, diplomas, CRM, currículo e afins) e do espaço físico (alvará de funcionamento, alvará da vigilância sanitária, etc).
Tudo isso sem contar com a papelada após o atendimento a alguma paciente. Além disso, alguns convênios pedem comprovações para tratamentos, e até mesmo podem realizar perícias para realizar o pagamento após realizado o atendimento.
Dessa forma, as operadoras acabam afastando médicos e clínicas dos convênios e planos de saúde.
Afinal, vale a pena ou não atender por planos de saúde?
Com base em tudo que vimos por aqui, é impossível responder se vale a pena ou não atender por planos de saúde. Tudo isso vai depender do momento em que você e o seu negócio se encontram, além de questões financeiras.
Por isso, o ideal é colocar tudo na ponta do lápis para saber se aceitar convênios médicos na sua clínica ou consultório pode ser vantajoso para você. E para fazer esse diagnóstico, você pode contar com o Doctor Max!
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Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado!
Agradecemos a sua leitura e até a próxima!