Desde a popularização dos computadores, estamos vivendo uma constante revolução na forma como vivemos, e essa transformação faz parte também da organização de uma clínica ou consultório médico.
Hoje, temos ferramentas que fazem a diferença e são muito úteis para ter uma gestão médica mais eficiente, fazer um atendimento mais humano e oferecer um tratamento mais preciso.
Uma das maiores transformações para um consultório médico veio com o desenvolvimento de softwares de gestão médica e, dentro desse sistema, uma das ferramentas que fazem muita diferença é o prontuário eletrônico do paciente.
Também conhecido como PEP, esse prontuário digital representa, em primeiro lugar, uma migração do prontuário tradicional para o eletrônico. No entanto, ele vai muito além disso!
O prontuário eletrônico do paciente possui várias vantagens para os profissionais da saúde, para a gestão da clínica médica e até para o paciente.
O que é o prontuário eletrônico?
Praticamente todo profissional da saúde ou gestor de clínicas médicas sabe o que é um prontuário, certo? É basicamente o conjunto de documentos que registra o histórico de consultas, atendimentos, tratamentos, exames e outros detalhes do cuidado da saúde do paciente no seu consultório médico.
Esse prontuário tradicional já era essencial para a prática de qualquer clínica ou consultório médico, por mostrar esse histórico e ajudar o médico a planejar os próximos passos na hora de cuidar do paciente.
Com a evolução dos computadores, esse documento se transformou. Ao ser “transplantado” para o mundo digital, o prontuário manteve todas essas características e foi mais longe.
O prontuário eletrônico, então, é o conjunto digital de documentos que mostram o histórico de saúde do paciente de forma organizada, disponível em qualquer dispositivo digital do médico e ainda integrada aos demais processos da gestão médica.
Vantagens do prontuário digital
O prontuário eletrônico é um salto na direção de uma clínica mais eficiente! Mas, afinal, por que ele é assim tão vantajoso?
Separamos 5 vantagens para você ver como o prontuário eletrônico pode transformar sua clínica médica. Confira:
1. Acesso facilitado às informações do paciente
A principal transformação do prontuário eletrônico foi facilitar o trabalho do médico na hora de acessar as informações de seu paciente.
Ao invés de ter de procurar informações arquivadas no meio de uma pilha de papéis, nem sempre muito bem organizados, você consegue ter acesso a elas muito rapidamente, utilizando um celular, tablet ou computador.
Isso porque no prontuário eletrônico as informações ficam organizadas de uma maneira muito acessível, além de estarem todas centralizadas no mesmo lugar!
Essa vantagem agiliza e melhora a qualidade do atendimento, facilitando o trabalho do médico e aumentando a satisfação do paciente. E mais: a gestão da clínica também fica muito mais ágil!
2. Mais espaço na sua clínica médica
Ao usar o prontuário eletrônico, além da agilidade, sua gestão médica ganha com mais espaço físico!
O prontuário tradicional em papel requer muito espaço físico para ser armazenado, afinal, esses documentos precisam ser preservados por muito tempo – 20 anos, segundo o parecer CREMEC nº 14/2007.
Já pensou o tanto de espaço que você precisa separar para guardar 20 anos de documentos em seu consultório médico? É um absurdo! Todo esse espaço pode ser melhor aproveitado para as ações da sua clínica – ou, você pode escolher um lugar menor e pagar menos aluguel.
Para isso, só é preciso ter um prontuário eletrônico – melhor ainda se for disponível na nuvem, aí sua clínica não precisa nem de um servidor digital, que ocupa espaço e gasta bastante energia.
3. Acesso às informações onde quer que você esteja
O prontuário digital dispensou a necessidade de ir até a clínica para ter as informações do seu paciente. Agora você pode acessá-las até em casa, se precisar lidar com uma emergência, atender através da teleconsulta ou mesmo se preparar para um atendimento mais tarde.
Para isso, o prontuário precisa estar 100% online. Assim, ele pode ser acessado em qualquer dispositivo digital, exigindo apenas uma senha do médico.
4. Integração com a gestão médica
O prontuário eletrônico permite também que as informações do paciente sejam integradas à gestão médica e a outras ferramentas de cuidado da saúde.
Uma medicina mais integrada torna todo o trabalho mais eficiente, diminui o tempo perdido na gestão do consultório e ainda fideliza mais pacientes.
Essas ferramentas incluem a prescrição digital, a teleconsulta, a agenda médica inteligente e muito mais!
5. Possibilidade de uma medicina do futuro
É difícil saber exatamente qual tratamento dar a um paciente se ele já fez muitas outras consultas com médicos diferentes, não é? Certamente você já pensou em como seria útil poder dar uma olhada nos outros prontuários que esse paciente tem em clínicas que não são a sua.
A utilização de prontuários eletrônicos criou essa possibilidade que antes poderia ser apenas sonhada: a integração de todo atendimento de saúde de um paciente.
Essa ideia ainda está bastante incipiente, sendo lentamente implantada em alguns lugares. Mas ela só é possível porque os prontuário são digitais! Esse pode ser o grande passo da medicina do futuro!
Conclusão
Como você pôde ver, o prontuário eletrônico é repleto de vantagens para o cuidado com a saúde e também para a gestão de uma clínica ou consultório médico.
Se ficou interessado, você pode saber ainda mais no nosso guia prático, é só clicar aqui embaixo: